O que é construção a seco?

Caso queira, você pode ouvir nosso texto, clicando abaixo:

Saiba agora o que é construção a seco, suas características e entenda as desvantagens e vantagens deste tipo de sistema de obra.

Construir uma casa, ponto comercial, industrial, estruturas rurais, etc, é o sonho da imensa maioria dos brasileiros. No entanto, sempre que falamos sobre obras bate aquela ansiedade e até mesmo desespero. 

Afinal, construir envolve muitos gastos e também algumas dores de cabeça em diversos casos. Contudo, você sabia que hoje em dia é possível construir de forma mais sustentável, rápida e até mesmo econômica?

Veja uma matéria completa sobre construções a seco e entenda tudo sobre o tema. Tenha uma excelente leitura!

O que é construção a seco?

Antes de mais nada, saiba que a construção a seco se trata de um conceito relativamente novo, que agilidade na obra, bem como, garante economia de materiais.

Sob o mesmo ponto de vista, é possível ainda ter muita qualidade e também menor obtenção de lixo ao final do empreendimento.

Atualmente, é possível realizar construções totalmente a seco com painéis EPS, parede dupla de concreto ou até mesmo com a queridinha do momento: a modalidade Steel frame.

Conheça mais sobre cada um desses tipos de construção abaixo.

Steel frame

Primeiramente, saiba que o acabamento das obras feitas em Steel frame podem ser de forro de madeira ou Drywall (que são as placas de gesso).

Neste tipo de modalidade construtiva, se utiliza estruturas de aço galvanizado montadas que formam o esqueleto estrutural da obra.

Já a fundação é super simples, uma vez que a estrutura de aço é bem mais leve que a de alvenaria tradicional. 

Paredes dupla de concreto

Outro tipo de construção totalmente a seco é aquela feita com paredes duplas de concreto. Assim, o espaço entre as paredes pode ser preenchido por poliuretano expandido ou até mesmo com isopor.

As paredes de concreto são pré-moldadas, ou seja, elas chegam prontas ao local da sua construção. Nesse sentido, isso garante menos mão de obra e também mais agilidade na execução da obra. 

Painéis EPS

Sob o mesmo ponto de vista, também é possível realizar construção a seco com os painéis EPS (painéis de poliestireno expandido).

Eles garantem ótima resistência à sua construção e também têm baixo peso, o que permite uma fundação mais rápida e com menos gastos.

Vale a pena ressaltar que esses painéis são ótimos isolantes térmicos. Por isso, indica-se para construções em locais frios, como no sul do Brasil.

 

Dicas para não errar na hora de instalar lajes pré-moldadas.

 

Vantagens e desvantagens dessa técnica na sua obra 

Ao passo que você sabe o que é e quais são as principais características desta técnica, veja abaixo as vantagens e desvantagens deste tipo de construção. 

Vantagens

  • De antemão, saiba que esse sistema construtivo garante uma boa economia de material;
  • Além disso, trata-se de uma construção mais sustentável, pois o uso de água é muito pequeno e os resíduos gerados também são bastante reduzidos. 
  • Segundo pesquisas, esse é um sistema mais resistente a furacões, terremotos e outras catástrofes naturais.

Desvantagens 

Em contrapartida, são poucas as desvantagens dessa modalidade de construção. Dentre elas estão as seguintes:

  • Ainda existem poucas opções de mão de obra especializada no Brasil; o que atrapalha (em muitos casos) os clientes;
  • O financiamento bancário nesta modalidade de sistema construtivo é relativamente pequeno, uma vez que não são todas as instituições financeiras que libera financiamentos para este tipo de construção;
  • Por fim, infelizmente o Brasil ainda tem uma cultura de realizar apenas construções tradicionais, ou seja, de alvenaria. No entanto, isso está mudando! Afinal, já podemos ver muitas obras que investem na construção a seco devido às suas vantagens. 

Curiosidades sobre esses sistema de construção 

Veja abaixo algumas curiosidades sobre essa modalidade de construção. Continue conosco!

Tal procedimento é caro? Qual a média de preço?

Não. Investir nessa modalidade de obra não é caro, pelo contrário! Ela possui um ótimo custo-benefício.

Assim sendo, para se ter uma ideia, uma casa em Steel Frame costuma custar por metro quadrado cerca de R$ 1000. 

Além de não ser um preço exorbitante, vale muito a pena devido às ótimas vantagens que esse tipo de construção acarreta ao usuário. 

Em que tipos de estruturas são mais comuns esse tipo de construção?

Atualmente, é muito comum que casas de alto padrão e até mesmo que empreendimentos maiores como lojas e estabelecimentos comerciais sejam feitas graças a este tipo de construção.

É verdade que esse tipo de obra é mais resistente ao fogo?

Sim. Obras feitas com essa técnica são mais resistentes ao fogo; uma vez que os materiais utilizados nesse sistema construtivo são todos muito resistentes ao calor, bem como, ao fogo propriamente dito. 

Você gostou do nosso post sobre construção a seco? Então compartilhe a matéria nas suas redes sociais e navegue pelo nosso portal para ler mais artigos interessantes sobre obras, decoração e engenharia civil!

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte

×