O que é e qual deve ser a largura de vigas baldrame e sapatas de concreto?

Caso queira, você pode ouvir nosso texto, clicando abaixo:

As vigas baldrame são itens essenciais para a construção de praticamente todas as residências, por isso, é fundamental conhecer o tema se você sonha em construir uma casa.

Nesse sentido, o tamanho, largura e todo o dimensionamento dessas vigas precisam ser calculados com muita precisão para viabilizar a obra. Afinal, tais estruturas são imprescindíveis para um projeto seguro, assertivo e sem dores de cabeça futuras.

Pensando nisso, elaboramos um post completo sobre o tema e com todos os detalhes desse relevante assunto! Acompanhe e tenha uma ótima leitura!

O que são vigas de baldrame?

As vigas baldrame são parte estrutural da construção da casa e elas são feitas de concreto armado. Tais itens garantem que a carga das paredes e da laje sejam distribuídas para a fundação da construção.

Em resumo, essa viga também é comumente chamada de fundação rasa. As vigas podem ser um bloco de coroamento, sapatas ou outros tipos de elementos de fundação.

Além disso, esses itens podem ser acima ou abaixo do solo. No segundo caso, é necessário um trabalho de:

  • Escavação;
  • Transporte de solo;
  • Aterramento.

Sapata de concreto: conheça suas funções e principais tipos

Para que servem essas vigas?

Muitos desconhecem a importância das vigas baldrame, contudo, elas são fundamentais sob diversos aspectos, dentre eles podemos citar:

  • Algumas pesquisas apontam que as vigas garantem economia no uso de concreto e aço durante toda a construção;
  • Bem como, elas evitam deslocamentos na hora de montar a estrutura do imóvel, como das paredes, por exemplo.
  • Caso sua obra não necessite de erguer paredes, ainda assim essas vigas são necessárias. Afinal, elas protegem o piso e podem servir para reforçar a sua garagem ou área externa;
  • Por fim, as vigas baldrame são bastante úteis para evitar problemas estruturais sérios, como rachaduras e trincas nas paredes, surgimento de umidade e outras adversidades comuns em vários tipos de construção que não têm esse tipo de viga.

Como calculamos essas vigas na construção?

Salientamos que o cálculo dessas vigas e dos demais itens de uma construção, deve ser feito por um profissional qualificado, como um engenheiro.

Entretanto, a título informativo e de curiosidade, iremos te mostrar como as vigas são calculadas. Nesse sentido, a fórmula básica é:

 

V = L x C x H

 

Assim, V é o volume, L é a largura, C significa comprimento e H é a altura. Ressaltamos que o volume, nesse caso, é em metros cúbicos.

Ao passo que usamos essa fórmula para vigas baldrame, saiba que utilizamos o mesmo cálculo para a construção de outros itens estruturais, tais como:

  • Lajes;
  • Cintas;
  • Outros tipos de vigas;
  • Pilares.

Tipos de vigas baldrame que existem

Sob o mesmo ponto de vista, existem variações também dos tipos dessa mesma viga de que falamos hoje. Conheça agora os 3 mais comuns usados em casas de pequeno e médio porte construídas em solo firme:

1. Executada in loco

A viga baldrame executada in loco é a mais utilizada no Brasil. Nesse modelo, abrimos valas e inserimos armações de aço e caixaria.

Posteriormente, despejamos concreto sobre essa abertura preparada previamente.

2. Pré-moldada

Em contrapartida, se a sua obra precisa de economia, praticidade e agilidade, essa é a opção certa de vigas!

Nesse sentido, as vigas já chegam prontas na sua obra. Desse modo, basta apenas colocá-las sobre as valas e encaixá-las corretamente.

Em síntese, elas garantem muita rapidez no processo estrutural, afinal, não precisam ser feitas uma a uma e nem necessitam de acabamento.

3. Viga de blocos de concreto 

Para fazer vigas desse tipo, utilizamos blocos em formato de U. Assim, abrimos as valas como no primeiro modelo e utilizamos blocos em U e os preenchemos com concreto armado.

Dessa forma, essas vigas são usadas em estruturas de diferentes portes e muitas pessoas optam por elas.

Afinal, podemos usar essas vigas em todos os tipos de obras?

Recomendamos que todas as construções de residências, lojas ou outros imóveis que serão feitos em solo firme, tenham essas vigas na sua base estrutural.

Se você ainda tem dúvidas sobre a real importância desses itens para a sua obra, entre em contato conosco e peça um direcionamento a um de nossos colaboradores.

Agora que você já sabe tudo sobre as vigas baldrame, acompanhe as nossas redes sociais para ver mais curiosidades sobre obras, materiais de construção e itens de decoração para o seu lar!

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte

×