A importância do uso correto dos cochos

Os cochos são estruturas necessárias para a alimentação de animais em propriedades rurais, permitindo que os animais tenham acesso fácil aos alimentos e aos suplementos que são necessários para o melhor crescimento dos animais, tendo assim criações mais saudáveis e prontas para os diferentes fins – como procriação, exposição ou abate.

Esta grande importância, no entanto, faz com que o uso correto dos cochos seja necessário para que a alimentação dos animais seja feita de forma adequada, desde a escolha pela estrutura ideal para o espaço e o número de animais que serão alimentados, assim como a correta instalação, manutenção e cuidados com o cocho, que irão garantir que estas peças tenham uma melhor funcionalidade, levando maior conforto e facilidade para o manuseio dos alimentos de suas criações.

O uso correto dos cochos irá garantir ainda que todos os animais possam ter acesso fácil e rápido aos alimentos e suplementos, evitando assim acidentes e competição entre os animais que poderiam causar problemas dentro de uma propriedade rural, que levariam, ocasionalmente, a grandes prejuízos.

Assim, as medidas corretas dos cochos também devem ser respeitadas, com pelo menos cinco centímetros de distância para cada animal, pois assim o acesso dos animais aos alimentos não será comprometido. A largura do cocho também deve ser avaliada, com acesso aos animais pelos dois lados do cocho, permitindo que consigam facilmente consumir as misturas fornecidas.

Da mesma forma, a profundidade do cocho deve ser observada, de forma que os alimentos possam ser disponibilizados de maneira melhor aos animais. Porém, esta profundidade não pode dificultar que os animais consigam se alimentar quando as misturas estiverem no fundo do cocho, sendo importante que se observe qualquer dificuldade neste sentido.

Diferença de cochos para animais

Por ser uma estrutura na qual os alimentos e suplementos são disponibilizados aos animais, é preciso que se observe as diferentes necessidades para diferentes tipos de animais, oferecendo cochos adaptados para cada tipo de animal de uma criação.

Leiam Também [ Cocho de sal: confira algumas recomendações ]

A disposição de cochos para gados é um bom exemplo da forma como esta diferença impacta em sua utilização, pois para o uso correto dos cochos será necessário estruturas diferentes para os animais de acordo com seu tamanho. Por exemplo, o cocho de bezerros deve ser mais baixo, facilitando que tenham acesso ao alimento mais facilmente, pois estes animais novos podem não conseguir se alimentar corretamente em cochos muito elevados, melhores para animais maiores.

Da mesma forma, em casos nos quais a propriedade rural opte pelo creep feeding, ou seja, a suplementação de bezerros ainda em amamentação é importante também que o cocho destes animais seja baixo, enquanto os cochos das vacas devem ser mais altos, impedindo que os filhotes tenham acesso aos alimentos e suplementos das vacas.

Desta maneira, o uso correto dos cochos irá depender da adaptação de cada propriedade rural, devendo ser escolhido o tipo de estrutura mais adequada para a criação neste espaço. Assim, os cochos irão garantir uma melhor alimentação e suplementação dos animais, contribuindo para resultados melhores em suas criações.

Cochos de concreto pré-moldados

Tão relevante quanto a manutenção, a escolha correta dos cochos, e do material de que é feito, também representará uma maior facilidade para sua correta utilização, pois implicará diretamente em sua possibilidade de utilização.

Desta maneira, os cochos de concreto pré-moldados são uma excelente opção, pois permitem que sejam utilizados para a alimentação do gado, ou de outras criações, sem que haja o risco de que os animais possam comprometer a estrutura dos cochos, sendo as peças de concreto muito mais resistentes aos impactos proporcionados pelos animais. Esta resistência representa ainda um risco muito menor de prejuízos ao dono da propriedade, evitando, por exemplo, a perda de alimentos devido a problemas com o cocho.

Além disso, os cochos em concreto também são uma opção muito melhor pelo fato de não sofrerem prejuízos devido à exposição ao tempo, podendo receber sol ou chuva sem que sua estrutura seja comprometida, como acontece com as estruturas de madeira, por exemplo.

A economia proporcionada por estas estruturas é ainda maior devido ao fato de que sua instalação é rápida e prática, especialmente por se tratar de materiais pré-moldados. Assim, com uma instalação fácil e sem a necessidade de grandes manutenções posteriores, o uso correto dos cochos será muito mais facilitado com os cochos em concreto.

Outras Publicações

×