Passo a passo: Como instalar pontes de concreto

As pontes de concreto são importantes formas de melhorar o acesso em terrenos acidentados, resolvendo questões de mobilidade.

Isso porque elas permitem lugar dois pontos com maior segurança para os usuários. Além disso, podem oferecer maior durabilidade e permitir um uso mais intenso, diminuindo os riscos.

No entanto, é importante saber como realizar a instalação desse tipo de equipamento. Isso porque, somente com as informações certas é possível fazer uma instalação segura e eficiente. 

Então, abaixo seguem algumas dicas de instalação para pontes de concreto.

Como instalar pontes de concreto

Para que as pontes de concreto sejam instaladas de maneira eficaz é preciso seguir alguns passos. Cada um deles tem um motivo de ser, então é preciso ficar atento para não errar. 

Projeto

Esse passo a passo começa antes de se começar a pensar na instalação completa. Isso porque a existência de um projeto arquitetônico é extremamente importante para ter bons resultados.

Assim, somente um profissional vai conseguir esclarecer pontos como peso suportado, dinâmica de trânsito e segurança. Além disso, comprimento, quantidade de vãos e vias são pontos importantes.

No mesmo sentido, levantar informações tipográficas e avaliar limitações de acesso também é importante. Esse projeto certamente é a base da instalação de pontes de concreto com segurança.

Remoção da ponte velha

Não é incomum que pontes, principalmente na área rural, sejam feitas de madeira. Esse é um dos materiais que mais sofrem com a ação do tempo, por isso é preciso atenção especial na retirada.

Assim, todas as vigas e fundações utilizadas na ponte anterior devem ser removidas. Isso é importante porque influenciará diretamente na estabilidade das pontes de concreto a serem instaladas depois. 

Fundação

Seguindo o projeto elaborado por um profissional de engenharia, deve-se dar início à execução da fundação. Assim, é preciso ter bastante atenção, pois essa é uma das partes mais importantes.

Dessa maneira é preciso calcular a melhor forma para fazer a instalação de modo a suportar o peso esperado. Tudo isso faz enorme diferença e permite que se tenha os melhores resultados. 

Vigas

Logo depois de a fundação estar devidamente executada, vem o momento de instalação das vigas. Essas são as estruturas de concreto que irão formar a parte da ponte por onde se transita.

Normalmente são estruturas pré-moldadas que podem ser instaladas de forma rápida. Depois disso, com o aval do engenheiro, as pontes de concreto tendem a estar prontas para o uso. 

Estruturas pré-moldadas

As pontes de concreto com instalação facilitada normalmente são estruturas pré-moldadas. Ou seja, o concreto é colocado em moldes e passa por processos de secagem e cura em lugares específicos.

Somente depois de prontas as estruturas são levadas para o local onde deve ser feita a instalação. Assim, com diversas características de modelagem, é possível ter muita versatilidade na produção. 

Material utilizado

Apesar de serem chamadas apenas de pontes de concreto, é importante entender que existem outros materiais envolvidos. Um dos mais comuns, para dar ainda mais resistência, é o aço.

Além disso, as pontes costumam contar com a utilização de lajes, pilares e vigas interessantes. Tudo isso permite que o consumidor possa contar com um produto de extrema qualidade. 

Passo a passo: Como instalar pontes de concreto - Concrenorte

Vantagens da ponte de concreto

Existem diversos motivos para investir em uma ponte do tipo. A verdade é que, em comparação com as estruturas feitas utilizando madeira a diferença é gritante.

Então, dentre as diferenças mais marcantes é possível destacar:

  • Durabilidade;
  • Melhor custo benefício;
  • Maior capacidade de carga;
  • Facilidade de instalação. 

Dentre esses pontos, a durabilidade certamente é importante em um produto que fica exposto às intempéries do tempo. Assim, resistir a ação do tempo, da chuva e do sol fica mais fácil. 

Além disso, uma estrutura desse porte, com alta capacidade de carga, pode tornar um local economicamente viável. Nesse cenário, todo o entorno tende a receber os efeitos positivos da ponte.

Passo a passo: Como instalar pontes rurais de concreto 

 Conclusão

As pontes de concreto podem ser instaladas de maneira rápida e fácil em locais dos mais diversos. Com isso é possível ligar pontos distantes de uma maneira simples, mas com muita segurança.

Inclusive, no passo a passo para instalação fica clara a necessidade de um projeto e de acompanhamento de profissional. Depois, basta retirar a ponte antiga, fazer a fundação e pôr as vigas.

Esse processo rápido funciona muito bem e tende a dar excelentes resultados. Além do custo menor, é possível contar com maior durabilidade e capacidade de carga para utilização no dia a dia.

No passo a passo para instalação de pontes de concreto foi possível ver como esse tipo de estrutura pode ser útil. Assim, para quem precisa investir em pontes, essa é uma opção das melhores. 

Outras Publicações

×