Diferentes tipos de gado

Saiba mais sobre a criação de gado, as necessidades desses animais e suas características. Acompanhe a leitura e domine esse tema!

Diferentemente do que muita gente pensa é possível investir na criação de animais com o intuito de comercialização tanto em pequenas quanto em médias propriedades.

Ou seja, você não precisa ser um mega fazendeiro para participar da indústria do agronegócio. Entenda um pouco mais sobre o assunto na nossa matéria de hoje. Confira e tenha uma excelente leitura!

Principais tipos de gado

A criação de gado é um dos maiores meios de comércio do Brasil. Afinal, a pecuária é responsável por boa parte do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

Logo, veja abaixo os principais tipos de animais para a produção leiteira ou também para o corte bovino. Continue a leitura.

Para a produção leiteira

Atualmente, o Brasil é o quarto maior produtor de leite de vaca de todo o mundo. Assim, veja abaixo as principais raças dessa modalidade da pecuária:

Girolando

Primeiramente, saiba que a raça Girolando é uma das melhores para a produção leiteira. Pois tem boa fertilidade e excelente longevidade. 

Além disso, ela também é bastante utilizada para corte, uma vez que possui fácil adaptabilidade a diversos ambientes.

Holandesa

Ademais, outra raça ideal para a produção de leite, é a Holandesa. Essa raça tem gestação boa e sem grandes transtornos, é bastante dócil e de fácil manejo.

Bem como, se dá bem em praticamente todas as propriedades (locais de qualquer tamanho). 

Jersey

Além disso, mais adaptável que a raça que citamos acima, é a Jersey. Desse modo, ela é muito comum no sudeste e também na região sul do Brasil.

Atualmente, é uma das melhores raças para a produção leiteira e também para a fabricação de queijos e manteigas.

Para corte bovino

Em contrapartida, quando o assunto é gado de corte, as principais raças do Brasil são as seguintes:

Angus

De antemão, é impossível falar de animais de corte não citar a Angus. Afinal, essa é uma das raças mais nobres para essa finalidade.

Logo, esse rebanho cresceu muito no Brasil, pois tem fácil manejo e é extremamente dócil. Sob o mesmo ponto de vista, lida super bem com períodos de seca e têm fácil adaptabilidade.

Nelore

Ademais, outra raça muito famosa e que caiu no gosto do brasileiro é a Nelore. Assim sendo, atualmente mais de 80% do rebanho de todo o nosso país é dessa raça.

Tais animais são extremamente doces e também têm um fácil manejo. Além disso, eles possuem grande facilidade na hora de ganhar peso, o que favorece a criação de rebanhos.

Entenda tudo sobre gado Nelore.

Tabapuã

Por último, outro excelente animal para corte é o Tabapuã. Afinal, ele ganha peso bastante fácil e possui um altíssimo índice de fertilidade.

Bem como, tem uma alta capacidade de criação de carne em pouquíssimo tempo. Ou seja, ele é bastante interessante para a atividade pecuária.

Do que preciso para criar gados da forma correta?

Ao passo que você conhece os principais tipos de gado tanto para leite, quanto para corte no Brasil, veja abaixo do que você precisa para criar esses animais em sua propriedade. Olha só:

Boa alimentação 

Antes de mais nada, é fundamental que você invista em uma boa alimentação para os animais. Além disso, não se esqueça de contar com o auxílio de veterinários para garantir a suplementação adequada e a vacinação do rebanho (ainda que pequeno).

Bebedouros e cochos de concreto pré-moldados

Ademais, é igualmente importante que você possua bebedouros e cochos de alimentos para os seus animais.

Esses itens com fabricação pré-moldada são ideais, uma vez que evita a disputa de conflitos na hora da alimentação e do consumo de água.

Bem como, esses itens pré-moldados ainda garantem também que a água tenha consumo sempre em temperatura adequada, o que favorece a saúde dos animais. 

Além disso, cochos e bebedouros pré-moldados são de fácil limpeza e também são bastante resistentes.

Ambiente seguro e cercado

Por último, mas não menos importante, é imprescindível contar com um ambiente seguro e cercado.

Para isso, você pode ter mata-burros pré-moldados e também cercas. Assim, saiba que a Concrenorte possui uma excelente linha rural para te atender. 

Dessa forma, nossa companhia possui diversos itens para fazenda, como bases para caixa d’água, mourão, curral, estacas, cochos para confinamento, dentre outros itens. 

Assim, você pode ter os melhores materiais de concreto para a sua fazenda e contar com a garantia dos serviços e produtos Concrenorte.

Bem como, você pode adquirir tudo com muita segurança e com todas as normas da ABNT seguidas pela nossa empresa.

Curral para gado Nelore.

Saiba mais sobre o assunto no nosso site ou entre em contato com os nossos vendedores. Hoje você aprendeu um pouco mais sobre gado. Siga-nos também nas redes sociais para conferir mais posts interessantes!

Outras Publicações

×