Tipos de Pisos Intertravados e suas características

O piso intertravado é o bloquete pré-fabricado e padronizado utilizado em pavimentação de espaços urbanos, como praças e ciclovias, garagens e outros espaços, formando superfícies capazes de suportar o tráfego de veículos e pessoas.

O piso intertravado pode ser fabricado em cores e formatos diversos, o que lhe confere o papel de revestimento com qualidade estética, podendo formar ambientes agradáveis e constar, por exemplo, como elemento em projetos de paisagismo.

Uma das principais características desse tipo de pavimentação é o fato de dispensar a utilização de rejuntes de argamassa e cimento, podendo ser assentado sobre camadas de areia. O encaixe dessas peças padronizadas é o que permite sua fixação, pois proporciona o compartilhamento de carga entre as mesmas, possível em função do atrito lateral entre elas. Para isso, contribui o preenchimento dos espaços entre as peças com areia.

Entre os principais atributos desse tipo de material está a facilidade de execução. O assentamento do piso intertravado dispensa a utilização de equipamentos sofisticados, pode ser feito manualmente, levando em conta apenas o encaixe correto dos bloquetes, o que não implica necessidade de mão de obra com grande qualificação.

Para que todos esses atributos estejam presentes no piso intertravado é necessário que o processo de fabricação atenda a rigorosas especificações. Entre esses atributos, estão: propriedade antiderrapante, oferecendo maior segurança às pessoas e veículos e drenagem eficiente. O espaço entre os bloquetes permite o escoamento da água para os lençóis freáticos.

Por fim, o tipo de instalação torna o serviço de manutenção dessas estruturas simples e barata. Os bloquetes podem ser removidos e reutilizados. Em caso de necessidade de reparo a tubulações enterradas, essa facilidade de remoção contribui para tornar o trabalho mais fácil, sem contar que os bloquetes não reutilizados podem ser reaproveitados em outros projetos ou reciclados, o que os torna ecologicamente corretos. Isso sem contar com os bloquetes vazados, que podem ser utilizados para o plantio de grama.

piso intertravado

Piso de concreto 16 faces

Devido às suas características, é o mais indicado para suportar tráfego pesado. Possui resistência de 35 a 50 MPa, podendo ter até 10 cm de espessura e consome 39 peças por metro quadrado.

Veja Também: [  Aprenda a fazer a manutenção do piso intertravado ] 

É encontrado em pátios de transportadoras, onde é necessário suportar o tráfego regular de veículos pesados, mas podem estar presentes, também, em ruas, praças, jardins e calçadas de condomínios.

Piso de concreto retangular

O piso intertravado de concreto retangular também pode ser produzido com espessuras de 4 a 6 cm, consumindo 50 peças por metro quadrado, com 35 MPA de resistência. É o modelo mais simples, produzido em diversas cores, adequado para utilização em calçadas, praças e jardins.

 

Piso Intertravado Quadrado de Concreto

piso intertravado O piso intertravado quadrado de concreto possui um formato inovador no mercado, sendo 25 peças por metro quadrado e espessura de até 6 cm, o que facilita muito o seu uso. Com a sua forma quadrada, pode ser aplicado facilmente em superfícies extensas, sem muitos ajustes, que quando necessários, também são fáceis de serem feitos.

Piso Guia e Tático

O Piso Guia e Tátil é utilizado para guiar e alertar pessoas com deficiência visual e baixa visão.

É diferenciado em cor e textura, destacando-se dos demais pisos ao redor, tornando-se essencial para quem precisa ter segurança e independência ao se locomover.

Existem dois tipos de piso tátil: O piso tátil de alerta e piso tátil direcional.

Outras Publicações

×