Passo a passo: Como instalar pontes rurais de concreto

As pontes de concreto surgiram na área rural ainda no século XIX, mas só depois de 1910 assumiu as características que possui hoje.

As pontes são uma das alternativas mais utilizadas em áreas rurais, pois permitem a ligação entre dois pontos. Nesse sentido, é comum nessas regiões que se encontre locais com terrenos muito acidentados.

Atualmente ainda existem muitas pontes construídas no passado com o uso de madeira. Isso porque esse era o material mais barato da época e a tecnologia ainda não estava tão avançada como hoje.

Porém, muitas vezes estas pontes acabam sofrendo com os efeitos do tempo. Isso porque a longa exposição ao sol, chuva e vento pode trazer problemas para as estruturas e deteriorar materiais. 

Com o aumento de avarias, faz-se necessária uma manutenção trabalhosa e até mesmo bastante onerosa. Assim cupins ou o apodrecimento podem tornar a ponte bastante perigosa. 

Por tudo isso a preocupação com a manutenção das pontes, precisa ser constante. Dessa forma é possível. Tudo isso consome tempo, dinheiro e horas de trabalho das pessoas responsáveis.

Dessa maneira, para garantir uma maior segurança e uma menor necessidade de manutenção, pontes de concreto são uma opção que tem conquistado cada vez mais adeptos.

Com isso, tem-se visto um aumento significativo de instalações nas áreas rurais. O resultado é que o desempenho do tráfego tem melhorado e a segurança para os usuários se tornou muito maior.  

Que tal saber mais sobre o tema? Acompanhe a leitura e confira tudo sobre as pontes de concreto. 

ponte rural de concreto

Instalação das pontes de concreto

Veja a seguir quais são os passos que devem ser seguidos para a correta instalação das pontes de concreto no meio rural. Esse é um momento importante para garantir a exploração de todo o potencial.

Assim, abaixo seguem alguns pontos específicos que, seguidos, podem resultar na melhor instalação em qualquer tipo de localização na área rural. Veja:

Remoção da ponte existente

Como já dissemos, a grande maioria das pontes rurais mais antigas são feitas de madeira. O material é um dos que mais sofre com os desgastes produzidos pelo efeito do tempo. 

Logo é possível encontrar vigas que se quebram ou se soltam. Qualquer uma das duas situações representa um grande risco para todos que utilizam estas pontes.

Portanto, o primeiro passo para a instalação das pontes de concreto é a completa remoção da ponte existente no mesmo local. Somente assim a nova instalação poderá ser feita de forma eficiente. 

Assim, as vigas, fundações e todos os materiais utilizados na ponte anterior devem ser removidos. Ainda, não se pode esquecer de pequenos pedaços, pois podem degradar-se com o passar do tempo.

Dessa maneira, todos os elementos devem ser arrancados. A madeira em decomposição, principalmente submersa, pode gerar gás metano, algo que pode ser muito perigoso para a estrutura.

Então, com tudo isso devidamente feito, a instalação da nova ponte poderá ser realizada. Então, dessa vez serão utilizados materiais que apresentam maior qualidade e durabilidade.

Execução da fundação

Após a completa remoção das instalações da ponte anterior, o passo seguinte para a instalação das pontes de concreto é o trabalho de execução da fundação, necessária para a sustentação da nova.

Nesse sentido, esta parte do trabalho deve ser feita de forma cuidadosa e bem calculada. Isso porque é a fundação que permitir a ponte sustentar o peso dos veículos que passarão por ela sem sofrer avarias.

A fundação é um dos pontos mais importantes para a realização de uma obra eficiente. Ademais, em áreas rurais é comum a passagem de caminhões muito carregados, por isso é preciso atenção especial.

Montagem das vigas

Após realizarmos a fundação, o próximo passo para a instalação da nova ponte é a montagem das vigas pré-moldadas. São elas que darão a forma e o suporte para o uso da ponte por pessoas e veículos. 

Transportadas com muito cuidado, elas podem ser colocadas diretamente sobre a estrutura da fundação. Assim, as pontes podem finalmente ser concluídas e começarem a ser utilizadas.  

Confinamento ou pasto: qual a melhor opção para o gado leiteiro?

O que preciso levar em consideração antes de construir a ponte?

Agora que você já sabe como iniciar o processo e fazer a instalação da ponte de concreto, é preciso ir além. Então, é preciso ressaltar que, para realizar a construção, um projeto é extremamente necessário.

