Confira 5 vantagens dos pisos intertravados

Confira 5 vantagens dos pisos intertravados

O piso intertravado costuma chamar a atenção principalmente por questões estéticas. Mas não é só isso que é levado em conta quando falamos das vantagens dos pisos intertravados.

A beleza é apenas um resultado já esperado. O fato é que existem outros motivos que levam as pessoas a optar por esse tipo de piso na hora fazer a parte externa de uma obra.

Essas peças pré-fabricadas de concreto se encaixam umas às outras facilmente, sem a necessidade de argamassa ou de alguém especializado para colocar o piso. Também são práticos de trocar e tirar do lugar, caso seja preciso realizar alguma manutenção no solo.

Ficou curioso para saber mais sobre as vantagens dos pisos intertravados? Confira cinco delas:

vantagens dos pisos intertravados1 – Durabilidade

A primeira das vantagens no uso desse tipo de piso está na questão da durabilidade. As peças de concreto duram mais do que outros tipos de piso, como os de cerâmica.

O intertravado, inclusive, é considerado melhor do que os paralelepípedos e do que o próprio asfalto. Isso ocorre pelo fato de não ter nada interligando o piso intertravado. Então, nas suas divisórias, é possível que a água consiga escoar naturalmente sem causar danos às peças.

Uma curiosidade interessante a respeito do piso intertravado é que a média de duração das peças de concreto é de 20 anos.

2 – Fácil instalação

Dentre as vantagens dos pisos intertravados, está a fácil instalação. Basicamente, tudo que você precisa para criar um calçamento com blocos intertravados é das próprias peças.

A instalação não precisa de pessoal especializado e pode ser feita por qualquer pessoa. Basta encaixar os blocos uns nos outros, no formato desejado, até completar o calçamento. Ou seja, não é preciso utilizar argamassa ou qualquer outro material de cola.

É possível inclusive variar as cores das peças e criar desenhos enquanto vai encaixando umas nas outras. Pense na instalação de pisos intertravados como a montagem de um quebra cabeça.

 

3 – Redução da temperatura

Alguns tipos de pisos, como o próprio concreto, se tornam inadequados para determinados espaços, principalmente aqueles em que circulam muitas pessoas.

Isso porque eles absorvem o calor e deixam o local mais quente. A boa notícia é que isso não acontece com os pisos intertravados.

Veja Também[ Piso intertravado: o que você precisa saber]

Como não são fixados uns aos outros com argamassa ou cola, permitem que haja circulação de ar e água entre a terra e o próprio piso. Além disso, suas cores normalmente são mais claras e, ao invés de absorver o calor, eles as refletem.

Assim, podemos dizer que uma das vantagens dos pisos intertravados é a de que o ambiente que usa esse tipo de piso se torna menos quente.

 

4 – Uso imediato

Diferente de outros tipos de piso, que exigem um período de espera antes que possam ser utilizados – e correm o risco de terem algumas imperfeições, como patas de cães e gatos que passam pelo cimento – os pisos intertravados têm uso imediato.

Assim que terminam de ser instalados, já é possível permitir a movimentação de pessoas e animais sem que haja risco de danificar o piso.

 

5 – Capacidade de escoamento

A grande maioria dos pisos não permite que a água da chuva seja drenada. Então, com o tempo, desenvolvem pequenas fissuras e, muitas vezes, precisam ser trocados.

Isso não ocorre com esse tipo de piso. Além disso, a capacidade de escoamento pode ser vista como uma das principais vantagens do intertravado.

Como não utiliza cola nem argamassa ou outro tipo de material entre os blocos de concreto, o piso intertravado permite que a água da chuva escoe naturalmente para a terra, evitando enchentes e outros danos ao piso.

O solo absorve toda e qualquer água que poderia ficar acumulada. Ou seja, podemos dizer que o piso intertravado também é ecologicamente correto.

Há muitas vantagens para os pisos intertravados, além da questão estética. Isso significa que esse tipo de piso pode ser mais interessante para diversos tipos de ambiente, levando em conta todas os benefícios citados acima.

Você já conhecia os pisos intertravados? O que achou desses benefícios? Não deixe de compartilhar esse texto com seus amigos!

Outras Publicações

×