Tipos de construções de casa

Conheça agora os tipos de construções de casa para você se inspirar e deixar o seu lar aconchegante, lindo e perfeito para a sua família!

Depois de adquirir um lote, nada melhor que planejar a obra da sua casa, não é mesmo? No entanto, existem atualmente várias formas de edificar uma residência.

Pensando em ajudar os nossos leitores a tirar dúvidas sobre o assunto, elaboramos um post completo sobre o tema. Confira e tenha uma ótima leitura!

Afinal, quais os tipos de construções de casa de temos no país?

De antemão, saiba que por mais que haja diversos tipos de construções de casa você deve sempre optar por aquele que melhor atenda às suas necessidades e demandas da sua família.

Sem mais delongas, veja abaixo as formas de construir casas mais comuns no país. Acompanhe: 

Apartamentos 

Antes de mais nada, essa sugestão é ideal para os solteiros ou para casais que estão começando a vida a dois agora.

Afinal, apartamentos (principalmente em grandes cidades) costumam ser pequenos. Assim sendo, essa á uma ótima opção para quem ainda tem pouca grana para comprar um lote em um bairro ou condomínio fechado.

Casas com bloco de concreto

Diferentemente da construção de alvenaria comum (com pilares, vigas e tijolos), as casas com bloco de concreto unem as paredes com este material.

Nesse sentido, trata-se de uma obra mais rápida, com menos entulho, de fácil execução e também com menos gastos.

No entanto, vale a pena salientar, que esse tipo de construção exige mão de obra especializada. Afinal, as instalações e toda a obra em si, não poderá sofrer modificações após a sua finalização.

Casa com paredes de concreto pré-moldadas

Além disso, outra modalidade de construção de casa são os modelos pré-moldados. Tais residências já saem das fábricas com a estrutura pronta.

Desse modo, ao chegar no canteiro de obras, basta realizar a união dos moldes e pronto! A sua casa já está praticamente disponível para a mudança.

Salientamos que tal obra pode ser um pouquinho mais cara que as outras dicas, por isso, é bom fazer mais de dois orçamentos antes de fechar um contrato, combinado?

Steel Frame

Primeiramente, saiba que esse é um dos tipos de construções de casa que mais crescem no país nos últimos anos.

Nessa modalidade de obra, são usados drywall ou placas de cimento para vedar a estrutura de aço galvanizado.

Dessa forma, trata-se de um dos tipos de construção a seco mais famosas e procuradas nos últimos tempos no Brasil.

Wood Frame

Sob o mesmo ponto de vista, outra modalidade parecida com a Steel Frame é a Wood Frame. No entanto, ao invés da estrutura em aço, neste caso, temos um “esqueleto” da casa feito de madeira.

Assim sendo, podemos afirmar que é um tipo de construção bastante rápida, ecologicamente sustentável (usa-se madeira de reflorestamento) e com ótimo desempenho térmico.

Porém, é imprescindível contar com uma mão de obra especializada e experiente para essa obra. Afinal, a impermeabilização é fundamental para a segurança da estrutura.

Novidade que ganhou espaço no Brasil: Container

Por fim, uma novidade que pode te ajudar a economizar muito na hora de ter um lar, é o container.

Atualmente, esse tipo de moradia pode ter custos cerca de 30% menores que as outras modalidades de casas que citamos acima.

Nesse sentido, ele pode ser pequeno (ideal para casais sem filhos), médios ou até maiores. Desse modo, tudo vai variar de acordo com o seu sonho e necessidade.

Todavia, além de precisar de um lote para inserir o seu container casa, você deve levar outros pontos em consideração, dentre eles:

  • Antes de mais nada, certifique-se de que se trata de um local seguro e que não houve transporte de materiais tóxicos ou lixo radioativo no container, por exemplo;
  • Bem como, conte com mão de obra técnica e altamente capacitada para conferir se não há riscos, ferrugens e outros danos no local, antes de iniciar o projeto.

O que devo levar em consideração na hora de construir a minha casa?

Por último, antes de iniciar a obra e o projeto da sua casa, leve alguns pontos importantes em consideração, tais como:

Pense a médio e longo prazo

Avalie se você (e o(a) cônjuge) pretendem aumentar a família, ter animais de estimação ou se sonham em ter uma piscina, por exemplo.

Esse tipo de planejamento vai te auxiliar a elaborar com um engenheiro um projeto perfeito a médio e longo prazo.

Bem como, avalie com cautela a quantidade ideal de cômodos para vocês. Pense se vocês precisarão de escritório, home office, etc.

Invista em uma área de lazer (ainda que pequena)

Ademais, vale a pena investir em uma churrasqueira pré-moldada e até mesmo em uma pequena área gourmet. Isso faz toda a diferença no dia a dia da família.

Hoje você viu os principais tipos de construções de casa. Navegue no nosso blog e veja mais temas interessantes sobre obras e decoração.

 

Outras Publicações

×