Aprenda como fazer o “teste slump” ou teste de abatimento do concreto

Aprenda agora como fazer o teste slump e entenda mais características do concreto. Continue conosco e saiba detalhes sobre o tema agora!

Atualmente, muito se fala sobre construções que utilizam concreto, afinal elas possuem muitas vantagens em relação a outros materiais, no entanto é imprescindível, que haja teste de qualidade para que este tipo de uso seja seguro e vantajoso. 

Quer saber mais sobre o tema. Se a resposta é sim, chegou no post certo, confira e tenha uma ótima leitura, continue conosco. 

Como o concreto é fabricado?

De antemão, saiba que o concreto é, de maneira simples e resumida, uma mistura de areia, pedras, cimento e também de água.

Assim sendo, materiais como a areia e as pedras são denominados na engenharia civil como agregados.

Atualmente, o concreto está presente em praticamente todas as construções. Isso porque ele oferece muitos benefícios tanto nas construções de casa, sítios e em pequenas obras como também na criação de grandes empreendimentos como shoppings centers, hospitais, faculdades, dentre outros locais.

Sob o mesmo ponto de vista, existem ainda outros tipos de concreto como os concretos especiais, que levam o concreto que citamos acima mais adições. 

E também existe o concreto armado que possui concreto + aço ou concretos especiais com a junção do aço. 

Testes de qualidade do concreto

Saiba que para que a sua obra tenha muita qualidade e segurança, é primordial que haja alguns testes de qualidade do concreto.

Dentre eles, podemos citar como mais importantes os seguintes testes:

  • Teste de pressão e de flexão;
  • Bem como, teste do volume aparente;
  • Além disso também é possível realizar teste em relação à dureza e permeabilidade do concreto depois de crescido;
  • Teste slump: muito famoso e de que iremos discorrer abaixo. Acompanhe a leitura.

Saiba agora o que é o teste slump

O teste slump ou Slump Test também é conhecido como teste de abatimento do concreto. Ele é realizado no próprio canteiro de obra.

Desse modo, garante controle técnico da construção e verifica se esse elemento está apto para realmente ter inserção na obra.

Ou seja, esse teste expõe se haverá resistência do concreto na sua construção. Veja abaixo, como realizar este teste, confira:

  • Primeiramente, saiba que você deverá colocar em um molde com a base menor voltada para o chão uma quantidade de concreto;
  • Nesse sentido, recomenda-se uma camada de 10cm de altura, diâmetro superior de 10 cm e inferior de 20 cm;
  • Depois, vire o molde para o chão em um local plano. Após cerca de 10 segundos, tire o seu molde de forma lenta;
  • Em seguida, você deverá comparar o cone de concreto fresco que você criou com o molde. Assim, a consistência deve variar no máximo entre 4 e 7 cm para garantir que o concreto realmente estará bom para a sua construção. 

Importância deste teste para a sua obra

Conforme comentamos acima, esse teste vai garantir a segurança da sua construção, pois ele permitirá mensurar a durabilidade do concreto.

Bem como, deixa exposto se após a aplicação deste concreto, ele conseguirá ter a densidade necessária para se manter firme na construção.

Basicamente, este tipo de teste garante a qualidade do concreto durante e depois da obra. Sob o mesmo ponto de vista, tal teste cumpre padrões de qualidade.

Portanto, principalmente se é uma empresa que realiza a sua obra, exija isso diretamente com o engenheiro responsável pela sua construção ou com a empresa que realiza a empreitada.

A Concrenorte (em todos os seus empreendimentos) realiza o teste slump e também outros testes para que tudo seja feito de acordo com os altíssimos padrões de qualidade, tanto da nossa empresa, quanto das normas estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Sempre tenha atenção com a quantidade de água que há no concreto

Além disso, é muito importante que o concreto tenha a quantidade ideal de todos os itens, inclusive de água. 

Afinal, excesso de água ou ausência dela podem abalar a resistência das estruturas, bem como, também influencia diretamente na impermeabilidade da construção. 

Veja também: O que é traço de concreto? 

Obtenha concreto sem dor de cabeça

Para você obter concreto para a sua obra sem dor de cabeça, é importante que você adquira este elemento com empresas especializadas, idôneas e com boa reputação no mercado nacional. 

Vantagens de adquirir concreto com a Concrenorte

Atualmente, a Concrenorte é referência nacional quando o assunto é criação e distribuição de concreto.

Bem como, a nossa empresa possui mais de 27 anos de história e milhares de clientes satisfeitos. 

Se você quer saber mais sobre o teste slump ou deseja conhecer melhor a nossa companhia, fale conosco. Será um prazer te ajudar a conhecer mais sobre construções!

Outras Publicações

×