Ou seja, antes de começar a obra é preciso contar com o planejamento e auxílio de um engenheiro. Os profissionais da área podem fazer a diferença, pois possuem o conhecimento técnico necessário. 

Isso porque a construção de uma ponte não se resume a avaliar a sua capacidade de permitir que as pessoas vão de um ponto a outro. É preciso considerar outros pontos e a ajuda profissional é ideal. 

Assim, antes mesmo de elaborar um projeto, é necessário levar em consideração alguns pontos como:

  • Design e como “combinar” e adequar as pontes de concreto ao ambiente, levando em consideração a própria estética;
  • Orientar quanto a economia na hora de levar adiante a sua construção.
  • Dimensionar as questões de segurança inerentes à instalação;
  • Verificar o entorno do local da instalação e possíveis impactos;
  • Analisar o solo e a ação do tempo sobre a ponte. 

A atuação do engenheiro precisa considerar também outros aspectos, tais como:

  • O peso que a ponte deverá suportar em média;
  • Seu efeito dinâmico para o trânsito de veículos;
  • A sua funcionalidade;
  • Segurança da estrutura;
  • Elementos de segurança para prevenção de acidentes. 

Todos esses elementos resultam em um projeto arquitetônico que precisa ser seguido à risca. Nele o profissional trabalha todas as questões e define como será a ponte propriamente dita. 

Nesse projeto o engenheiro responsável pelas pontes vai inserir pontos importantes, dentre eles:

  • Comprimento e largura da sua ponte;
  • Vãos livres, vãos e a altura ideal para a sua construção;
  • Quantidade de vias;
  • Esclarecer eventuais limitações de acesso;
  • Informações tipográficas;
  • Dentre outros dados importantes para que o seu projeto seja seguro e bem sucedido.

Afinal, essas pontes são feitas com quais materiais?

Apesar de receber apenas o nome de pontes de concreto, esse tipo de construção é feito com diversos materiais. Isso porque, para manter a força da estrutura é preciso contar com uma boa combinação.

Assim, um outro material bastante presente na construção dessas pontes é o aço. Com a sua presença é possível conseguir produtos muito mais firmes e fortes, que não se deterioram com facilidade. 

Se não bastasse, na construção de uma ponte desse tipo também são utilizados pilares, vigas e lajes. Tudo isso torna as pontes mais seguras e resistentes que as tradicionais pontes de madeira.

As vantagens oferecidas pelo uso das pontes de concreto

Comparada com os demais tipos de materiais utilizados para a fabricação de pontes em áreas rurais, a ponte de concreto é muito superior, especialmente pela sua altíssima durabilidade.

Isso porque uma ponte comumente tende a permanecer exposta ao sol ou à chuva. Com a resistência desse tipo de material, ela pode permanecer assim por anos, sem que tenha sua qualidade alterada. 

Isto representa, também, uma grande economia em termos de manutenção. Isso porque as pontes de concreto não necessitam de manutenção periódica, pois não sofrem com o desgaste comum. 

Além disso, esse tipo de construção ainda permite sua utilização de forma muito mais ampla. Inclusive, em razão de poder suportar cargas muito maiores que as pontes de madeira, por exemplo.

Assim, elas se tornam a melhor alternativa em locais onde a passagem de veículos pesados seja necessária. Deste modo, caminhões, tratores, caminhonetes com cargas pesadas têm mais segurança.

Bem como, esse tipo de construção apresenta uma relevância econômica ímpar para o local onde é instalada. Isso porque o transporte de cargas interfere diretamente na economia regional da área.

Diferentes tipos de gado

 

Conclusão

Como vimos aqui, a presença das pontes de concreto tem ganhado cada vez mais atenção nos últimos tempos. Em todos os locais onde são instaladas, tendem a resultar em uma completa transformação. 

Não se esqueça de que contar com profissionais para a realização da obra é extremamente importante. Tanto o engenheiro quanto uma empresa de qualidade garantem mais segurança e eficiência.

Além disso, deste o início do projeto é preciso de acompanhamento para o melhor planejamento. Depois, basta começar a retirada da ponte anterior e dar prosseguimento à instalação da nova ponte.

Esse tipo de alteração pode fazer uma grande diferença para a segurança de todos que trafegam pelo local. Além disso, todo o entorno tende a ser beneficiado com a melhoria realizada. 

Você gostou da nossa matéria sobre as pontes de concreto? Para ler mais artigos como esse, ative as notificações do nosso site e fique por dentro de tudo do universo da construção e das reformas!

Outras Publicações

×