Como calcular o peso ideal da caixa d’água para sua base de concreto

 

O concreto é um material já reconhecido por ser extremamente resistente e suportar peso por muito tempo, sem apresentar variações significativas. O material é utilizado hoje nos mais diferentes tipos de construções, inclusive, tem ganhado espaço nas propriedades rurais, que até pouco tempo, se limitavam ao uso da madeira.

Uma das aplicações do concreto é a construção de base para as caixas d’águas. Isso porque a base para se colocar uma caixa d’água precisa justamente ser extremamente segura e resistente, pois irá comportar um peso relativamente alto. Além disso, a base de concreto também é fácil de ser instalada, independente da altura, uma vez que as caixas d’água precisam ser instaladas a uma certa altura, garantindo a queda necessária de água para o abastecimento de todo o estabelecimento.

No entanto, para que tudo saia como o esperado e não se tenha surpresas desagradáveis ao longo do tempo, é fundamental calcular corretamente o peso ideal da caixa d’água para a sua base de concreto, afinal, por mais que se trate de uma estrutura resistente, ela tem uma limitação.

Antes de falarmos do cálculo do peso ideal da caixa d’água para uma base de concreto, vamos tratar das vantagens que se tem em se optar por essa estrutura:

1 – Custo X Benefício – uma das vantagens é o ótimo custo benefício que a base de concreto oferece. Trata-se de um material acessível, ou seja, o seu preço está longe de ser explorador, e como falamos anteriormente, é uma estrutura resistente e definitiva, o que significa que a economia é também de longo prazo, pois não será necessária fazer a substituição da base, pelo menos não com tanta frequência.

2 – Segurança – essa é, sem dúvida, a maior vantagem. Não há nada melhor do que contar com uma estrutura segura, que não colocará em risco a sua segurança e das demais pessoas e até animais que convivem no mesmo espaço que você. Por ser muito resistente, as chances de se quebrar com o peso da caixa d’água são praticamente nulas.

3 – Resistência à corrosão – outra vantagem da base de concreto é que ela não se altera com a ação do tempo. Ou seja, por mais que ela fique exposta ao sol e à chuva, não corre o risco dela oxidar e sofrer corrosão, como acontece com as bases de ferro.

4 – Economia de espaço – e para terminar, a base de concreto também ocupa pouco espaço, praticamente apenas o tamanho da sua caixa d’água. Assim, a economia de espaço permite que você tenha mais autonomia na hora de escolher o local onde ela será instalada.

Como calcular o peso ideal da caixa d’água para sua base de concreto

Agora que você já sabe as vantagens de se ter uma base de concreto, é importante saber calcular o peso ideal da sua caixa d’água para que a sua base de concreto suporte adequadamente o peso que será colocado sobre ela. Antes de comprar a base, é primeiro necessário saber o tamanho da caixa d’água.

Por exemplo:

O gasto médio de uma pessoa por dia é de 150 litros de água. Assim, uma casa que tenha quatro pessoas, precisa de uma caixa d’água que tenha, no mínimo, 600 litros, que é a quantidade que será utilizada em um dia. Mas afinal, quanto pesa uma caixa d’água com 600 litros? A resposta é: 600 quilos, ou seja, mais que meia tonelada.

Veja Também: [Bases para caixa d’água: como escolher?] 

Note que estamos falando de uma caixa relativamente pequena, portanto, a sua base de concreto precisa ser planejada de acordo com a sua realidade. Como tratamos aqui de propriedades rurais, o tamanho da caixa d’água será maior, pois as atividades exigem maior volume de água.

E por falar nisso, ao calcular o peso ideal da sua caixa d’água, você, proprietário de propriedade rural, precisa ter em mente também como será o método de distribuição da água para os bebedouros. Isso faz toda a diferença! Então, ao calcular o peso da sua caixa d’água, lembre-se de que não é apenas calcular o consumo de água da sua casa, mas de toda a sua propriedade, considerando inclusive a quantidade e o tamanho dos bebedouros que serão abastecidos com essa caixa d’água e a distância que eles estão localizados.

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte