Laje em concreto: 3 dicas essenciais

O ato de construir começa como um sonho, mas pode se tornar um pesadelo no decorrer do processo, especialmente com decisões equivocadas como a escolha de materiais e de profissionais habilitados. Muitas vezes, os maiores problemas começam a acontecer na concretagem da laje, a última etapa da estrutura do imóvel.

Lajes-maciças-18A laje de concreto, também conhecida como laje maciça, é moldada dentro da construção e tem espessura constante e plana feita de concreto fresco. A laje pode ser apoiada em todas as direções das vigas ou apenas em duas delas, definindo o tipo feito na construção. Essa finalização pode parecer simples, mas requer técnica e dicas essenciais para não prejudicar o resultado final.

laje de concreto

O que é uma laje de concreto e outros tipos

Estrutura horizontal e plana, a laje é um item a mais que valoriza o imóvel, proporciona mais segurança na construção e o conforto do local. Totalmente feitas de concreto armado, os tipos de laje mais comum são as construídas na própria obra, mas as pré-moldadas vêm conquistando cada vez mais pela sua maior praticidade e economia. Ambos os tipos são capazes de agirem como forro, cobertura ou piso, trazendo o isolamento desejado.

Uma laje de concreto armado precisa de um especialista, com cálculos específicos, e deve ser concebida no processo da obra. Sua espessura tem uma variável de 7 a 20 cm, executada através de uma forma de aço onde o concreto é projetado. Esse tipo de laje é usado tanto nos projetos de pequena e média proporção, como também nas grandes, permitindo a prática de desenhos mais fluidos, planificados, tridimensionais, garantindo um altíssimo grau de resistência contra fissuras.

Leia Também: [ Confinamento ou pasto: qual a melhor opção para o gado leiteiro? ]

As lajes pré-fabricadas são feitas de modo industrial, com critérios bastante específicos para proporcionar mais leveza ao ambiente, sem perder a resistência. As lajes comuns feitas com vigotas de concreto armado são indicadas para pequenas edificações que possuem formato de T invertido, com uma estrutura interna de barras de aço. Já para obras maiores, é muito comum a laje protendida, com uma armadura especial para resistir a grandes cargas.

Dentre as pré-fabricadas, as mais recomendadas são as lajes protendidas e a laje tipo PI. No entanto, há ainda as de treliça, que são mais baratas e rápidas de serem colocadas, mas o tipo de material impede a realização de furos e materiais antiaderentes. Há ainda as lajes pré-fabricadas de painéis treliçados e alveolares.

Dicas essenciais para sua laje de concreto

Para que a concretagem de uma laje seja bem-sucedida, é preciso seguir à risca algumas etapas do princípio, meio e fim. Cada detalhe é fundamental para evitar que ocorram acidentes e ela não só seja resistente, mas também bonita e harmônica ao espaço.

Para ajudar nessa ação, propomos três dicas essenciais para sua laje de concreto:

1 – Antes de começar é preciso confirmar se todos os outros trabalhos já foram feitos e o local estará propício para a concretagem da laje, o que inclui confirmar com o eletricista e encanador, com uma boa antecedência, para resolver qualquer pendência, se está tudo pronto para o início da concretagem.

Em seguida, avalie se o escoramento da laje que será colocada está adequado aos padrões dos manuais técnicos. É preciso que haja uma distância mínima de 1m em 1m.

2 – A preparação do concreto é parte primordial para a qualidade da estrutura da laje. Antes de começar, confirme se há nota fiscal da bica de concreto para laje descarga de concreto e se ela está lacrada, para que não haja nenhum tipo de risco em danificar o concreto.

Antes da concretagem, o isopor (EPS) e vigotas devem ser bem molhadas. Isso evita que as peças acabem absorvendo a água existente no concreto. Para que sejam feitos os furos para tubulação, podem ser usadas buchas ou mesmo pedaços de tubos que servirão para deixar o espaço adequado. Mas cuidado: não pode haver nenhuma peça embutida na estrutura, já que podem danificar toda a armação.

O concreto deve ser espalhado por igual e preencher todos os espaços vazios.

Cuidado com os cantos e encontros com vigas, que podem deixar falhas.

3 – O concreto é um material permeável, logo é fundamental a impermeabilização contra vazamentos de água.

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte