Tipos de luminária para banheiro

Você sabe qual o primeiro passo para acertar na iluminação do seu banheiro? Pensar bem no tipo de luminárias e lâmpadas que serão instaladas no ambiente.

Detalhes como a temperatura da cor, posicionamento das fontes de luz, materiais e tipos de luminárias devem ser discutidos antes, na elaboração do projeto, pois influenciam nas sensações de conforto e nas funcionalidades do ambiente.

 

Quais são os tipos de luminária para banheiro?

 

  1. Plafon
  2. Arandelas
  3. Luminárias de LED
  4. Claraboia

 

Plafon

Plafon é um tipo de luminária de centro que pode ser encaixada ou sobreposta no teto.

Ela pode ser encontrada nos estilos sobreposta ou embutida, com LED ou lâmpadas de luz branca e incandescentes e também nos formatos redondo e quadrado.

As luminárias plafon de embutir ficam na linha do teto encaixadas no gesso, já as luminárias plafon sobrepostas, também são encaixadas no gesso mas elas ficam levemente elevadas.

Esse tipo de luminária pode iluminar o ambiente de forma direta ou indireta. De forma indireta com o seu estilo sobreposto, ela direciona a luz para o teto e de forma direta, ela espalha a luz pelo ambiente.

Luminária de LED

Assim como as arandelas, as luminárias de LED podem ser usadas para dar luz direcionada em espelhos.

Instalar fita LED atrás do espelho ajuda a distribuir a luz de maneira mais difusa e evita a criação de sombras indesejáveis no rosto. É uma alternativa perfeita para quem deseja uma iluminação mais clara e precisa na hora de aplicar maquiagem, por exemplo.

Além dos benefícios clássicos das lâmpadas de LED (longa duração e baixa produção de calor), elas se fazem um tipo de lâmpada e assim podem ser usadas em qualquer uma das outras luminárias destacadas e não somente em um tipo específico de luminária.

Entre seus modelos, estão: fita LED RGB, fita LED Branca Quente e Branca Fria, fita LED flexível, etc.

 

Arandelas

Arandelas são pequenas luminárias fixadas nas paredes que servem para gerar iluminação direta a cantos específicos do ambiente.

Em banheiros, elas servem para iluminar os espaços dos espelhos e chuveiros.

O ideal é que as arandelas sejam instaladas uma de cada lado do espelho do banheiro para não criar sombras no rosto durante a higiene e cuidados pessoais.

As arandelas podem também ser incríveis itens decorativos, pois costumam ser fabricadas nos mais variados materiais e designs.

 

Clarabóias

Para designs mais modernos e até mesmo em projetos que apostam na entrada de muita luz natural em janelas e portas.

Em alguns projetos onde o espaço é pequeno, a claraboia substitui as janelas.

O que é importante para optar por essa iluminação é a escolha do material correto, a vedação e o uso de luzes de apoio para que em dias nublados e noites, o ambiente não fique na completa escuridão.

 

Temperatura de cor

Seja através das luminárias citadas acima ou de outros tipos, como pendentes, plafons, spots de luz e lustres, a lâmpada de cor branca deve ser a fonte de luz predominante em um banheiro. Já a luz amarela, que é aconchegante e quente, fica adequada para pontos específicos de detalhes, decoração e funcionalidade.

 

Outras Publicações

×