Concreto com inteligência artificial? O que significa isso?

Veja na matéria de hoje como a inteligência artificial está diretamente ligada com a criação de concreto e com a construção civil. Confira!

Atualmente, conceitos modernos como a IA (Inteligência Artificial), metaverso e realidade virtual estão cada vez mais na boca do povo, não é mesmo?

Entretanto, você sabia que a IA já está muito presente na criação e desenvolvimento de concreto? Bem como, também está cada vez mais inserida em outros setores da engenharia civil?

Entenda mais sobre o tema no nosso post de hoje. Tenha ótima leitura e continue conosco!

Processos de construção e a inteligência artificial

De antemão, saiba que as ferramentas digitais e a IA estão muito presentes na construção civil. Nesse sentido, esses conceitos e suas características devem crescer muito nesse setor da economia nas próximas décadas. 

Assim, será cada vez mais comum unir digitalização, automação e IA nas construções e projetos de casas, hospitais, faculdades, dentre outros empreendimentos.

Veja mais características da IA nos tópicos seguintes. Acompanhe a leitura. 

Afinal, o que é a IA e como ela vai transformar a construção mundial?

Antes de mais nada, a inteligência artificial trata-se de um conceito em que máquinas conseguem realizar ações cognitivas humanas, como:

  • Aprendizado;
  • Resolução de problemas;
  • Bem como, assimilação de conceitos;
  • E até mesmo possuem reconhecimento de padrões. 

Em grandes empresas de construção civil já é possível realizar o monitoramento avançado de segurança e até mesmo filtrar com muita assertividade e-mails graças a IA. 

Além disso, a IA também pode ser muito benéfica quando assunto é a criação e distribuição de concreto.

Bem como, ela oferece benefícios em outras áreas de empresas da construção civil. Acompanhe:

Uso dessa tecnologia em testes de qualidade

Primeiramente, com a IA é possível realizar testes de qualidade cada vez mais assertivos, após as máquinas verem modelos já existentes de padrões de altíssimo nível.

Ou seja, com imagens coletadas por drones ou através de fotos, a IA pode obter informações sobre potenciais danos ou problemas em edifícios ou construções de casas, antes mesmo que haja qualquer demanda. 

Automatização e melhoria de performance nas empresas

Ademais, máquinas com a inteligência artificial poderão fazer boa parte dos serviços que os funcionários humanos levariam muito tempo para desenvolver.

Assim, isso beneficia tanto os colaboradores, como também permite a automação de várias tarefas de uma companhia. 

Design e criação 

Sob o mesmo ponto de vista, com a IA é possível capturar informações de melhores materiais, conhecer os modelos de construção mais bacanas e também coletar dados ambientais para uma criação e design cada vez mais inteligente e bonito de uma obra.

Além disso, com modelos desenvolvidos pela IA em 3D, os profissionais de hidráulica, engenharia e arquitetura, podem gerenciar, planejar e construir de maneira muito mais eficiente e com cada vez menos erros.

Em resumo, isso garantirá mais economia e também melhor qualidade nas construções! 

Facilidade para analisar dados e informações

Os sistemas de IA conseguem analisar mais informações em menor tempo que qualquer ser humano. Sob o mesmo ponto de vista, com sensores de segurança, imagens de drones e até mesmo com vídeos de dispositivos móveis, essas máquinas poderão gerar ótimos relatórios.

Será que a IA vai (realmente) dominar o mundo?

Muitas pessoas temem que a IA domine o mundo e que acabe com postos de trabalho. No entanto, vale a pena ressaltar que este tipo de tecnologia só existe porque o ser humano a criou.

Bem como, cabe salientar que ela se aprimora todo dia baseada também na inteligência e no desenvolvimento humano. 

Basicamente, a IA poderá trazer inovações a curto, médio e longo prazo para a construção civil e para outros setores do Brasil e do mundo.

Atualmente, é cada vez mais importante investir em soluções que garantam a sustentabilidade, agilidade e também formas mais simples para desenvolvimento de trabalhos. Por isso a IA deve ser encorajada. Ademais, as iniciativas que desejam otimizar processos das companhias e melhorar o desempenho dos serviços e produtos das empresas, precisam ter investimentos.

Em resumo, seja para criação de concretos, argamassas, ferragens ou qualquer outro tipo de produto e serviço, a IA pode ser benéfica e garantir mais segurança e economia.

Concreto planejado e menos fases de testes na sua obra

Um programa de pós-graduação em modelagem computacional da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) apresentou uma pesquisa em que é possível prever a compressão e resistência de concreto a partir da análise de dados quantitativos inseridos antes mesmo do início da construção.

Desse modo, o dia a dia em canteiros de obra serão mais práticos e também haverá um combate mais eficaz ao desperdício!

Você gostou de aprender um pouco mais sobre inteligência artificial? Leia em nosso blog outros post sobre decoração e não deixe de conferir o nosso Guia da construção. Conte conosco para se informar!

Outras Publicações

×