Como é feita a laje protendida de concreto?

A laje protendida de concreto já é amplamente usada em obras Residenciais e Comerciais de pequeno, médio e grande porte. Não é de hoje que se conhece as vantagens de se aplicar esse método em construções de variados tipos.

Hoje em dia já se sabe que essa espécie de laje pode ser indicada em edificações menores, devido a sua segurança e ao fato de que é mais prática que o convencional concreto armado, já que sua moldagem é muito mais simples

A laje protendida possui uma espessura menor, e também ajuda a diminuir o peso da estruturação, além de durar muito mais que as lajes convencionais pelo escasso aparecimento de fissuras. Outra grande vantagem é a possibilidade de concretagem do piso da laje com peças de até 3,20 Mts de comprimento sem qualquer escoramento.

Agora que sabemos de algumas das dezenas vantagens dessa tecnologia aplicada na laje, vamos entender como ela é fabricada. Mas antes disso, é necessário a compreensão de alguns conceitos básicos que envolvem a tecnologia de protensão e o seu processo.

 

Você também pode se interessar: Lajes de Concreto

 

Protensão

 

Um dos motivos da laje protendida não possuir fissuras na sua construção, e até mesmo resistir ao tempo sem apresentar nenhum tipo de rachadura com facilidade (em uma edificação realizada dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT), é, sem sombras de dúvidas, devida a protensão.

A protensão, em palavras simples, é um meio de tensionar vigas ou cabos, melhorando a resistência do material, devido a ação de movimentos diversos, ou seja, uma espécie de compressão prévia.

Protensão aplicada ao concreto

 

O concreto se tornou o material mais importante no ramo da construção. Sua fabricação é de baixíssimo custo, os ingredientes que o constitui são: pedra, água, areia e cimento; materiais baratos e fáceis de se encontrar.

A protensão aplicada no concreto consiste na introdução de movimentos repetitivos e rápidos na viga, que ajudam a anular ou reduzir tensões das trações no concreto. Quando isso ocorre, evita-se o surgimento de fissuras precoces.

Esse sistema faz com que as quantidades normais de aço e de concreto diminuam, já que será aplicado um material e técnica de maior resistência. Sendo esse método um dos mais modernos e eficientes do mercado.

 

Fabricação da laje protendida

 

A etapa de concretagem desse tipo de laje é bem parecida com a das estruturas comuns. O que muda, neste caso, são as fases relacionadas à execução da protensão, que pode ocorrer de duas formas:

Na primeira, posiciona-se os aços na bancada, onde receberão a tração em todos os cabos antes de ser lançado o concreto. Depois que o concreto aplicado se envolver no aço, as bancadas serão removidas para que se possa propiciar a tração ao concreto através de processo de fricção por todo o cabo de aço.

O segundo método se baseia em bainhas internas para concretar a peça, que servirão de via para a passagem do aço. Depois disso, o concreto ganhará resistência, que geralmente é definida no projeto da construção, e então ocorrerá a protensão com a ajuda de macacos hidráulicos e ancoragens.

E são exatamente esses processos que fazem com que o concreto da laje protendida fique comprimido de modo permanente, evitando as temíveis fissuras, tornando essa opção confiável e com grande durabilidade.

 

Dicas importantes

 

Embora a laje de concreto seja uma opção rentável e repleta de garantias de durabilidade, é importante que o processo de protensão e montagem da laje seja acompanhado por profissionais capacitados nesse tipo de procedimento.

A qualidade do concreto é essencial para uma boa execução da obra. Não deixe de verificar com o fabricante ou fornecedor sobre o procedimento de fabricação do concreto, e dos demais materiais usados na protensão.

É importante saber que o concreto é um material permeável, logo é fundamental a impermeabilização contra vazamentos de água.

Entenda tudo sobre: Impermeabilização das lajes de concreto

 

Toda construção deve ser acompanhada por quem realizou o projeto da edificação, e tudo que foi descrito no projeto deve ser seguido à risca, para evitar erros e gastos desnecessários. 

Além disso, o projeto deve respeitar as normas da ABNT, que traz 04 normas diferentes sobre a construção civil com lajes protendidas, sendo elas a NBR 6118, que regula os procedimentos para a projeção das estruturas de concreto, a NBR 14931, que dita a respeito da execução dessas estruturas, a NBR 14859, que elenca os requisitos de lajes pré-fabricadas e, por fim, a NBR 14681, que traz os requisitos e procedimentos para lajes alveolares pré-moldadas de concreto protendido.

 

A laje protendida é, sem dúvida alguma, uma das melhores escolhas quando o assunto é durabilidade, conforto e segurança. 

 

Está interessado em conhecer mais sobre a laje protendida? Venha fazer um orçamento através do nosso chat de atendimento logo abaixo. Estamos online para lhe atender! 

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte