Reformar uma casa antiga pode ser uma experiência rica com um resultado inesperado e positivo. E hoje vamos guiar você para criar um espaço único, personalizado e que une o clássico com o moderno na hora de reformar uma casa antiga.
1. Planeje todo o processo com profissionais especializados, se possível.
Arquitetos e engenheiros possuem experiência e visão técnica sobre projetos que também envolvem a reforma de casas antigas.
Se for possível para você, contrate uma avaliação profissional para checar alguns pontos importantes, como a estrutura e integridade do imóvel, sistemas elétricos e hidráulicos e outros desgastes que a idade do imóvel provocou.
A visão de um arquiteto também é indicada para trazer harmonia ao novo design que você tem em mente.
2. Valorize o que já existe e alie isso às suas novas ideias.
Manter a história viva é uma das grandes habilidades do ser humano, por isso nossa segunda dica é para que você valorize os detalhes que acrescentam o charme do seu imóvel. Jardins, janelas, portas ou azulejos e detalhes artesanais podem ser preservados e ainda assim ser incluídos na reforma da casa antiga.
3. Defina o estilo que você quer e se mantenha fiel a ele.
Encontrar um estilo que mescle o passado e o novo não é difícil e possui muitas variedades.
Para ajudar, converse com os antigos donos da casa ou se a casa era dos seus pais, procure saber o que os inspirou para o design da residência na época em que foi construída e busque na internet algumas referências para te inspirar.
Catalogue todas as referências visuais que encontrar e compartilhe elas com quem for fazer o seu projeto.
4. Cuidados e vantagens que a reforma de uma casa velha traz para você
Mais cedo falamos sobre os cuidados com a estrutura do imóvel, isso inclui saber se ele será capaz de suportar as novas mudanças. Tenha esse cuidado de analisar se a estrutura pode receber as alterações desejadas e nesse processo, modernize a fiação e a tubulação para evitar problemas futuros.
E por fim, ao modernizar uma casa antiga, você pode economizar mais do que ao construir uma casa do zero e depois, se desejar vender pode obter vantagens devido ao design e aos investimentos realizados.
Continue explorando: Dicas de decoração: Como combinar o piso do chão com o da parede