Como escolher o lustre para sala de jantar

Escolher o lustre para sala de jantar pode ser uma tarefa complicada se você não sabe por onde começar.

A iluminação, além de criar uma sensação de conforto, claridade e aconchego, também impacta a decoração. 

Ou seja, uma iluminação que cumpra sua função iluminará e realçará, por meio da luz de lustres, algum objeto ou local específico.

No entanto, para uma boa iluminação do espaço é essencial considerar alguns aspectos. Como o fluxo de pessoas, o número de moradores da casa e o tamanho da sala.

É importante saber também que há diferentes tipos de lustres com tamanhos variados. E que o lustre para a sala de jantar se difere dos lustres específicos para outros espaços da residência. 

Portanto, um lustre, também conhecido por luminária pendente, é a maior aposta de iluminação para a sala de jantar. 

Prossiga com a leitura desse artigo para descobrir como acertar na escolha do lustre para sala de jantar!

A funcionalidade do lustre para sala de jantar

Por conta do tamanho das salas de jantar, tanto dos apartamentos quanto das casas, o lustre para sala de jantar é o mais indicado. 

Eles iluminam e decoram o ambiente porque a iluminação proveniente deles é difusa. 

O que significa que ela tem a capacidade de se expandir por todo o espaço para iluminá-lo de maneira uniforme. 

A iluminação difusa, mesmo ao iluminar todo o ambiente, não é direta e nem forte. Há um vidro ou acrílico que deixam a luz menos intensa, tornando-a suave. 

E, mesmo com a intensidade de luz mais suave, esse tipo de iluminação não deixa de ser eficiente em iluminar todo o espaço.

Como fazer aquele churrasco vegetariano que impressiona as visitas.

 

Proporções que se deve considerar para escolher um lustre para sala de jantar

Para escolher o lustre para a sala de jantar, o proprietário do imóvel deve considerar as proporções de pessoas e de metros quadrados do espaço. E seguir essas orientações possibilita melhor iluminação para os móveis e para o  conforto dos convidados.

Dessa forma, um lustre para sala de jantar deve ter uma iluminação adequada e suficiente. E conseguir iluminar a mesa de jantar, destacar a decoração do espaço e criar uma atmosfera positiva. O que é possível quando se considera alguns fatores como altura, tamanho e iluminação das luminárias pendentes.

 

Altura do lustre em relação à mesa de jantar

As proporções adequadas de altura entre a mesa e o lustre para  sala de jantar são de 75 a 90 cm. Pois essa altura faz com que o lustre para a sala de jantar ilumine o espaço e não interfira na mesa e em seus utensílios.

Isso significa que o lustre não pode ficar nem muito alto e nem baixo o suficiente. Ele precisa estar no meio termo da mesa para não bloquear a vista das pessoas. E para não esbarrar na mesa e no que está sob ela.

 

Tamanho ideal do lustre para sala de jantar e sua centralização

Já o tamanho ideal de um lustre é que ele tenha a metade da largura da mesa, sendo proporcional a ela. Ele não pode deixar o móvel com aspecto de ser muito grande ou muito pequeno. Por exemplo, se uma mesa possuir 1,8 metros, o item de iluminação precisará ter 90 cm.

Mesmo que o lustre para sala de jantar seja redondo ou quadrado, o proprietário do imóvel precisa seguir suas proporções. E esse item precisa se localizar sobre o centro da mesa.

 

Combinação entre lustres para chegar ao tamanho ideal

Se a mesa de jantar for muito grande, dificilmente encontrará  lustres para sala de jantar gigantes. Por isso, recomenda-se a composição de lustres, na qual dois ou mais lustres se anexarão uns aos outros para alcançar o tamanho da metade da mesa. 

A luminária pendente tem que sempre estar centralizada com a mesa. O que faz com que o tamanho dela precise ser proporcional não só ao cômodo, mas também com a mesa de jantar. 

E a combinação entre os lustres traz como grande aliado a iluminação difusa, que iluminará todo o espaço e valorizará a decoração.

Conheça o Espaço Requinte.

 

A luminosidade também precisa ser proporcional

Mesmo que a iluminação de um lustre para sala de jantar seja difusa, ela também precisa seguir uma proporção. Não há como apenas uma lâmpada iluminar todo o espaço, ainda mais se a sala de jantar for grande.

Os lustres, geralmente, apresentam vários soquetes para que um número bom de lâmpadas se encaixem. Pois há situações e ambientes que precisam de mais iluminação do que outros e isso precisa ser considerado na escolha de um lustre para sala de jantar.

Portanto, o proprietário do imóvel precisa se atentar às particularidades do cômodo ou do evento para instalar mais lâmpadas. O que fará com que cada lustre para sala de jantar apresente duas, três ou mais lâmpadas de acordo com a necessidade.

 

Outras Publicações

×