O que é traço de concreto?

Caso queira, você pode ouvir nosso texto, clicando abaixo:

O traço de concreto pode ser um termo não familiar para quem não é do ramo da construção civil, mas é algo muito utilizado por quem lida com concreto.

Sabe aquela mistura para bolo que precisa ser perfeita para que a massa não fique solada ou sem gosto? O traço de concreto funciona mais ou menos assim, só que com concreto e sem glacê.

Mas não se preocupe, vamos explicar com calma.

 

O que é o traço de concreto?

Você sabe o que é uma receita, certo? A receita é uma prescrição exata de coisas que devem ser feitas.

Nesse contexto, o traço é como se fosse a “receita” da fabricação do concreto. É onde se relaciona com a quantidade ideal de agregados que constituirá o betão. 

O traço de concreto vai relacionar o volume exato de areia e brita que serão misturados em uma quantidade já definida de cimento.

A proporção de 1:2:3, a título de exemplo, indica que esse betão terá 1 porção de cimento para duas porções de areia e três partes de brita. 

Essa ordem sempre deverá ser obedecida para não gerar confusão.

Sobre a água, alguns pontos devem ser observados. A quantidade vai variar de acordo com umidade da areia e finalidade do concreto que está sendo fabricado.

No canteiro de obras ou na fábrica, a dosagem do concreto pode ser realizada de modo prático ou racional.

A forma prática é medida em volume e feita por um profissional experiente. É exatamente isso que você entendeu, a dosagem é feita sem medição precisa, é levando em consideração apenas a experiência de quem está fazendo a dosagem.

Esse tipo de traço é recomendado apenas para pequenas construções, e/ou onde o concreto precisa de resistência moderada baixa.

Já a forma racional (medida em massa) é realizada por concreteiras, como nós do Grupo Concrenorte. O traço é calculado pensando num rígido sistema de qualidade.

Isso ocorre porque grandes concreteiras são especializadas nisso e atendem obras de médio a grande porte. Logo, é necessário seguir as especificações para cada tipo de necessidade.

Qual a diferença entre concreto e cimento? 

Precisão na dosagem e sua importância

O traço do concreto, em primeiro momento, parece algo super simples, mas não é bem assim. Ele deve ser respeitado de forma extremamente rígida. 

Deve ser assim justamente por se tratar da exata proporção entre todos os materiais, que vão garantir as características fundamentais ao concreto.

Sendo algumas dessas características a trabalhabilidade, resistência e durabilidade.

Se o traço não for seguido à risca, a segurança da estrutura feita com aquele concreto comprometido, pode ser afetada e gerar grandes prejuízos.

Quem não é do ramo, pode até não saber, mas existem diferentes tipos de concretos para atender as mais diversas necessidades. Cada tipo de obra exige um determinado tipo de concreto, bem como tipos diferentes de traço (medidas).

Essa proporção é alterada de acordo com cada finalidade: muros, calçadas, contrapisos, vigas, lajes, fundações etc. Ou seja, tudo dependerá do objetivo de cada obra e suas particularidades.

 

Outras considerações importantes

Um elemento importante é a água, que serve para formar os cristais sólidos que dão resistência ao concreto.

Ela também deixa o betão com o aspecto plástico que ajuda no transporte e na aplicação nas formas sem grande dificuldade. No entanto, tanto a falta quanto o excesso de água podem prejudicar a trabalhabilidade do concreto.

Quando se coloca pouca água, se provoca falhas de concretagem por prejudicar o processo de adensamento e lançamento. 

Quando se tem água em excesso, são criados vazios que deixam o concreto com pouca resistência. Isso aumenta, e muito, as chances de aparecerem fissuras no concreto.

A excessiva exposição ao sol ou calor (devido a outros fatores), bem como a falta de cura, precisam ser levados em consideração. Pois, se isso não for observado, podem alterar a quantidade de água na mistura.

Isso é meio óbvio, mas é bom lembrar que água utilizada precisa estar limpa, sem impurezas e clara. Uma vez que algumas substâncias, tipo o sal, são péssimas para o concreto armado.

O famoso Concreto Usinado

Conclusão

Para relembrar, o traço de concreto nada mais é que a dosagem precisa dos materiais que formarão o betão. Essa proporção deve ser seguida à risca para evitar problemas com as estruturas durante a execução da obra.

Depois disso, se a mistura for feita de modo manual, a areia deve ser misturada ao cimento primeiro (e muito bem) antes de se colocar a brita. E só depois que vem a mistura da água, de forma lenta e gradual.

Nós do Grupo Concrenorte trabalhamos com responsabilidade e garantimos a qualidade do nosso concreto.

Entre em contato conosco através do nosso Chat de Atendimento disposto no site. Estamos sempre à disposição para tirar qualquer tipo de dúvida. 

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte

×