Como assentar blocos de concreto

Alguns leitores do nosso blog têm dúvidas sobre como assentar blocos de concreto. Desse modo, hoje vamos ajudar a sanar as indagações sobre o tema.

Esses produtos são utilizados em diversas construções, tanto em grandes projetos, como em obras de estabelecimentos comerciais, faculdades e hospitais, como também em construções residenciais e de pequenos comércios de bairro.

Nesse sentido, entender o que é e como funciona o assentamento desses blocos é fundamental. Assim, você pode compreender melhor o andamento da sua obra.

Bem como, também vai entender a segurança que esses materiais proporcionam para a sua construção. 

Fale a verdade: não há nada melhor que realizar uma construção que sonhamos muito e poder ter informações assertivas e valiosas sobre o tema, não é mesmo? 

Sem mais delongas, veja agora o que é bloco de concreto e como assentá-lo corretamente em uma obra. Confira o artigo na íntegra abaixo e tenha uma ótima leitura!

O que é bloco de concreto?

Primeiramente, saiba que o bloco de concreto nada mais é que o também famoso “blocos de cimento”. 

Nesse sentido, eles surgiram no início do século passado, mais precisamente em 1902 e tem formato de paralelepípedo com dois grandes furos em sua posição vertical.

Ademais, esses blocos, como o próprio nome já diz, são feitos de concreto o que garante muita durabilidade e segurança na sua utilização.

Em que situações indicamos a sua utilização?

Atualmente, indicamos a utilização de blocos de concreto em qualquer tipo de obra. Como por exemplo, na construção de casas, sítios, estabelecimentos comerciais e demais empreendimentos imobiliários.

Isso porque esses itens têm grande durabilidade e são bastante seguros. Além disso, o seu assentamento é relativamente simples. Entenda mais sobre esse processo nos próximos tópicos. Continue a leitura!

Quando escolher o bloco de concreto?

 

Afinal, como assentar blocos de concreto?

Se você deseja saber como assentar blocos está no local certo. Veja abaixo um passo a passo desse assentamento agora, confira!

Tenha os materiais necessários em mãos 

De antemão, você deverá separar os materiais necessários para este tipo de construção. São eles:

  • Argamassa;
  • Chapas de madeira;
  • Mangueira;
  • Colheres de pedreiro;
  • Luvas;
  • Vergalhões;
  • Corda.

Separe-os previamente e inicie o trabalho agora mesmo!

Demarque as medidas e quinas 

Sob o mesmo ponto de vista, antes de realizar o assentamento em si, recomendamos que você demarque as quinas e delimite o espaço onde você vai realizar o assentamento dos blocos de concreto.

Passo a passo para fazer o assentamento correto aqui! 

Ao passo que você realizar os dois processos anteriores, veja abaixo como assentar os blocos corretamente:

  • Primeiramente, recomendamos que você assente os primeiros blocos nas extremidades;
  • Em seguida, execute a primeira fiada de alvenaria da sua obra lembre-se que as fiadas das extremidades devem ser inseridas em até 1,20 m; 
  • Assim, vá para segunda fiada e assente os blocos um por um a partir da linha das extremidades;
  • Realiza esse procedimento até a última fiada. 

Benefícios do bloco de concreto para a sua obra!

Os blocos de concreto são excelentes opções na hora de construir. Conforme falamos antes, trata-se de um dos itens mais vendidos nos dias atuais, quando o assunto é a construção de grandes obras ou de pequenos empreendimentos.

Nesse sentido, veja abaixo 5 vantagens que esses produtos oferecem para os clientes. Confira:

  • De antemão, precisamos ressaltar que eles garantem mais agilidade e produtividade na sua obra. Afinal, com eles o construtor ou pedreiro pode realizar o trabalho rapidamente e sem grandes transtornos;
  • Sob o mesmo ponto de vista, o bloco de concreto é um produto bastante resistente. Ou seja, ele tem uma vida útil bastante longa;
  • Bem como, esse item garante também muita praticidade, uma vez que os seus furos facilitam a passagem das instalações hidráulicas e elétricas da sua construção;
  • Ademais, os blocos de concreto eliminam boa parte do ruído externo da sua construção. Desse modo, ele tem um melhor isolamento acústico que outros itens de obra;
  • Por fim, ele garante muita economia de outros materiais para o seu assentamento, como por exemplo de aço, madeira e até mesmo de argamassa.

Em resumo, realizar uma construção com blocos de concreto garante economia, praticidade e rapidez para a sua obra!

Como utilizar o bloco de concreto decorativo?

 

Ainda tenho dúvidas sobre como assentar blocos de concreto 

Por último, se mesmo depois de ler detalhes sobre o assentamento desses blocos você ainda tiver dúvidas, não precisa se desesperar ou ficar em busca de informações pela internet!

Entre em contato conosco e tire as suas dúvidas sobre como assentar blocos de concreto e outros assuntos relacionados à construção. 

Você pode falar conosco através do WhatsApp ou dos nossos números de telefone disponíveis neste link.

Outras Publicações

×