Tipos de Estrutura Pré-Moldadas de Concreto

Quando se trata de construção e estruturação de ambientes, estruturas pré-moldadas de concreto poder fazer uma grande diferença.

Isso porque tudo o que esperamos é obter a melhor relação custo-benefício possível. Para que isso ocorra, no entanto, é preciso que diversos requisitos sejam atendidos. 

Assim você verá nesse artigo como as estruturas pré-moldadas de concreto podem ser benéficas para sua obra. Isso porque elas podem estar presentes em várias fases de uma construção. 

estruturas pré-moldadas

Benefícios das estruturas pré-moldadas de concreto

A presença desse tipo de estrutura em uma construção tende a contribuir para o bom andamento da construção. Assim, alguns dos benefícios mais claros da utilização delas são:

  • Economia;
  • Durabilidade;
  • Praticidade;
  • Segurança.

Assim, primeiramente é preciso entender que há uma grande economia no uso desse tipo de produto. Isso porque você economiza tempo, mão de obra e diversos outros gastos que teria normalmente.

Em segundo lugar, o material utilizado é robusto, resistente, com grande aderência a revestimentos e dotados de grande durabilidade. Tudo isso faz com que o investimento tenha um retorno garantido. 

Em terceiro lugar, as estruturas pré-moldadas de concreto são práticas e adaptáveis às necessidades do cliente. Ou seja, podem ser utilizadas de maneira eficiente em diversas situações. 

Por fim, em quarto lugar, são produtos de um rigoroso processo de fabricação, que envolve controle de qualidade e padronização, que estão sujeitos à regulamentação e certificação por parte do mercado.

Por essas razões a indústria de estruturas pré-moldadas não para de crescer e atender a uma demanda vertical. Apesar disso, muitos ainda desconhecem os diversos benefícios desse tipo de produto. 

A maioria das pessoas, inclusive, não tem noção da diversidade de produtos fornecidos pela indústria de pré-moldados. Por isso mesmo, saber como ela funciona pode ser um ponto muito relevante.

Isso porque esse tipo de estrutura pode atender clientes nos meios urbano e rural. Além disso, fornece soluções para empresas, propriedades rurais, construções, condomínios e residências.

Assim, avaliar todas as demandas estruturais, operacionais e até de lazer é bastante importante. Isso porque os pré-moldados tem como uma de suas principais características a versatilidade do uso. 

Assim, com economia de custo, agilidade na construção, prazos curtos, praticidade, durabilidade, resistência e segurança, as estruturas pré-moldadas de concreto merecem mais atenção. 

Estruturas pré-moldadas de concreto para construção

Sem dúvida alguma, a construção é o setor que mais se beneficia das estruturas pré-moldadas de concreto. Isso porque elas são práticas, podem ser utilizadas em várias fases e são baratas. 

Então, algumas das estruturas disponíveis são:

Blocos de concreto 

Cumprem a mesma função dos tijolos, sendo sua aplicação dar sustentação a paredes e muros. Devido à sua robustez, resistência, baixo desperdício são hoje os mais usados nas construções.

Além disso, a estrutura com que são feitos propicia maior agilidade à execução de projetos. Tudo isso pode ser extremamente útil em pequenas ou grandes obras. 

Telhas de concreto 

Adaptam-se bem a qualquer projeto arquitetônico, podendo ser entregues em diversas cores. Além disso, contam resistência à ação do sol, do vento e da chuva, oferecendo maior durabilidade.

Estacas de fundação

É o material usado para sustentar toda a estrutura da construção, instaladas por meio de um processo de prensagem ou vibração. Ao contrário das estacas feitas in loco, não têm fissuras. 

Lajes de concreto 

É uma opção elegante, resistente, customizável e fácil de executar. Além disso, possibilitam um acabamento mais bem-feito e que tende a ficar muito mais bonito no ambiente. 

