Como fazer ligação elétrica na sua casa?

Ao comprar um novo terreno, seja em zona urbana ou rural, é comum se ter inúmeras dúvidas sobre o início de uma construção. Mas, antes de se pensar na obra, é necessário que ocorra a ligação elétrica no seu lote, para que, assim, você possa ter uma construção regular e livre de problemas.

Antes da construção de fato, você deve submeter o projeto da obra à prefeitura, para que tudo seja aprovado e regulado. Depois disso, é fundamental solicitar o ligamento de água e energia.

Embora seja um pouco comum construtores “pegarem” energia emprestada do vizinho, essa prática não é correta, e segura. Geralmente são utilizados fios clandestinos que podem sobrecarregar a rede e causar acidentes.

Poste padrão de concreto

O poste padrão de concreto é hoje uma das melhores opções do mercado para a ligação elétrica residencial.

A função dele é ser o responsável para que a energia seja instalada em seu imóvel, fazendo a ligação entre a sua construção (ou casa) e o poste da rua. Ele é fabricado com cimento, o que o torna muito resistente durável, sendo quase inexistente a necessidade de manutenção do poste em si.

O poste padrão se torna a base da caixa dos fios de tensão da energia elétrica, por isso é necessário comprar em lojas responsáveis que ofertem um produto de qualidade.

Agora que você sabe da importância da ligação elétrica residencial e conheceu um pouco sobre o poste padrão de concreto, está na hora de conhecer as etapas para realizar a ligação de energia em sua residência.

Veja também:Vantagens do Poste Padrão Pré-Moldado 

1. Compra do poste

Embora o poste padrão seja o mais recomendado para servir de base da instalação, é importante já comprar ele pronto. Além disso, é necessário tomar muito cuidado com transporte do poste, para certificar que não houve nenhuma rachadura durante o percurso.

Não importa o modelo e estilo que você escolha, não deixe de se atentar à qualidade e transporte do produto, para não ter problemas futuros.

2. Cavar o buraco para a instalação

Geralmente, junto com a compra do poste já é acordado a instalação. No ato da entrega, os profissionais competentes para isso já deixam tudo pronto só para que seja solicitado a ligação elétrica residencial.

No entanto, é necessário que já se tenha contratado alguém para cavar o buraco onde o poste padrão será instalado, então, não se esqueça desse pequeno detalhe.

Mas não se preocupe! No ato da compra, os vendedores vão lhe dar todas as informações necessárias de como o buraco deve ser cavado, e ainda auxiliar com as dúvidas referentes ao diâmetro e profundidade.

3. Instalação do poste

Como já explicado anteriormente, a própria empresa que faz a venda costuma fazer o trabalho da instalação. Ou seja, o valor que você paga, também é para deixar o poste no lugar onde o buraco foi feito.

Logo, não se esqueça de tirar todas as dúvidas que tiver no ato da compra do poste padrão.

4. Solicitação da ligação elétrica residencial

Essa é a parte mais burocrática, embora sejam bem simples. Os passos a serem seguidos vão depender das normas internas de cada empresa de energia, então é necessário que você procure a da sua região e se informe.

Mas, no geral, depois que é realizada a instalação do poste padrão, basta comparecer à agência de atendimento da companhia de luz da sua cidade com os documentos pessoais em mãos, juntamente com o carnê do IPTU para que eles possam ter os dados do terreno.

Não é regra, mas a solicitação é gratuita. Só que, como já descrito, só os agentes técnicos podem lhe dar essa informação com mais precisão.

5. A ligação

A companhia de luz pode demorar alguns dias para realizar a ligação da energia. A demanda é alta, então é necessário ter paciência. Em caso de extrema necessidade, juntamente com o formulário de pedido de ligação, você poderá solicitar a urgência no atendimento, então atente-se a isso.

Uma vez que os técnicos estejam lá, a ligação é bem rápida, levando apenas alguns minutos.

Entre em contato conosco: FALE CONOSCO

Apresentamos um guia básico para você sobre como funciona a ligação elétrica e o poste padrão. Não tenha pressa em escolher o seu produto antes de finalizar a compra, tenha a certeza de estar comprando um material de qualidade e que irá durar por muito tempo.

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte