A verdade que ninguém nunca contou a você sobre estresse no gado

A verdade que ninguém nunca contou a você sobre estresse no gado

Ter uma criação de gado agitada e estressada, além de favorecer a ocorrência de problemas como a perda de peso, as lesões e demais efeitos de um rebanho que não é tratado de forma racional, é algo que provoca prejuízos devastadores ao criador. Dessa forma, o ideal é investir em um curral adequado e trabalhadores qualificados para lidar com os animais, haja vista que essa ainda é a melhor forma de ter um rebanho saudável e evitar o estresse no gado.

Os bois podem ficar estressados pelos mais diversos motivos, como um curral que o impede de ter qualidade de vida, agressões por parte dos trabalhadores da lida e alimentação inadequada. Portanto, é essencial que você invista em soluções de qualidade, como um curral de qualidade para a sua criação de gado, além é claro, de investir na alimentação saudável para os bovinos e trabalhadores que estão preparados para a lida.

Lida gentil

Atualmente, muito se fala em lida gentil, que, em suma, é um tipo de lida que visa aumentar a qualidade de vida do rebanho. Nesse tipo de criação bovina, os animais são bem tratados e o manejo é feito de forma responsável pelos trabalhadores, o que faz com que o criador não tenha problemas, como o estresse no gado e bois doentes, entre outros.

Isto é, a lida gentil adota diversas práticas de bem-estar animal e descarta as velhas práticas que ocasionam prejuízo, como bater no gado durante o manejo. De forma geral, é um sistema que melhora a qualidade de vida do gado e contribui, principalmente, para que os bois não fiquem estressados e, assim, ofereçam carne de qualidade.

Alimentação saudável

estresse no gado - concrenorte pre moldados

Da mesma forma que os seres humanos, o gado precisa ter uma alimentação saudável para que não fique doente ou estressado. Ou seja, é primordial que você invista em alimentos de qualidade para o seu rebanho, da mesma forma como é essencial que os bois sejam alimentados da forma correta.

Conte com o auxílio de um veterinário para indicar o melhor tipo de alimentação para a criação bovina e ensinar as melhores práticas para evitar o estresse no gado. A qualidade do pasto é muito importante para a qualidade de vida do rebanho, portanto procure pelos melhores sistemas de pasto para a sua criação de gado.

Trabalhadores preparados

Contar com uma equipe de trabalhadores que não estão treinados e nem qualificados para trabalhar com a sua criação bovina é algo que, com certeza, contribui para o problema do estresse no gado. Desde os tempos mais antigos, é comum que muitos trabalhadores agridam os animais, porém essa é uma atitude que promove diversos tipos de prejuízos, além de ocasionar acidentes.

Quando os bois estão estressados porque foram maltratados eles podem atacar os homens do manejo. Outro problema em relação ao estresse no gado é a perda de carne e as lesões que os animais sofrem. Não deixe de investir numa equipe de trabalhadores preparados e bem treinados.

Estresse no gado: um problema que afeta a qualidade da carne

Agora chegamos ao ponto alto do artigo. A verdade que ninguém nunca contou a você sobre o estresse no gado é que esse problema, além de ocasionar todos os transtornos descrito nos tópicos acima, como as lesões, a perda de carne e os acidentes, afeta a qualidade da carne do seu rebanho.

[ Leia também: Como evitar prejuízo na criação de gado]

Quando o boi está estressado e é abatido, a sua carne não é de qualidade. Essa carne é mais escura e não apresenta maciez; isso ocorre devido aos erros no manejo, no transporte e no curral de espera, entre outros fatores. Daí vem a necessidade de investir em currais adequados para o seu rebanho, bem como no manejo correto para que a carne seja de qualidade.

Curral antiestresse

Ideal para que a criação bovina tenha mais qualidade de vida e espaço adequado para esperar o abate, o curral antiestresse é uma tecnologia inovadora desenvolvida para o agronegócio. Com esse tipo de projeto, você investe num curral inovador, que diferente dos sistemas antigos de criação bovina, dispõe de características que ajuda a evitar o estresse no gado.

Invista em currais antiestresse. Invista nas soluções que a Concrenorte tem para a sua criação de gado!

Outras Publicações

×