Quando escolher o bloco de concreto?

O bloco de concreto se popularizou há algum tempo. É comum encontrar vários empilhados em canteiros de obras e construções, e não existe mais dúvida sobre a eficiência desse tipo de material.

Mas ainda há muito dúvida sobre esse material, quando comprar, para que servem realmente, qualidade do material, etc. Então, separamos aqui algumas informações que vão te ajudar a decidir se ele é uma boa opção para você.

Blocos de Concreto - Concrenorte Pré- Moldados

O que é o bloco de concreto?

O bloco de concreto também é conhecido como bloco de cimento, por causa da sua aparência mais áspera e acinzentada. São fabricados em forma de paralelepípedo com dois furos grandes na vertical. Obviamente, há variações, só que esse é o modelo mais comum.

Eles foram criados em 1.902, para dar mais segurança aos muros de hospitais, escolas e grandes construções. Logo, inicialmente, quando foram liberados para o comércio, eram utilizados, fundamentalmente, para a construção de muros.

O uso mais comum está na alvenaria estrutural. Essencialmente, eles são usados em paredes e na parte estrutural de muitas construções.

 

Como é fabricado?

Como o nome já mostra, os blocos são fabricados de concreto. Mas não é um concreto qualquer, é um concreto desenvolvido especialmente para a fabricação dos blocos.

Para que a resistência seja garantida, o cimento, os agregados, os aditivos e a água são colocados na dosagem calculada e misturados controladamente. É um sistema rigoroso de qualidade.

Depois que a mistura fica homogênea, a massa que resulta é vibrada e prensada dentro dos moldes para que possa formar os blocos que conhecemos. O desmolde é realizado antes mesmo da cura do concreto.

Após isso, os blocos são encaminhados para uma câmara com umidade de 100% e temperatura média de 80°C, para que o concreto atinja o ponto de cura mais rápido.

Dois dias depois desse procedimento, começam os testes de resistência, além das conferências de medidas entre outras características. Os que não tiverem em um ponto satisfatório, são descartados. Apenas os blocos de concreto com resistência e medida ideal são colocadas à venda.

 

Como é feita a laje protendida de concreto?

Vantagens do bloco de concreto

1.Isolamento acústico

Embora muitos não saibam, os blocos de concreto possuem uma incrível capacidade de isolamento acústico. Isso ocorre devido ao fato de que ele possui furos verticais, que fica na parte internas das peças, auxiliando na distribuição do som. 

Além disso, as peças ajudam a manter uma temperatura agradável no ambiente em que foi colocado, seja durante o calor ou frio.

2. Resistência

O bloco de concreto é altamente resistente em comparação ao cerâmico, por exemplo. Logo, ajuda na diminuição de entulhos e perda de material durante a construção.

Além disso, devido a essa resistência, os blocos ajudam no isolamento contra vários tipos de insetos. Não haverá problema com cupins, o que é comum de se acontecer com o uso de estruturas de madeira.

3. Aplicação direta de revestimentos

Devido ao tamanho dos blocos de concreto, é permitido que os revestimentos sejam aplicados de forma direta. Além disso, em construções industriais ou muros convencionais, há a possibilidade de deixar os blocos visíveis, bastando, tão somente, uma pintura, sem necessidade alguma de argamassa. Bem prático, não é?

4. Variedades

Esses blocos estão disponíveis no mercado das mais variadas formas e dimensões. Isso faz com que eles se adequem de forma quase perfeita na construção, evitando cortes e quebras desnecessárias, reduzindo desperdícios indesejados.

 

5. Qualidade

Como explicado no tópico acima, a dimensão dos blocos e a mistura da massa são feitas de forma extremamente precisa. Isso faz com que esse produto tenha uma qualidade muito superior aos modelos concorrentes.

Embora seja um pouco mais caro, o que é esperado de um produto com tamanha qualidade. Vale ressaltar a economia que ocorrerá devido a não necessidade do uso de revestimento e argamassa. Além da garantia de não ter dores de cabeça futuramente.

 

Dicas para quem vai construir com Bloco de Concreto

 

Quando devo escolher o bloco de concreto?

Geralmente, quem dita sobre isso, é o engenheiro responsável pela obra. Mas se a finalidade da obra é uma boa estruturação, com um produto durável, os blocos de concreto são uma excelente escolha.

Já foi abandonado o conceito de esse tipo de bloco é utilizado apenas na indústria, cada vez mais se tem construído muros em prédios residenciais e até mesmo casas comuns. Todos que querem mais segurança, uma boa vedação e conforto, estão optando pela escolha do bloco de concreto.

Quer conhecer mais sobre esses blocos? Entre em contato conosco através do chat de atendimento, será um prazer lhe ajudar.

Outras Publicações

×