Elementos pré-moldados

Elementos pré-moldados se popularizaram nas obras do Brasil, por isso falaremos sobre eles na matéria de hoje. 

Atualmente, é muito bom pensar em economia de tempo e de espaço quando o assunto é construção, não é mesmo?

Desse modo, os itens pré-moldados são uma excelente opção. Afinal, eles podem ser moldados fora do canteiro de obras.

Além disso, são elementos bastante seguros e também costumam ter um custo menor do que itens que são feitos dentro do seu ambiente de construção. 

Nesse sentido, eles são cada vez mais utilizados no Brasil, tanto para construção de residências, como também para erguer estabelecimentos comerciais e até mesmo para grandes empreendimentos de companhias e órgãos do setor público. 

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre os elementos pré-moldados, fizemos uma matéria totalmente voltada para esse tema.

Assim, você poderá identificar se vale a pena investir nesses itens e como eles poderão ser vantajosos para a sua obra. Confira e tenha uma excelente leitura!

 

Elementos pré-moldados que existem na construção civil

Antes de mais nada, saiba que na construção civil nacional existem vários elementos que podem ser feitos de forma pré-moldada dentre eles podemos citar: poços de visita, estacas (ideais para o ambiente rural), lajes, vigas, pilares, blocos, churrasqueiras, dentre outros itens. 

Entenda mais sobre os principais elementos agora:

Viga


Esse item é fundamental para servir de apoio ao pilar. Basicamente, ela suporta cargas transversais e auxilia toda a estrutura de uma construção.

Pilares

Já o pilar existe com o intuito de suportar cargas diagonais e ele “repassa” esses esforços para demais itens da obra, como as fundações.

Laje

A laje é importantíssima tanto para o isolamento físico, como para garantir conforto térmico e acústico.

Ela é responsável por distribuir o peso da construção para os demais elementos da mesma, como para os pilares e vigas.

Bloco

O bloco é mais prático na hora de construir e ganhou espaço no país. Ele possui dimensões precisas e tem fácil inserção na obra.

Basicamente grande parte da sua construção pode ser executada a partir de elementos que serão pré-moldados.

Mas por que será que esses tipos de itens caíram no gosto do povo? Veja abaixo alguns indícios que mostram porque elementos pré-moldados se tornaram tão populares. 

Por que tais elementos se tornaram tão populares?

Conforme comentamos acima, é cada vez mais comum utilizar estruturas pré-moldadas tanto em residências como também em condomínios, obras de escolas, supermercados, igrejas, órgãos governamentais, dentre outras obras.

Isso porque ao utilizar estruturas feitas de concreto pré-moldado, você garante muita segurança e estabilidade na construção. Afinal, o concreto é um dos itens mais resistentes e confiáveis do mercado. 

Bem como, essas estruturas já chegam prontas no canteiro de obras. Ou seja, você não precisa perder tempo e nem mesmo utilizar o espaço do seu canteiro para fazer esses itens. 

 

Tipos de Pisos Intertravados e suas características

 

Itens pré-moldados são seguros e confiáveis?

Além disso, as empresas que fabricam tais itens são especialistas e também têm um rigoroso processo para fiscalização e liberação dos produtos.

Vale a pena salientar, que as estruturas pré-moldadas precisam estar dentro de normas. Dentre elas está a ABNT NBR 12.655/2015 e também a ABNT NBR 14931/2004. Ou seja, qualquer item pré-moldado que você adquira precisa ter sido construído, inspecionado e fiscalizado seguindo as diretrizes normativas dessas duas legislações.

Em síntese, contar com itens pré-moldados na sua construção é garantia de segurança, também de versatilidade e de grande economia. 

Benefícios que esses produtos podem oferecer para a sua obra

Antes de encerrarmos o nosso artigo de hoje, precisamos salientar que existem muitos elementos feitos de forma pré-moldada.

Além dos itens estruturais que citamos acima, também há churrasqueiras, poços de visitas, estruturas para áreas rurais, como currais etc.

Ou seja, dá para ter praticamente tudo em uma obra de forma pré-moldada. Isso acarreta vários benefícios para o cliente. Dentre eles estão a maior resistência da sua construção e também a agilidade da obra.

Afinal, esses itens possuem muita facilidade de montagem e, consequentemente, de desmontagem. 

Além disso, ao comprar peças pré-moldadas, costuma haver excelentes prazos de entrega e de conclusão da sua obra.

Ah! Não esqueça de adquirir os seus itens pré-moldados apenas com empresas idôneas e que possuem grande confiabilidade no mercado nacional. Dentre elas está a Concrenorte. 

Nossa companhia é tradicional e comercializa excelentes linhas de produtos tanto para a sua construção, quanto para o acabamento da sua obra.

Bem como, possuímos ótima reputação no mercado nacional, valorizamos o diálogo e o bom atendimento ao cliente.

Gostou de conhecer mais sobre os elementos pré-moldados? Então leia em nosso site outros posts sobre esse assunto.

Outras Publicações

×