Aditivos para concreto: você sabe qual é indicado para cada caso?

Aditivos para concreto: você sabe qual é indicado para cada caso?

Quando o assunto é construção civil, é fato que nenhum material é tão onipresente quanto o concreto. Aliás, o concreto constitui o segundo material mais utilizado pela humanidade, perdendo apenas para a água – algo que se justifica tanto por suas possibilidades de aplicações como pela presença de seus componentes básicos nas diversas regiões do globo terrestre.

Considerando toda essa importância, é natural que ele tenha sido e continue sendo objeto de pesquisas que possuem diversos objetivos, como ampliar sua gama de aplicações, aumentar sua resistência à força de tração e acrescentar novas propriedades. Quando o assunto é este último tópico, não se pode ignorar os aditivos para concreto.

O concreto é composto por cimento, água, pedra e areia, fazendo com que o aditivo seja considerado o quarto elemento de sua família. Atualmente, é amplamente utilizado na indústria de construção civil para minimizar os pontos fracos e destacar e/ou acrescentar pontos fortes ao concreto. Mas quais são exatamente esses pontos? É o que será visto abaixo.

Redução da permeabilidade

Como indicado pelo próprio nome, essa classe de ativos para concreto tem como principal objetivo reduzir a quantidade de água absorvida pelo mesmo, algo que é feito pelo uso de elementos super e hiperplastificantes.

Com isso, é possível produzir o concreto impermeável, aplicado, por exemplo, em caixas d’água e estações de tratamento de esgoto, e o concreto celular, pertencente à família do concreto leve e utilizado para propiciar isolamento térmico e acústico.

 

Modificação da pega

A pega está relacionada ao tempo em que o cimento absorve água, isto é, se hidrata, algo de extrema importância especialmente para obras complexas e de grande porte. Portanto, com o uso desse aditivo para concreto, é possível prolongar ou reduzir o tempo de endurecimento do material, o que permite realizar diversas manobras em relação ao seu bombeamento, aplicação em locais com ângulos, dentre outras.

 

Incorporação de ar

Apesar de seu uso não ser muito comum no Brasil, trata-se de uma classe extremamente importante de aditivos para concreto. A função deste aditivo é a formação de um sistema com bolhas de ar microscópicas no interior do concreto estável e distribuído uniformemente. Isso faz com que o material adquira maior resistência a dilatação, isto é, as formas de expansão e retração. Dessa maneira, é bastante comum em países de clima frio, cujas construções precisam estar preparadas para enfrentar os ciclos de congelamentos e degelos.

 

Modificação da viscosidade

Este tipo de aditivo de concreto atua diretamente na modificação da textura do concreto, buscando tornar o material um conjunto coeso, evitando sua separação antes e durante a aplicação. Vale ressaltar que este aditivo não altera o tempo de pega e nem a maleabilidade do concreto. O objetivo mais comum de seu uso é permitir um bombeamento mais adequado a determinadas situações, como em grandes alturas.

 

Importância dos aditivos

Antes de mais nada, vale frisar que os quatro tipos de aditivos para concreto mencionados acima são apenas alguns, considerados como aqueles mais importantes ou mais usuais na construção civil, de uma série de aditivos existentes no mercado que facilitam e mesmo possibilitam uma série de aplicações do concreto que de outra forma não seriam possíveis.

Leia Também [ Tipos de fundações: como definir a melhor para sua obra? ]

Já que o assunto trata as aplicações possibilitadas pelos aditivos para concreto, é justamente nelas que se encontra o núcleo de sua importância, permitindo fazer construções cada vez mais ambiciosas, funcionais e com tempo de vida útil prolongado.

Um bom exemplo disso são os aditivos para concreto antissegregantes, redutores de água, polímeros de celulose e superplastificantes utilizados na fabricação do concreto submerso, que permite a construção de barragens e portos, que permitem a geração de energia e a movimentação da economia interna aos países e de exportação, além de possibilitarem a construção9 de tubulões para a passagem de cabos submarinos que literalmente conectam o mundo.

Outra aplicação interessante dos aditivos para concreto está nas construções subterrâneas, as quais permitem o bloqueio da absorção da umidade presente no solo e na fixação mais rápida do concreto às paredes, algo extremamente importante na construção de linhas de metrô, que permitem desafogar o tráfego urbano de automóveis.

Dessa maneira, é possível dizer que, além de acrescentarem propriedades especiais ao concreto e possibilitarem aplicações diversas, em certa medida, os aditivos para concretos possibilitam o progresso humano.

Outras Publicações

×