O banheiro é o ambiente da casa que mais precisa de atenção. É mais úmido que o restante da casa e mais propenso a acumular sujeiras pelo uso constante.
As louças do banheiro são particularmente sensíveis a manchas, e por mais que sejam bem cuidadas, quando você vê, aparecem manchas de ferrugem ou amareladas.
O vaso sanitário e a caixa acoplada são de porcelana, e esse material é sensível ao contato de minerais e metais pesados presentes na água, e com ela correndo constantemente ou em longos períodos sem utilização, estes materiais naturalmente são depositados na porcelana deixando-a manchada.
O que causa ferrugem?
As manchas de ferrugem que aparecem normalmente são ocasionadas por água com alto teor de ferro, o problema é notado com mais facilidade em residências que usam água de poços artesianos, e em regiões onde existe uma grande quantidade de ferro na água. Quando o ferro entra em contato com o oxigênio presente na água e no ar, ocorre uma reação química e a ferrugem é o resultado.
Como tirar as manchas do vaso sanitário?
Mesmo que você seja cuidadoso, ainda é possível que, com o tempo, aquela crosta amarelada ou as manchas esbranquiçadas apareçam. A Ureia presente na urina e o cálcio presentes na água são os responsáveis por elas.
Pensando em ajudar, separamos algumas dicas caseiras para te ajudar na remoção destas manchas para que seu vaso sanitário e caixa acoplada fiquem branquinhos de novo.
Cuidado!
Toda limpeza deve ser feita com atenção à sua proteção, procure usar luvas de borracha próprias para o serviço e mantenha o ambiente arejado. Alguns produtos químicos podem gerar gases.
Relacionamos 2 produtos simples que sempre temos em casa, para fazer a limpeza.
Dicas e cuidados de limpeza para sua casa durante o isolamento social
Bicarbonato de Sódio
Comece calçando as luvas e retirando a água de dentro do vaso, use um copo descartável para esse processo, precisamos retirar a água para que nossa misturinha fique mais concentrada.
Depois de retirado excesso de água, polvilhe aproximadamente 2 colheres de bicarbonato de sódio sobre a área manchada do vaso, em seguida, borrife um pouquinho de água sobre o pó, formando uma pasta. Deixe o bicarbonato agir durante alguns minutos e esfregue com uma lã de aço, se as manchas forem superficiais, elas sairão sem muito esforço.
Mas se seu vaso sanitário estava em desuso a algum tempo, você pode ter crostas realmente desafiadoras. Teremos que usar um reforço.
Vinagre
No caso de manchas ou crostas de sujeiras resistentes, a melhor opção é usar o bicarbonato de sódio em conjunto com o vinagre. Isso mesmo, o vinagre. Ele é uma substância que é bastante usada contra manchas de ferrugem em vasos sanitários, basta borrifar ele puro sobre a mancha e deixar agir alguns minutos, depois esfregue com uma lã de aço.
Mas, para aquelas manchas mais difíceis, que comentamos acima, façamos o seguinte:
Com as mãos seguras dentro de uma luva emborrachada, retire a água do vaso sanitário e salpique o bicarbonato de sódio, a seguir borrife o vinagre sobre o bicarbonato.
Cuidado aqui, porque o vinagre quando entra em contato com o bicarbonato gera uma reação química, que parece “ferver”, então mantenha seu rosto o mais afastado possível enquanto borrifa o vinagre. Deixe essa misturinha agir por uns 10 minutos e esfregue com a lã de aço.
Quer evitar o trabalho e trocar as louças do banheiro?
Agora, se você quer fazer a troca do vaso sanitário e caixa acoplada, recomendamos o Conjunto de Bacia com Caixa Acoplada Ecoflush® 3/6L da Celite.
A linha City da Celite é perfeita para quem busca um design moderno, fácil de limpar e com acessórios em metal cromado.
Disponível na nossa loja de materiais para construção, em Araguaína.
Venha nos fazer uma visita.