(63) 3411-2100

Matriz / Araguaína-TO

(99) 3524-7373

Filial / Imperatriz-MA

Os diferentes tipos de porcelanato e qual o ideal para o seu ambiente

Com o isolamento social como um dos tópicos mais comentados pelo país, é difícil desviar o pensamento das notícias transmitidas no noticiário. Pensando em uma forma de agregar conteúdo e mudar o foco dessa situação, trouxemos um guia simplificado a respeito do tão amado porcelanato.

Não é de hoje que o porcelanato de tornou o revestimento queridinho da população brasileira. Seu processo de fabricação é mais complexo, dando resultado a um material de altíssima qualidade e sofisticação, para que atenda a necessidade e os mais diferentes gostos de clientes.

Esse revestimento é composto por uma massa homogênea, fazendo com que as peças possuam uniformidade em sua coloração, além de ser um material altamente resistência, sendo uma escolha muito melhor do que a cerâmica comum.

Mas você sabia que existem vários tipos de porcelanato no mercado, e que cada atende uma necessidade diferente? Vamos conhecer mais a partir de agora.

 

Porcelanato técnico polido

O porcelanato técnico é composto por uma massa cerâmica de com material nobre queimada e prensada tem temperaturas bem altas, que possui a mesma coloração na superfície do revestimento e na base.

O material polido recebe uma camada de proteção altamente eficaz, além de, no seu processo de fabricação, receber um polimento especial. A principal característica desse tipo de porcelanato, é o brilho que muitos amam, justamente por conta do polimento e da camada lisa que fica em sua superfície.

Talvez esse seja o modelo mais comum de porcelanato, mas você sabia que ele é indicado apenas para áreas secas?

É uma boa pedida, na hora de realizar o acabamento de sua construção, ou na hora da reforma, usá-lo em quartos, salas e até mesmo corredores. A dica fundamental é não utilizar o porcelanato polido em superfícies que recebem água com frequência, como áreas, banheiros etc.

porcelanato - concrenorte pré-moldados

Porcelanato técnico natural

Como já vimos, o porcelanato técnico possui altíssima qualidade. A modalidade natural é muito comum em acabamentos de construções comerciais, já que são menos escorregadias e por apresentarem boa resistência durante o tempo de uso. Como possui superfície chegada no mate, é bem fácil introduzi-lo de forma sútil em projetos de escritórios e edificações onde é necessária manter uma vibração mais sutil.

Além disso, o porcelanato natural é um dos que menos necessitam de materiais específicos para limpeza, o que facilita muito na hora de lavar o chão.

 

Porcelanato esmaltado polido

A versão esmaltada recebe esse nome por receber, em sua superfície, uma camada de esmalte. Ele pode ser encontrado na textura áspera, mate, brilhante, lisa, ou até mesmo ter outros tipos de acabamentos.

O porcelanato esmaltado pode ser utilizado em áreas úmidas, como os banheiros, por exemplo. Por possuir diferentes tipos de texturas, justamente para agradar o maior número de pessoas, ele é perfeito para inovar na decoração do ambiente onde será instalado.

No entanto, é necessário salientar a importância de se atentar ao PEI desse modelo de porcelanato. O PEI nada mais é que a métrica relaciona à resistência dos porcelanatos. Logo, se você quer um revestimento esmaltado muito resistente, escolha um que tenha o maior PEI possível. Essa classificação relacionada ao PEI só precisa ser levada em conta nos modelos esmaltados, então, não se preocupe com isso nos outros tipos de porcelanato.

Para acrescentar à leitura: Entenda a diferença entre cerâmica e porcelanato

Porcelanato esmaltado acetinado

O modelo polido é brilhoso demais para você? Ou você até gosta do modelo esmaltado, mas acha opaco demais? Não fique triste, como já mencionamos, o porcelanato é fabricado em diferentes modelos para atender todos os tipos de gostos e necessidades.

Para pessoas que não gostam de brilho em excesso, ou a falta dele, o revestimento acetinado é o mais indicado.

Esse modelo é um meio termo entre o brilho do material polido e o áspero do esmaltado. Isso faz com que canse menos os olhos, dando um aspecto de conforto requintado ao ambiente.

Por isso mesmo ele é recomendável nos quartos, para dar aquela sensação carinhosa que seu cantinho precisa.

Porcelanato esmaltado brilhante

Essa versão é um revestimento de cerâmica que tem uma superfície muito mais brilhosa. É indicada para ser utilizada em ambientes mais luminosos, justamente por refletir mais luz que os outros modelos. Isso faz com que o efeito espelhado do chão valorize mais os móveis do local, incluindo a valorização do cômodo.

Essa escolha de porcelanato é indicada para as pessoas que planejam algo mais sofisticado. Mas também pode ser utilizado em ambientes mais minimalistas, o formato quadrado ou retangular vai depender do projeto arquitetônico. Esse revestimento é, sem sombra de dúvidas, um dos mais requintados do mercado.

Dicas finais

Quando se escolhe algum tipo de porcelanato, seja para o chão, ou para acabamento de paredes, é importante tomar alguns cuidados. É recomendável utilizar feltros nos pés dos móveis, para que evite o desgaste do revestimento.

E quando o assunto é a limpeza, o melhor é usar o material indicado pelo fabricante diluído na água. Os atuais produtos de limpeza possuem muita química, e com o passar dos anos, pode tirar a sofisticação do seu revestimento se for usado diretamente no material.

Saiba mais: Aprenda como limpar o porcelanato da forma correta 

Gostou de aprender um pouco mais sobre os diversos modelos de porcelanatos do mercado? Seja para finalizar o acabamento da sua construção, ou simplesmente reformar, entre em contato conosco através do chat de atendimento e solicite o seu orçamento. Estaremos à disposição para tirar suas dúvidas.

Ainda indeciso? Escolha o revestimento ideal para sua cozinha 

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte