(63) 3411-2100

Matriz / Araguaína-TO

(63) 3014-3215

Filial / Palmas-TO

(99) 3524-7373

Filial / Imperatriz-MA

Como o concreto usinado é fabricado?

Se tornou algo corriqueiro encontrar caminhão betoneira nas ruas da cidade, indo em rumo às construções. Mesmo em cidades menores, isso tem se tornado cada vez mais frequente, e caso você não saiba, esse tipo de transporte é responsável por transportar o tão comentado concreto usinado.

O que tem contribuído para a popularização do uso do concreto usinado, com certeza foi a agilidade na entrega de toda a matéria prima e o árduo controle de qualidade desse tipo de concreto.

Embora ele custe um pouco mais que o concreto convencional, há inúmeras vantagens que fazem compensar essa diferença no preço. Separamos aqui algumas informações sobre o concreto usinado para te manter informado.

O que é o concreto usinado?

O segredo do concreto usinado está na sua produção, onde é utilizada uma central especializada. É nesse centro que vai ocorrer o cálculo de todos os materiais que vão compor a massa do concreto em uma dosagem diferente e especial. 

Diferente, pois é mais específica e analítica. A massa precisa de um acompanhamento de uma equipe especializada e com experiência para que ela fique na espessura correta, o que não ocorreria em outro tipo de ambiente.

Isso porque o concreto usinado, é um padrão superior de concreto. Existe todo um parâmetro de medidas exatas para que a massa chegue no nível de qualidade desejado. As proporções e cálculos serão feitas por um profissional devidamente capacitado para isso.

Qual a diferença entre concreto e cimento? 

concreto usinado

Como o concreto usinado é fabricado?

O concreto usinado é fabricado em usinas específicas e especializadas em concreto, tudo de acordo com a norma NBR 7212/2012, que traz diretrizes referentes à dosagem nas centrais.

O processo de fabricação é basicamente juntar os aditivos que formarão a massa, que é previamente calculada na central. Após a fabricação, é importante que o concreto seja transportado através dos caminhões betoneiras, que seguirão rumo aos canteiros de obras e construções.

O uso desse tipo de caminhão é recomendado, pois é essencial que o veículo não agite a massa que está sendo transportada. Se isso ocorrer, pode prejudicar a mistura, por isso esses caminhões são essenciais. 

É um pouco mais complicado fabricar o concreto no local da construção pela limitação do espaço. As centrais necessárias para a mistura ocupam muito espaço, e nem todo canteiro de obras dispõe desse recurso. E, visando a qualidade da mistura, a melhor escolha é fabricar nas usinas e transportá-lo no caminhão betoneira.

A critério de curiosidade, o concreto usinado é medido a metro cúbico (m³), e ocorre, geralmente, depois do adensamento da argamassa enquanto ainda está seca. Esse tipo de concreto também é conhecido como concreto dosado em central.

Vantagens do concreto usinado

Claro que você já percebeu que o concreto usinado possui uma qualidade superior ao concreto convencional, certo? Agora vamos te mostrar algumas das inúmeras vantagens dele:

Segurança

Um dos fatores da segurança está interligado ao fato de que o uso de caminhões betoneira diminui o fluxo de pessoas que são necessárias para a fabricação do concreto, uma vez que a massa é transportada já misturada.

Ou seja, é muito mais fácil remanejar a equipe e ainda sobre espaço e comodidade no canteiro de obras.

Uniformidade

Comparado ao concreto convencional, o concreto usinado possui uma qualidade muito superior, além de uma harmoniosa homogeneidade. O concreto “fabricado” no canteiro de obras pode apresentar inúmeros defeitos, principalmente quando o assunto é essa uniformidade.

Isso se deve ao fato de que, muitas vezes, os instrumentos de preparação e medição usados em um canteiro podem não ser tão eficientes e prejudicar alguma etapa do processo de fabricação.

O concreto usinado tem sua uniformidade garantida por conta do rigoroso controle de quantidade e qualidade dos materiais utilizados durante sua fabricação. Além disso, o transporte realizado pelo caminhão betoneira garante que a massa não será prejudicada durante a locomoção.

Durabilidade

Quando se fala em durabilidade, se leva em consideração o período que a estrutura permanece intacta após a construção, sem precisar de manutenções. 

O principal objetivo no uso do concreto usinado, é garantir que a obra se mantenha em perfeito estado após anos da construção. Mas isso só ocorre quando a concretagem é realizada com materiais de altíssima qualidade e há um bom manejo da massa, o que claramente ocorre com o concreto usinado.

Mas, não se engane. O concreto convencional ainda é muito bom. No entanto, o concreto usinado possui um padrão de qualidade ainda mais rigoroso, e hoje já é acessível para todos os tipos de obras.

Quer conhecer mais sobre o processo de concretagem ou fazer um orçamento? Entre em contato conosco através do chat de atendimento.

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte