(63) 3411-2100

Matriz / Araguaína-TO

(99) 3524-7373

Filial / Imperatriz-MA

Escolha o revestimento ideal para sua cozinha

Não há dúvidas de que quando chega a hora de pensar no revestimento para cozinha a primeira coisa que as pessoas pensam é a variável estética. Afinal de contas, todos querem estar em um ambiente agradável e bonito.

É uma reivindicação muito justa, porém há outros fatores que devem ser levados em conta para uma relação custo-benefício satisfatória e duradoura. Todos nós queremos obter o melhor resultado, pelo menor custo possível e com a maior durabilidade.

Para que isso ocorra é fundamental proceder um bom trabalho de pesquisa para entender as características das inúmeras alternativas oferecidas pelo mercado, de modo a conciliar na solução escolhida variáveis como estética, praticidade (limpeza), durabilidade e até mesmo segurança. Fogões com revestimento propagam menos fogo em caso de incêndio.

Do ponto de vista funcional, o revestimento tem um outro papel que, na realidade, é a principal razão para a sua utilização, que está relacionada ao comprometimento das paredes da cozinha, expostas permanentemente a fatores erosivos, como água e vapor.

Por esse aspecto funcional, é comum que sejam usados diferentes revestimentos em um projeto, o que pode até mesmo valorizá-lo esteticamente, mas que tem o papel de conferir-lhe funcionalidade. Por exemplo, atrás do fogão e da pia o ideal é que se use a cerâmica, mais fácil de enxugar e limpar a gordura.

A partir dessa abordagem inicial, podemos viajar pelas diversas alternativas. Enquanto você lê, já pode ir imaginando como fará o novo revestimento, sempre levando em conta todas as variáveis, que é para ter uma cozinha, além de bonita, também funcional.

revestimento para cozinhaVamos a elas?

 

Ladrilhos

Além de decorativos, podendo estar inspirados em centenas de temas, do mais sóbrio ao mais colorido e criativo, são excelentes no sentido funcional. Devem ser considerados para revestir as paredes atrás da pia e do fogão, pois protegem as paredes da ação da umidade, do vapor e dos respingos de óleo.

 

Mosaicos

Mosaico pressupõe arte, o que implica pensar em espíritos mais arrojados, dispostos a transformar a cozinha em algo realmente inspirador.

Não devemos pensar como revestimento para toda a cozinha, para não sobrecarregar o ambiente de informações. O ideal é que revista pontos específico das paredes, preferencialmente em projetos grandes, onde é possível combinar revestimentos.

Podem ser feitos com azulejos ou pedrinhas. Essas últimas podem conferir um aspecto mais rústico e desafiador ao projeto.

 

Pastilhas

É um outro revestimento para cozinha que pode ser combinado com outras soluções, mas também pode ser a tônica das paredes. Pode ficar muito bem numa decoração mais sóbria, fazendo fundo para móveis e eletrodomésticos com cores neutras e pastéis.

O porcelanato é um material que reproduz diversos revestimentos. No nosso caso, a ideia é imaginar uma cozinha com acabamentos em madeira, algo, por razões óbvias, impensável, pelo menos para quem pensa em durabilidade.

O porcelanato de madeira é a solução, pois reproduz o efeito visual, mas aliando esse atributo à facilidade de limpeza e à durabilidade. É excelente revestimento, também, para o chão da cozinha e até para o teto, já que propostas neutras não sobrecarregam visualmente o ambiente.

Veja Também[  Confira 5 ideias de revestimento para banheiro ]

Além de tudo, o porcelanato é barato, se comparado com outros revestimentos, mas tome cuidado ao usar no piso da cozinha, pois, exceto aqueles com acabamento mais rústico, é bastante escorregadio.

 

Mármore e granito

Falando em preço, mármore e granito são os materiais considerados nobres, razão pela qual também estão entre os mais caros.

Em compensação, a entrega de um ambiente que une sofisticação, luxo e sobriedade vale a pena o esforço, sem contar que ambos os materiais são bastante afáveis à limpeza. Se não for possível revestir toda a cozinha com esses materiais, você pode investir em itens, como a pia e as bancadas.

Aliás, o efeito pode até ser melhor.

 

Outras soluções em revestimento para cozinha

Ha muitas outras soluções em revestimento para cozinha. A argila e o concreto são soluções simples, sóbrias e baratas, que podem ser usadas no revestimento de toda a parede, conferindo um visual e um conceito bem urbano e prático para quem entende que cozinha é só lugar de cozinhar mesmo.

A cerâmica, além de produzir um ótimo efeito, podendo configurar conceitos sofisticados, é barata, fácil de limpar e tem a durabilidade entre suas características.

O importante é que você tenha conhecimento de todas as soluções em revestimento para cozinha para fazer a escolha que combina com o seu estilo, sem abrir mão da funcionalidade.

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte