Vale a pena construir galpão pequeno?

Caso queira, você pode ouvir nosso texto, clicando abaixo:

Construir um galpão pequeno pode ser, sim, uma boa opção. Mas isso depende de vários fatores.

É para uma empresa que trabalha em que área? É para a zona rural? Qual a finalidade do galpão? Qual o orçamento?

Vamos explicar alguns pontos importantes para te ajudar a tomar essa importante decisão.

 

Pense bem antes de construir um galpão pequeno

Um galpão nada mais é do que um local construído para comportar materiais, equipamentos entre inúmeras outras coisas. 

Mas vários são os percalços de quem está pretendendo construir um galpão, principalmente se levar em consideração quanto o empreendedor tem para investir.

Então, pensando em te ajudar, destacamos aqui alguns pontos para você refletir antes de fazer essa escolha. 

 

O que levar em consideração na hora de construir?

Na hora de construir um galpão, o dono pode optar por instalar recursos exclusivos e estratégicos. Prateleiras feitas sob demanda para colocar a mercadoria, plataforma para carga e descarga.

Além de espaço bem planejado para a circulação de frota, instalações das mais variadas espécies, escritório para a ala administrativa, entre muitas outras coisas.

Como você pôde reparar nessa pequena lista, são muitas coisas para se levar em consideração, mas tudo isso requer espaço.

Por um lado, temos “Antônio”, dono de um pequeno mercado local que está em crescimento. Nesse cenário hipotético, ele alugou um galpão de médio porte há alguns meses, mas logo viu que ele já não tinha espaço o suficiente.

Antônio está pensando que passou da hora de construir o seu próprio galpão, mas está ponderando se poderá custear a construção, ou se vale a pena alugar um maior, até ter certeza do que quer.

Ora, se um galpão de médio porte já não comporta e nem atende sua necessidade, não faria sentido para ele construir um galpão pequeno, certo?

Mas vamos imaginar outra situação, a de Maria. Ela é uma pequena produtora rural, onde ela vive e trabalha não tem galpão disponível. Sua produção é realmente limitada, e não há necessidade de tanto espaço assim.

Ela tem o dinheiro para investir na construção do galpão e está disposta a arcar com os custos. Você entende como isso varia muito de situação para situação?

Então, antes de pensar que “ah, vou construir um grande, porque eventualmente a produção aumentará”, coloque na ponta do lápis os gastos antes, durante e depois da construção.

Além disso, é bom considerar o intervalo de tempo que você realmente precisará de mais espaço, para não se precipitar.

 

Então, compensa alugar um galpão?

Aqui a resposta também vai depender. Pois, toda vez que se troca de galpão, tem que levar em consideração a logística de mover todo o material, produtos e equipamentos do local.

Tem a situação do contrato de aluguel. Geralmente, o contrato tem longa duração, o que não pode ser tão confortável para você. 

No entanto, se lhe falta recursos para construir um galpão, e ainda não sabe se compensa ou não fazer o investimento nesse momento, o aluguel pode ser uma ótima saída.

Conversar com o dono do galpão e deixar todas suas obrigações e deveres de ambos os lados por escrito, é a melhor solução. Nada melhor que uma boa conversa para definir o que é o melhor para seu negócio.

 

E sobre comprar um galpão pronto?

Essa é uma outra alternativa viável. Na urgência por um local definitivo, para não ficar a mercê de aluguel, comprar um galpão pronto pode ser uma ótima solução.

Hoje em dia os galpões são construídos para atender praticamente todas as necessidades, são bem flexíveis. 

O que pode ser difícil é encontrar um que seja perfeito para sua necessidade, e isso é um desafio, a depender da localidade.

Na zona rural o desafio pode ser ainda maior devido a falta de galpões disponíveis. Mas se for viável para você, considere comprar um galpão já pronto.

 

Considerações finais

Na verdade, a única pessoa que pode definir se construir um galpão pequeno vale a pena ou não, é você.

Pensar na compra do terreno, no material de construção, nos trabalhadores que terá que contratar pode até dar uma leve preocupação. 

Todavia, se essa for uma solução viável para o seu empreendimento, não existe em começar o seu galpão, seja ele pequeno, médio ou grande.

 

Conte conosco na hora de fazer o orçamento na construção do seu galpão. Entre em contato conosco através do chat disposto no site. Nós do Grupo Concrenorte estamos à disposição!

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte

×