(63) 3411-2100

Matriz / Araguaína-TO

(99) 3524-7373

Filial / Imperatriz-MA

Impermeabilização de laje: descubra por que é importante

 

Obra é assunto sério. A segurança e a perenidade do resultado estão nos detalhes. Qualquer descuido pode resultar em terríveis dores de cabeça no futuro.

A fase estrutural é cheia de requisitos que precisam ser cumpridos. A escolha do cano errado para o sistema de aquecimento ou o chuveiro elétrico pode obrigar você a trocar o cano e gastar os tubos quebrando e consertando parede.

Não calcular a curvatura correta do telhado, de acordo com a matéria empregada, pode se transformar num risco entre tantos outros, que devem ser evitados com um planejamento rigoroso de projeto, atendendo a todos os detalhes.

A impermeabilização da laje é um desses muitos requisitos que não podem estar ausentes do plano de projeto. Uma boa impermeabilização da laje é a garantia de que as infiltrações, mofo e até coisas piores, como a queda da estrutura, não irão acontecer.

impermeabilização da lajePor que é tão importante a impermeabilização da laje?

Sabemos que a laje é um elemento presente em quase todas as construções. A função desse elemento é fazer a contenção das cargas sobre a estrutura e distribuí-las para os pilares e vigas.

Por ter esse papel tão importante em uma estrutura, sua execução tem que estar cercada de cuidados. Trata-se de um elemento que, antes de tudo, está relacionado à segurança. O dimensionamento correto e a obediência às normas de segurança são passos que precisam ser dados antes mesmo da execução.

Em que pese todos os cuidados durante o planejamento e a execução do projeto, eles não se exaurem na entrega da obra. Ao longo do tempo, por maiores que sejam os cuidados tomados, podem aparecer fissuras e vibrações, decorrentes do uso, fora os riscos relacionados aos fenômenos naturais, entre outros problemas.

As infiltrações estão entre esses muitos riscos que o tempo impõe ao projeto. Afinal, as lajes estão expostas permanentemente à umidade. Em alguns casos, onde são a única cobertura da construção, o que não é tão incomum, estão expostas, também, ao vento e à chuva.

Leia Também: Descubra porque a impermeabilização é tão importante ]

Em se tratando de uma estrutura que ocupa grandes extensões, não é difícil perceber que os cuidados devem ser redobrados, principalmente quanto à exposição às intempéries e condições climáticas se soma o tráfego pesado, como acontece em estacionamentos na cobertura.

Em qualquer situação, todavia, é elementar que se tome os devidos cuidados com a impermeabilização da laje. Do contrário, a estrutura estará exposta a problemas como bolor, manchas, descascamento de pintura e revestimentos, infiltrações e até riscos estruturais e de segurança.

 

Vantagens de impermeabilizar a laje

Uma das grandes vantagens da laje bem impermeabilizada é que ela pode, inclusive, substituir o telhado convencional como primeira proteção, barateando o custo do projeto.

Além disso, a laje é uma estrutura bem mais segura, menos suscetível à ação dos fenômenos naturais. Não é comum vermos lajes voando quando a edificação é exposta a ventos, como pode ocorrer com o telhado convencional, principalmente com as telhas de barro.

Em condomínios ou edifícios, a laje pode se incorporar à área social do prédio, se transformando em área de lazer e conveniência. Aliás, o aproveitamento de elementos da estrutura vertical como parte da proposta de entretenimento, interação, lazer e conveniência ajudam a reduzir a área construída, valorizando o empreendimento com menor custo.

A laje combinada com o telhado também é uma boa solução. Como o material empregado no telhado sofre a corrosão do tempo e a ação de agentes como vento e chuva, a laje passa a ser uma segurança quanto àquelas infiltrações que tomam a vida do proprietário de assalto. O cuidado deve ser para não se criar dois problemas, duas despesas com reparos no futuro. Por isso é tão importante fazer a impermeabilização da laje da forma correta.

Exposta ou não, a laje é feita de concreto, um material que não é 100% impermeável. Por essa razão, é fundamental a aplicação de um sistema de impermeabilização, principalmente se a estrutura for exposta.

Vale ressaltar, no entanto, que nem mesmo a impermeabilização da laje garante sua integridade, uma vez que está exposta a outros agentes naturais, como sol, vento e mudanças de temperatura. Tudo isso contribui para, com o tempo, acarretar falhas na estrutura, como trincas e fissuras, que podem facilitar a infiltração. Sendo assim, além da impermeabilização da laje, essa estrutura deve passar por revisões periódicas para analisar o nível de desgaste.

Busque ajuda profissional para definir qual o modelo de impermeabilização da laje que melhor se integra ao seu projeto. Há vários deles, como impermeabilização com manta asfáltica, com poliureia, emulsão acrílica, injeção química, com poliéster flexível e silicone.

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte