Os 5 mandamentos do confinamento

Os 5 mandamentos do confinamento

Um dos grandes desafios dos criadores de animais para a produção de carne é manter a produtividade ideal e os lucros do negócio. Neste contexto, o confinamento de animais, é uma estratégia que pode potencializar a produção de carnes, desde que a estrutura e o manejo proporcionem as condições adequadas para o desenvolvimento dos animais.

Para alcançar os melhores resultados, é importante fazer o planejamento do negócio, avaliando a infraestrutura necessária para manter os animais confinados por um período determinado. O mercado do agronegócio dispõe de projetos pré-moldados que conferem mais agilidade à implantação e melhores condições de manejo.

mandamentos do confinamentoConheça os 5 mandamentos do confinamento

1.    Potencial genético:

O objetivo do confinamento é potencializar os lucros do agronegócio. Portanto, não faz sentido confinar animais que não apresentam condições genéticas para produção de carne e outros produtos. Daí a importância de confinar somente os animais de melhor potencial genético.

2.    Manejo adequado:

O sucesso do confinamento depende muito da forma como vivem os animais desde o nascimento. Animais que receberam alimentação balanceada e cuidados veterinários são aqueles que poderão, futuramente, ir para o confinamento.

Leia também:[ Saiba como iniciar uma criação de gado ]

Porém, aqueles que tiveram doenças e verminoses já na fase inicial da vida não devem ser confinados porque o desempenho será inferior ao daqueles que estão com a saúde em dia e possuem excelente potencial genético.

3.    Alimentação diferenciada:

Os animais selecionados para o confinamento possuem potencial genético elevado para ganho de peso. Mas isso só acontece na prática, quando os animais recebem alimentos especiais totalmente isentos de substâncias tóxicas e agentes contaminantes. Quando o animal não atinge o crescimento diário esperado, é fundamental reavaliar a qualidade da alimentação. Confinar animais, mas não oferecer a nutrição necessária, é desperdício de tempo e dinheiro.

4.    Saúde dos animais:

O recinto de confinamento deve apresentar as condições ideais para a saúde do animal. Emagrecimento, fraqueza, prostração e outros sintomas de zoonoses podem ocorrer quando as instalações do espaço de confinamento não são adequadamente limpas e higienizadas.

A falta de controle sanitário abre espaço para a proliferação de agentes patogênicos, comprometendo a qualidade do rebanho. A superlotação do recinto de confinamento é um risco à saúde do rebanho.  Por isso, a qualidade sanitária das instalações faz parte dos mandamentos do confinamento.

5.    Peso ideal para o abate:

O animal tem que atingir o peso ideal para o abate no menor tempo de confinamento. Esse resultado depende do manejo certo, nutrição balanceada, cuidados para manter os animais saudáveis até o momento de serem abatidos.

É importante monitorar o desenvolvimento dos animais para corrigir falhas de manejo. Se um animal está abaixo ou acima do peso ideal para o tempo de vida, é importante conhecer as causas do problema para solucioná-lo.  Reavalie se seguiu à risca os 4 primeiros mandamentos do confinamento.

Qual a estrutura adequada para o recinto de confinamento?

Agora que você conhece os mandamentos do confinamento é importante pensar na estrutura que deseja montar em sua propriedade.

Em regiões de clima quente, como o Nordeste, o confinamento a céu aberto deve conter áreas sombreadas para que os animais possam aliviar os efeitos das altas temperaturas. O desconforto causado pelo calor pode afetar o ganho de peso dos animais. Nas localidades que possuem estações de chuvas e inverno, o ideal é construir áreas de confinamento fechadas e cobertas para proteger o gado contra as baixas temperaturas.

Se a região possui elevado índice pluviométrico e umidade, como acontece no Norte do Brasil, o espaço de confinamento precisa ter um sistema de drenagem de água pluvial bastante eficaz para que os animais não passem dias e dias pisando em áreas alagadas.

Hoje, o mercado oferece soluções práticas e eficazes para o confinamento de rebanhos em qualquer tipo de região. Estruturas pré-moldadas possibilitam a construção de espaços de confinamento nos locais mais apropriados, evitando deslocamentos muito longos, que estressam os animais. Além disso, materiais pré-moldados facilitam a desmontagem e remontagem de currais sempre que necessário.

Há plantas de currais que ajudam a prevenir o estresse dos animais durante o manejo. São denominados currais anti-estresse. Estas estruturas agilizam a lida diária e propiciam mais qualidade de vida ao rebanho confinado. A relação custo/benefício é vantajosa, pois os currais pré-moldados são mais econômicos e práticos.  Com esse tipo de curral é mais fácil seguir os mandamentos do confinamento de rebanhos.

Todo esse cuidado garante os melhores resultados aos negócios, ou seja, maior lucratividade. A criação de animais destinados à produção de carne e leite deve ser executada com técnica e visão empresarial para ser uma atividade rentável.  Seguindo os mandamentos do confinamento e selecionando melhor os fornecedores de serviços e soluções tecnológicas o retorno financeiro é garantido.

Deseja mais informações sobre confinamento de rebanhos?

Acesse o nosso site!

Outras Publicações

×