Bebedouro de concreto: vale a pena? 

Animais criados em pastos necessitam de cuidados específicos, e a ingestão de água tem um grande impacto na produtividade e vida saudável dos bovinos. Diversos são os fatores (internos e externos) que influenciam no consumo de água por parte do gado. Limitar esse consumo poderá afetar de maneira direta o desempenho dos animais, afetando também a produtividade da fazenda.

O fornecimento de água aos animais de uma fazenda deve estar livre de qualquer tipo de contaminação, sejam elas químicas ou microbiológicas. Algumas pesquisas comprovam que a água, quando fornecida aos bovinos por meio de bebedouros, traz algumas vantagens como a distribuição e a oferta, além da ausência dos contaminantes.

Um bebedouro de concreto tem alta resistência ao tempo. Produtos de concreto que atendam empreendimentos no campo oferecem tranquilidade para quem está comprando, já que trazem consigo longa durabilidade, além da eficiência. O fato de possuir impermeabilização mantém a água em temperatura agradável aos bovinos (nem muito quente, nem muito fria). As bordas arredondadas de um bebedouro de concreto são ideais para que o animal não se fira. Outra preocupação com o bovino é uma pintura anti-bactericida e presença de tampa para limpeza, o que evita o acúmulo de água (sem qualquer chance de proliferação do mosquito que transmite a dengue).

 

Utilizar esses bebedouros de concreto vale a pena?

Os bovinos necessitam de ingestão contínua de água, ela sendo de boa qualidade e limpa.  Essa ingestão é necessária para uma fermentação adequada e metabolismo de forma normal no rúmen, conservar o fluxo do alimento na digestão, absorção correta de nutrientes, preservar o volume normal do sangue, além de suprir as demandas dos tecidos corporais do animal. Utilizando bebedouro de concreto para o fornecimento de água para os bovinos, essas exigências serão todas atendidas.

Veja Também: [ Cocho de sal: confira algumas recomendações ]

Vale destacar a atenção que deve ser dada ao dimensionamento correto dos bebedouros de concreto para bovinos, para que o consumo de água e suplementos minerais seja adequado. O número e tamanho dos bebedouros para gado dependem diretamente do número de animais existente no pasto. Além disso, deve-se considerar o tamanho dos pastos, em áreas muito grandes ou acidentadas o número de bebedouros deve ser maior.

O concreto é um material versátil e útil, além de ser resistente a danos e ser permanente. Optar pelo uso de bebedouros de concreto para oferecer água ao gado garante bem-estar e comodidade. Este último é perceptível pelo fato do animal não necessitar percorrer longo caminho em busca por água. Um animal em estresse hídrico não consegue ganhar peso, produzindo progênies mais fracas.

Animais que consomem diariamente o suficiente de água garantem lucro ao sistema. O investimento realizado em um bebedouro de concreto garante continuidade no crescimento do negócio. Atente-se aos arredores dos bebedouros. A indicação é criar uma camada de material similar a cascalho, que evita qualquer formação de lama.

Dentre tantas as vantagens ainda há o aspecto ambiental. No período de transição do bovino o nível de água nos açudes é menor. Dessa forma, com a adoção do bebedouro de concreto para bovinos, há um impedimento do acesso dos animais às fontes de água natural.

O lucro de um negócio rural deve estar atrelado ao bem-estar dos animais que ali são criados. Dessa forma, utilizar bebedouros de concreto para realizar o fornecimento de água para bovinos mantém os animais longe de qualquer tipo de contaminante e toda e qualquer sujeira. Os sistemas de abastecimento que utilizam bebedouros de concreto para gado fornecem água fresca, limpa e de fácil acesso aos animais. Isso aumenta a qualidade de vida dos bovinos, além de aumentar a qualidade da água que por eles é consumida, contribuindo para produção animal saudável.

Os bebedouros de concreto com alta qualidade ainda influenciam no bom desempenho dos animais de criação. Valorizar o acabamento do bebedouro de concreto auxilia na ausência de qualquer tipo de acidente e/ou lesão nos animais. Além da utilização para os gados dos bebedouros de concreto, esses podem também ser utilizados em diversos sistemas industriais que servem para armazenamento de água de reuso, ou ainda reservatórios de água que serve para combater incêndios. Esse tipo de bebedouro tem em média um custo menor de produção. Seu fundo fixo permite que o bebedouro seja utilizado em diversos ambientes, sendo em solo regular com aderência ao concreto.

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte