O que é caixa de passagem elétrica?

Caso queira, você pode ouvir nosso texto, clicando abaixo:

Você já ouviu falar em caixa de passagem elétrica? Atualmente, existem vários modelos no mercado e cada um possui funcionalidades distintas.

Muitas pessoas desconhecem a importância desse equipamento. Desse modo, elaboramos um artigo para te ajudar a entender como a caixa de passagem é importante.

Além disso, você verá os benefícios desse item na sua obra, bem como, responderemos algumas dúvidas comuns sobre o assunto.

Está interessado(a)? Leia a matéria na íntegra abaixo, confira!

Afinal, o que é a caixa de passagem elétrica?

Antes de mais nada, vamos entender melhor do que se trata esse equipamento. Nesse sentido, a caixa de passagem elétrica é um dispositivo responsável por viabilizar a distribuição de cabos, fios e demais conexões elétricas.

Desse modo, esse equipamento auxilia a segurança de toda a construção, uma vez que instalações elétricas são sistemas complexos.

Em resumo, essa caixa impede que ocorra sobrecarga em sistemas elétricos. Bem como, impede outros problemas nas redes.

Vantagens do Poste Padrão Pré-Moldado

Quem deve instalar esse equipamento?

Sob o mesmo ponto de vista, essas caixas não podem ser instaladas por qualquer pessoa. Ou seja, apenas um eletricista experiente deve mexer no dispositivo.

Ressaltamos que o profissional tem capacitação e conhecimentos necessários para manusear esse tipo de dispositivo.

Afinal, para que serve a caixa de passagem?

Conforme comentamos acima, é a caixa de passagem elétrica que organiza os fios e cabos elétricos. De maneira resumida, esse equipamento faz a conexão entre tomadas e interruptores com a rede.

Além disso, é a caixa de passagem que evita que cabos e fios se embolem. Ademais, ela permite que façamos um reparo ou uma nova instalação sem grandes transtornos na obra. Principalmente se tudo já estiver construído.

Consequências de não possuir uma caixa de passagem elétrica

Caso você não possua uma caixa de passagem elétrica, pode passar por alguns problemas desde mais simples, até mais sérios, tais como:

  • Primeiramente, seus fios e cabos elétricos podem embolar com o tempo e sofrer grande desgaste;
  • Bem como, a falta de organização das conexões elétricas pode gerar sobrecarga em determinados cabos e/ou fios;
  • Ademais, se você precisar realizar reparos ou novas instalações em uma estrutura sem caixa, terá transtornos. Afinal, poderá ser necessário abrir paredes para acessar uma ou mais fiações;
  • Por fim, você faz facilmente inspeções e/ou manutenções na sua rede elétrica ao acessar a caixa de passagem. Isso porque todas as conexões e emendas estarão dentro desse dispositivo.

Viu só como vale muito a pena investir em uma caixa de passagem elétrica? Esse item não só gera praticidade, como também segurança para você, para a sua construção e para a sua família! 

Onde devo comprar esse produto?

Ao passo que você conhece as características desse produto, saiba onde comprá-lo. Atualmente, você pode adquirir esse tipo de dispositivo em lojas de materiais de construção de médio e grande porte.

Entretanto, existem vários tipos de caixa. Por isso, recomendamos que você compre a sua em um estabelecimento com experiência nesse tipo de venda. Veja os tipos de caixa que existem para cada tipo de projeto, confira!

Fale Conosco

Tipos de caixas

Conforme comentamos anteriormente, existem diferentes modelos desse mesmo dispositivo. Nesse sentido, existem variações de acordo com  alguns critérios, tais como:

  • Variam se há instalações de lustres, spots e outros itens de iluminação;
  • Elas também variam de acordo com a passagem de fios na construção, seja para inserção de tomadas e/ou de fios para iluminação de ambientes;
  • Além disso, as caixas precisam acompanhar os projetos de construção. Afinal, elas andam de mãos dadas com as instalações de interruptores, tomadas ou dos dois itens juntos.

Ademais, as caixas variam de tamanho e podem até ter cores para combinar com o ambiente onde serão inseridas. Saiba agora detalhes sobre cada tipo de caixa de passagem elétrica:

Caixa parafusada e com porta

Esses modelos são embutidos nas paredes da obra. Assim, ficam entre tubulações ou na divisão de fios elétricos.

Caixa com espelho

Em contrapartida, essas caixas são modelos mais simples e servem apenas para a passagem de fios condutores. Ah! Elas também são embutidas nas paredes da sua construção.

Caixa embutida no teto

De acordo com o próprio nome, elas ficam no teto e servem para a passagem de fios usados na iluminação de ambientes.

Caixa embutida na parede

Por fim, temos a caixa ideal para inserção de tomadas, interruptores ou dos dois dispositivos juntos.

Agora você já sabe tudo sobre a caixa de passagem elétrica. Você ainda tem dúvidas sobre o assunto? Se sim, entre em contato com um dos nossos vendedores. Será um prazer te ajudar na construção da sua obra!

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte

×