Bases de concreto para caixa d´água 

Estão substituindo a famosa caixa d´água no telhado, otimizando espaço e reduzindo a carga sobre a laje. Além disso, o concreto é mais resistente que as bases feitas com madeira. 

Estruturas operacionais

As estruturas pré-moldadas de concreto também se aplicam a dar sustentação à operacionalização do dia a dia das pessoas. Assim elas estão presentes em diversos produtos conhecidos do dia a dia. 

Postes padrão de concreto 

São utilizados para dar sustentação a redes elétricas públicas e locais, sustentação de antenas e suporte a cercas de proteção de propriedade. Assim tendem a ser utilizados largamente nos dias atuais. 

Tubos e manilhas de concreto 

Material largamente utilizado em sistemas de água e esgoto. São produzidos em diversos moldes para atender aos sistemas de águas residenciais e públicos, tratamento de esgoto e dejetos industrial.

 Materiais para fazendas 

O setor rural se utiliza vastamente das estruturas pré-moldadas, criadas para oferecer estrutura e facilitar a operacionalização da atividade econômica, principalmente em fazendas de pecuária. 

Entre as estruturas fornecidas estão os mata-burros, cochos para confinamento, currais inteligentes, estacas para cerca, bebedouros e cochos para sal. Todos extremamente úteis em várias situações.

Nesse caso, a economia, durabilidade e agilidade na instalação ganham ainda mais destaque. Assim, é possível encontrar pré-moldados atendendo diversas necessidades da atividade rural. 

Acabamento

Você pode até nunca ter ouvido falar em pisos intertravados, mas certamente já os viu muitas vezes. Eles estão em calçadas, praças, garagens, estacionamentos, ciclovias e diversos ambientes.

Além da durabilidade e resistência, são projetados para facilitar a drenagem de água. Assim, evita-se a impermeabilização do solo, que pode vir a ocasionar enchentes, dependendo do fluxo de chuva. 

Por fim, esse tipo de piso também é antiderrapante, o que lhe confere a segurança como atributo de utilidade. Além disso eles são bastante bonitos e podem ajudar a deixar o ambiente mais agradável. 

Estruturas pré-moldadas

Imagine você conceber um projeto estrutural e poder contar com um parceiro que fabrique todos os elementos dessa estrutura e já entregue todos eles prontos, padronizados, para serem montados.

Essas são as estruturas pré-moldadas. O fabricante entrega prontas vigas, lajes, pilares e outros itens ao consumidor que, apenas nesse processo, já economiza muito em tempo e custo com mão de obra. 

Assim, as estruturas são produzidas em fábricas especializadas, sob rígido controle de qualidade. Desse modo é possível economizar tempo, material, mão de obra e custo com limpeza dos canteiros.

Lazer

 As estruturas pré-moldadas estão presentes também no lazer da família. Um exemplo bem conhecido são as churrasqueiras pré-moldadas de concreto. 

Esse tipo de produto é prático, fácil de montar, customizável e permite mudanças no ambiente. Sem contar que permitem que você escolha o revestimento e as deixe exatamente do seu jeito. 

Conclusão

As estruturas pré-moldadas de concreto estão presentes no dia a dia do brasileiro. Apesar de muita gente ainda desconhecer seus benefícios, a verdade é que elas ganham cada vez mais espaço.

Assim, tanto em obras rurais como nas áreas urbanas, a utilização delas é primordial. Da mesma maneira, estão presentes em estruturas operacionais, acabamento e até mesmo no lazer.

Trazendo ótimos benefícios, elas podem ajudar a dar mais agilidade e resultar em uma boa economia. Além disso, trata-se de produtos duráveis, com ótima resistência à ação do tempo. 

Você gostou matéria sobre estruturas pré-moldadas de concreto? Para ler mais artigos como esse, ative as notificações do nosso site e fique por dentro de tudo do universo da construção e das reformas!

Outras Publicações

×