Checklist: Como evitar estresse no rebanho bovino

Checklist: Como evitar estresse no rebanho bovino

Evitar o estresse no rebanho bovino é muito importante para que o criador de gado não tenha problemas como acidentes, lesões e prejuízos financeiros, entre outros transtornos. Por isso mesmo, é essencial investir em um tipo de lida correta para com os animais, da mesma forma como é preciso investir em trabalhadores preparados para o manejo e curral adequado para o seu tipo de criação.

Atualmente, já existem diversas opções de curral funcional e curral anti-stress, entre outras soluções que podem ser eficientes para que você evite o problema de estresse no rebanho bovino. Assim sendo, busque pelas melhores práticas e faça investimentos para não ter que arcar com prejuízos maiores ainda do que não investir agora em melhorias para a sua criação de gado.

Quer saber o que fazer para evitar o estresse no rebanho bovino? Confira nesse artigo o checklist completo que fizemos para você eliminar de vez esse problema!

Veja abaixo:

• Faça um manejo racional

estresse no rebanho - Concrenorte pré-moldados

Os bois ficam estressados quando são maltratados, agredidos ou convivem em um local impróprio para a sua qualidade de vida. Dessa forma, é de extrema importância que você, criador de gado, invista em manejo racional e disponha de trabalhadores treinados para fazer a lida da forma correta.

O manejo racional envolve boas práticas de lida (como a lida gentil), acompanhamento veterinário, trabalhadores capazes de observar o comportamento dos bois, curral adequado e diversas outras características. O ideal, mesmo, é que você invista em um ambiente no qual o rebanho bovino não fique estressado devido a falta de espaço e que não ofereça muitas distrações aos animais.

• Analise a temperatura do ambiente

Outra dica para evitar o estresse do rebanho bovino é estar atento à temperatura do ambiente no qual os animais circulam.

Você já deve ter notado, por exemplo, que é comum que a taxa de mortalidade bovina suba quando o país passa por temperaturas muito altas, que chegam até a 42ºC ou mais.

Da mesma forma, você deve estar ciente de que as temperaturas baixas de mais (entre 1ºC e 10ºC) prejudicam a qualidade do pasto, que é essencial para a alimentação adequada dos bois.

Portanto, desenvolva um ambiente para o rebanho bovino que atenda às necessidades dos animais de acordo com o seu tipo de criação de gado, haja vista que algumas raças são mais tolerantes ao calor e outras não.

• Invista no acompanhamento de um médico veterinário

Os médicos veterinários são profissionais capacitados para lidar com os rebanhos bovinos e, também, estão qualificados para diagnosticar mudanças no comportamento dos animais, bem como as doenças que podem afetar o seu rebanho bovino.

Portanto, para evitar o problema do estresse na sua criação de gado, é importante que você invista no acompanhamento de um especialista em saúde animal, já que essa ainda é a melhor forma de evitar prejuízos.

Busque sempre por um veterinário dedicado e comprometido com a qualidade de vida do seu rebanho bovino!

• Tenha uma equipe de trabalhadores treinados

É muito comum que, durante o manejo, ainda hoje muitos peões agridam os bois para que eles sigam o caminho correto. Porém, vale ressaltar que essa é uma prática que faz com que os animais fiquem estressados, além de provocar outros transtornos, como ataques e lesões nos animais.

Dessa forma, é essencial que você conte com o auxílio de trabalhadores muito bem treinados para o manejo e adote boas práticas de saúde animal para que o rebanho bovino não tenha problemas de estresse que afetam a qualidade da carne.

• Tenha um curral apropriado para os bois

Por fim, a última dica desse checklist – mas não a menos importante – é para que você invista em um tipo de curral apropriado para a sua criação de gado.

Atualmente, você já pode contar com empresas de engenharia, como a Concrenorte, que tem uma área especializada em desenvolver currais anti-stress e currais funcionais, que são ideais para evitar o problema do rebanho bovino estressado e eficientes para que os animais produzam carne de alta qualidade, como é o esperado.

Quer mais informações sobre como evitar estresse no rebanho bovino? Confira o artigo [A verdade que ninguém nunca contou a você sobre estresse no gado]

Outras Publicações

×