Aprenda a escolher o revestimento para cozinha gourmet

A cozinha gourmet tornou-se um espaço fundamental para casas e apartamentos, pois é nesse ambiente que ocorre a reunião entre amigos e familiares. 

No entanto, esse espaço também precisa ser bonito e a primeira dúvida é sempre relacionada a qual revestimento usar.

Esse material é tudo aquilo que cobre e decora as superfícies de edificações, como paredes e tetos. E há inúmeros tipos dessa cobertura sendo que, para um espaço gourmet  ele deve combinar com o restante do ambiente.

Conheça então diferentes tipos de revestimento para cozinha gourmet, assim você vai acertar na hora da escolha. 

Aprenda a escolher o revestimento para cozinha gourmet - Concrenorte

A diferença entre cozinha normal e cozinha gourmet

O conceito de cozinha moldou-se ao longo dos anos por conta das novas funcionalidades que esse espaço adquiriu. Em sua essência, ela sempre foi o espaço de preparo das refeições, atividade essa que acontece diariamente. 

No entanto, a cozinha nunca antes foi um espaço voltado para a confraternização e encontro de pessoas. Em seu surgimento, esse cômodo se localizava fora das casas e depois se interligou ao espaço. Mas sempre com a característica de alimentação.

Já a cozinha gourmet é o espaço em que há a função da cozinha de preparar e cozinhar alimentos. E se acrescenta a essa funcionalidade a de interagir e estar com os visitantes, sejam eles familiares ou amigos. 

Ou seja, nesse espaço se recebe visitantes e se organizam confraternizações e eventos gastronômicos.  E esse tipo de cozinha apresenta diversos eletrodomésticos ou itens que auxiliam nesse propósito. Como churrasqueiras, adegas e fornos de pizza.

Portanto, os dois tipos de cozinha não são o mesmo ambiente.  Cada um possui sua particularidade que se refere a como se monta cada ambiente. Por exemplo,  em um há a interação e recepção de pessoas, o que não pode ser possível em uma cozinha normal e limitada.

Por conta das diferenças de concepções e funcionalidades dessas cozinhas, seus revestimentos também se diferem, pois não são os mesmos.

Como escolher o revestimento para os tipos de cozinha?

As diferenças entre os dois tipos de cozinha também refletem em seus revestimentos e a escolha deles impactará em cada ambiente e em seu objetivo.

Revestimento para cozinha normal

Pela cozinha normal ser o espaço de preparo de alimentos, a sua cobertura precisa ser mais clean. Ou seja, recomenda-se um material  simples e que use cores sóbrias e frias, como branco, gelo ou cinza. 

Além disso, é essencial buscar por materiais retificados, pois eles acumulam menos sujeira e proporcionam economia de rejunte. 

Afinal, a cozinha normal é o cômodo que será usado diariamente e mais de uma vez por dia. E isso para o preparo de alimentos, o que pode envolver sujeira e odores.  O que faz com que haja uma grande necessidade de cobertura que cumpra a função de ser de fácil limpeza. Além de não ser pesado visualmente, para gerar conforto e tranquilidade.

Teste de mancha na pedra para bancada de cozinha.

Revestimento para cozinha gourmet

Ele pode ser variado, e mudará de acordo com os gostos pessoais dos seus moradores. Por ser uma área de confraternização, há inúmeras possibilidades desse material para esse espaço.

Dessa forma, esse material precisa combinar com a decoração, com os equipamentos gourmet e com os móveis. Já que a cobertura para esse tipo de espaço também será um atrativo estético desse ambiente. E cumprirá a função de ser de fácil limpeza e não acumular sujeira.

Os  materiais indicados para essa área são os de cerâmica. Esse tipo é belo, resistente, impermeável, não mancha, é fácil de limpar e resistente ao calor.

Outro material para esse cômodo é o ladrilho. Os ladrilhos, principalmente os decorados e coloridos, alegram o ambiente. E dão a sensação de conforto e de bem-estar.

O porcelanato é um material elegante, que cria um ambiente harmônico e personalizado. 

Os diferentes tipos de porcelanato e qual o ideal para o seu ambiente.

Pela sua sofisticação, não se recomenda que ele revista cozinhas gourmet em áreas externas. Fora isso, o porcelanato é bonito, tem uma grande durabilidade e estabilidade térmica.

Por último, o granito também é uma cobertura indicada. Por ser uma pedra natural, ele é extremamente resistente contra manchas e agentes naturais e tem baixa porosidade.

Outras Publicações

×