Dicas para quem vai construir com Piso Intertravado Retangular de Concreto

Dentre as inúmeras opções de piso existentes no mercado hoje, pode-se dizer que o piso intertravado de concreto é um dos mais procurados, graças às suas características e funcionalidade.

Nesse texto, vamos tratar sobre o tipo mais comum desse grupo de pisos, que é o piso intertravado retangular de concreto. Como o próprio nome já indica, trata-se de um bloco de concreto que se une um com o outro apenas com o atrito entre as peças. E é justamente por essa característica que recebe o nome de piso intertravado.

Por ser feito basicamente de concreto, o piso intertravado retangular, assim como os demais pisos desse tipo, possui uma aparência mais rústica e é ideal para ser utilizado em áreas em que se tem uma grande circulação de pessoas e até mesmo de automóveis.

As características do piso intertravado retangular de concreto

O piso intertravado retangular de concreto é o que tem o formato mais simples de todos os tipos existentes, o que facilita muito o seu uso. Com a sua forma retangular, pode ser aplicado facilmente em superfícies extensas, sem muitos ajustes, que quando necessários, também são fáceis de serem feitos.

Pode-se dizer que o nível de travamento do piso intertravado retangular de concreto é um pouco mais baixo que o nível dos demais tipos de piso deste grupo; no entanto, isso não quer dizer que ele deixe a desejar. Muito pelo contrário! O formato retangular garante um acabamento ideal e satisfatório. Justamente por ser mais simples, se adapta bem em qualquer tipo de ambiente.

Como é feito o piso intertravado retangular de concreto

O piso é feito basicamente da combinação de concreto e água, sendo possível incluir nessa composição também alguns aditivos e até mesmo corantes. A formação com a base de concreto torna o piso intertravado extremamente resistente, garantindo eficácia onde quer que seja colocado.

Como assentar o piso intertravado retangular de concreto

Como já foi dito no início, uma das grandes e principais vantagens do piso intertravado de concreto é a facilidade de assentá-lo. Os blocos podem ser colocados, isto é, assentados sobre uma camada de pó de pedra ou até mesmo de areia. Os blocos devem ser colocados bem próximos uns dos outros, garantindo que eles se encaixem perfeitamente. Depois de serem colocados todos os blocos, é feita a unificação para que todos fiquem no mesmo nível.

Veja Também:  COMO ASSENTAR PISOS INTERTRAVADOS? ]

O assentamento se resume a basicamente esse processo descrito acima, sem precisar do uso de equipamentos específicos. No entanto, é sempre válido lembrar e ressaltar que contratar um profissional qualificado e preparado para realizar o serviço garante maior qualidade e evita problemas futuros por erros cometidos pela falta de técnica no assentamento.

Onde é utilizado o piso intertravado retangular de concreto

O piso intertravado de concreto pode ser e é utilizado geralmente em áreas de grande circulação de pessoas, como locais externos, calçadas e praças. O piso do qual tratamos aqui, é o bloco retangular, que, como foi dito, garante um acabamento satisfatório e mais delicado se comparado com os outros tipos de piso intertravado. Por ter esse acabamento, pode também ser utilizado tranquilamente em áreas internas, como galpões e barracões, por exemplo.

Além das áreas de grande circulação de pessoas, o piso intertravado retangular de concreto é bastante indicado para locais com grande circulação de automóveis. Por ser extremamente resistente e ter características que se adaptam aos ambientes externos, o piso intertravado pode ser usado na construção de garagens, estacionamentos e até nas ruas. Quando essa última opção é colocada em prática, o resultado é uma rua muito mais bonita, com um visual que agrada e chama a atenção de todos.

Diferenças do piso intertravado retangular de concreto para os outros tipos de pisos intertravados

Existem diferentes tipos de pisos intertravados: 16 faces, quadrado, guia, tático, retangular, que foi apresentado aqui, etc.

A diferença do bloco retangular para os demais é basicamente a sua simplicidade de formato, que se adapta facilmente a áreas extensas e não exige muita atenção no assentamento. Isso porque os demais blocos, que apresentam um formato variado, exigem maior atenção para a formação dos desenhos na hora de serem assentados.

Outras Publicações

×