Cocho de sal: confira algumas recomendações

A pecuária no Brasil possui diversas particularidades. Seja devido a estação de seca ou mesmo da região do país, muitas vezes o pasto não é suficiente para prover toda a alimentação do gado. Dessa maneira, os chocos sal são de extrema importância para garantir a suplementação alimentar necessária aos animais.
No entanto, muitos pecuaristas têm uma série de dúvidas a respeito dos aspectos técnicos do cocho, como medida e altura, se eles necessitam ter cobertura ou não, onde instalar os cochos, se eles variam de acordo com a idade dos animais, etc. São essas dúvidas que serão respondidas neste artigo para que você, produtor, possa ter o máximo de produtividade tanto com gado de corte quanto com gado de leite.

Tamanho do cocho de sal

Para garantir que os cochos serão capazes de atender às necessidades alimentares do gado, a primeira tarefa a ser feita é determinar a quantidade de cochos necessários para atender a demanda daquela quantidade de gado presente no sítio ou fazenda.
De acordo com especialista, o consumo de sal padrão gira de 50g a 150g por dia por cada UA, ou seja, por cada peso vivo de 450 kg. Aqui há a primeira informação importante, ou seja, o cocho deve ter capacidade de acomodar de 150g a 450g de sal para uma reposição feita a cada três dias. Quanto maior for o tempo de reposição, como de cinco em cinco dias, maior terá que ser o cocho.
Em relação ao espaçamento entre as bordas do cocho, ou seja, seu tamanho na horizontal, recomenda-se que ele tenha no mínimo 50 cm, pois assim os animais conseguem ter acesso ao suplemento alimentar pelos dois lados.
Também existe a relação da altura do cocho em relação ao solo. O ideal é que a borda superior esteja a 60 cm do chão, e a borda inferior a 40 cm, o que deixa o cocho com 20 cm de profundidade. Vale destacar que essa é uma medida padrão, mas que pode variar de acordo com a fase de desenvolvimento do animal. Algo muito comum é fazer com que o espaço entre o chão e a borda superior seja de apenas 40 cm, pois dessa maneira o cocho é capaz de atender animais em todas as fases de desenvolvimento.
Por fim, vale lembrar que o cocho não deve ser bordas angulares. Seu formato deve ser arredondado para que não haja acúmulo de sal nas bordas e para que a limpeza seja facilitada.

 

Cobertura do cocho de sal

Apesar da grande maioria dos cochos existentes no Brasil não serem cobertos, a cobertura pode ser uma importante aliada na economia de tempo e dinheiro. Isso ocorre porque pancadas de chuva e mesmo o orvalho podem fazer com que grande parte do sal seja perdido e sua qualidade seja diminuída. Além disso, cochos descobertos exigem que a reposição seja feita com mais frequência.
Por esses motivos, recomenda-se que a cobertura seja feita, preferencialmente por meio de duas vigas em V de cada lado do cocho de sal para que a aproximação dos animais não seja limitada.

Para aumentar seus conhecimentos:  [ Cochos para Confinamento

Localização dos cochos

A localização do cochos de sal é tão importante quanto o próprio cocho, pois mesmos que o gado caminhe por horas ou mesmo dias atrás de água, ele não fará o mesmo com o sal. Em caso de pastejo rotacionado, o cocho deve estar no centro do manejo, próximo ao bebedouro. Já para pastoreio contínuo, o cocho deve ficar a cerca de 300 metros da fonte de água para que não haja sobre pastoreio da área.
Essa proximidade da água é importante pois além dos animais precisarem de mais água quando ingerem o sal, a ingestão de pasto também é favorecida pela água.
A topografia também interfere na localização dos cochos, pois em pastos muito grandes ou em áreas acidentadas, é necessário que os cochos estejam em maior número e mais próximos uns dos outros do que em terrenos planos. Essa distância é importante não só pela questão do acesso, mas também porque os cochos de sal devem estar separados por pelo menos 5.000 metros, pois assim a relação de dominância entre os gado é amenizada, permitindo que os dominados também se alimentem.
 

Cocho de sal privativo para bezerros

No local onde ficam os bezerros, também é necessário seguir recomendações técnicas para o cocho de sal. Ele deve ser coberto, ter no máximo 2 metros de comprimento, ter 40 cm de espaço entre sua borda superior e o chão e ficar a pelo menos 3 metros da cerca, que deve ser feita de arame liso ou madeira.

 

Conteúdo extra: [ 3 Dicas práticas na instalação do Cocho de Sal ]

Outras Publicações

×