Tipos de caixa d’água

Uma caixa d’água é um recipiente feito para armazenar água para o consumo de uma residência ou indústria. 

Ela é geralmente instalada em bases de concreto para caixa d’água ou entre o forro e o telhado com vigas de proteção. 

Como atendem diversos tipos de necessidades, elas também possuem vários tipos. 

E é sobre eles que vamos falar no post de hoje. 

Quais são os tipos de caixa d’água?

Os tipos de caixa d’água mais vendidos no Brasil são os 3 que vamos listar abaixo.

Caixa d’água de aço inoxidável: o aço inoxidável é um tipo de aço resistente à corrosão e seus modelos disponíveis para venda possuem um excelente sistema de vedação. Elas geralmente são feitas com aço inoxidável 304 ou 316, que são os tipos mais comuns de aço inoxidável usados na fabricação de caixas d’água. 

O Aço inoxidável é uma liga de aço composta principalmente de ferro, com adição de cromo e níquel. Essa composição faz o material ser resistente à corrosão, à tração e ainda à oxidação.

Costuma ser mais caro, mas são mais duráveis e resistentes ao calor e frio. Além de serem consideradas as caixas d’água mais elegantes do segmento.

Caixa d’água de polietileno: são feitas de polietileno de alta densidade, são leves e resistentes a impactos e corrosão, além de possuir uma boa resistência aos raios UV. E são as mais comuns, que vemos muito nas residências e zonas rurais. Elas tem uma vida útil de 30 anos e por isso conquistaram as famílias brasileiras.

O polietileno é um tipo de plástico termoendurecível e é um dos plásticos mais comuns e amplamente utilizado no mundo.

E existem vários tipos de polietileno para outras variadas funções como a criação de embalagens, tubulações, componentes eletrônicos, brinquedos e afins.

Caixa d’água de poliéster reforçado com fibra de vidro: é um tipo de caixa d’água que é fabricado a partir de um material composto de poliéster e fibra de vidro. O poliéster é resistente a impactos e corrosão, enquanto a fibra de vidro é um material resistente e leve. Quando combinados formam um material híbrido de altíssima qualidade.

As caixas d’água de poliéster reforçado com fibra de vidro são fabricadas através de 

um processo chamado de rotomoldagem, onde o material é moldado em forma de uma caixa. Esse processo garante que a caixa d’água seja homogênea, sem juntas ou costuras, o que exponencializa a sua resistência mecânica.

Bases para caixa d’água

Outros tipos de caixa d’água:

Caixa d’água feita de fibra de vidro: As caixas d’água de fibra de vidro são um tipo de caixa d’água que é fabricada a partir de fibra de vidro, um material composto de filamentos de vidro combinados com resina.

Sua fabricação é feita através de um processo de laminação, onde as fibras de vidro são impregnadas com resina e depois esticadas e moldadas sobre uma forma, para se formar a caixa d’água.

As caixas d’água de fibra de vidro são leves, resistentes e possuem boa resistência à corrosão, além de possuir boa resistência ao calor e ao frio e apesar de serem mais baratas que as outras, não costumam ser tão duráveis.

Caixa d’água feita de concreto: feita da combinação de cimento, areia e aditivos, a caixa d’água de concreto é moldada em uma fôrma e depois utilizada para reservar água abaixo ou no nível do solo justamente por serem bem mais pesadas e bastante resistentes. 

Elas, porém, precisam de cuidados constantes com limpeza e impermeabilização para evitar infiltrações, vazamentos e contaminação da água.

Outras Publicações

×