Curral para Gado Nelore

O curral para gado Nelore não é muito diferente de outros currais. O que define o modelo de curral é a finalidade da criação do rebanho, e sendo o Nelore um gado de corte, não haveria necessidade de se preocupar com a retirada de leite, por exemplo.

Para entender melhor sobre o assunto, é interessante conhecer mais sobre o gado Nelore, vamos lá?

Origem e evolução do gado Nelore

Hoje, já se sabe que mais de 80% do rebanho total do Brasil, é de origem Nelore. Isso se deve ao fato de que a raça é perfeita para o corte além de servir como base para cruzamento de gados.

O Nelore possui uma capacidade de sobrevivência superior à muitas outras raças, e por se adaptar bem às mudanças climáticas, consegue se manter vivo e saudável mesmo em tempos difíceis.

A raça Nelore provém da raça Ongole, que é de origem indiana. Esse gado costuma ter pelagem branca a pele preta, e tem como forte característica uma grande resistência ao calor, por isso acabou se adaptando bem nas terras brasileiras.

Uma grande curiosidade é que, embora pareça ser uma raça “nova”, ela existe desde os tempos antigos, bem antes do nascimento de Cristo. Foi importada para o Brasil no final do século XVIII, e como o nosso pasto é fértil, e a raça Nelore possui uma incrível capacidade de resistência, acabou se tornando o gado de corte mais comum do país.

Entenda tudo sobre o Gado Nelore 

A importância de um bom curral

O curral não é só um local onde o rebanho descansa, hoje o mercado oferece inúmeros modelos de curral para bovinos de acordo com a necessidade exigida.

Os currais são necessários para melhorar o manejo do gado, além de oferecer toda a segurança que precisam. Os animais tendem a ficar estressados e ansiosos quando estão confinados, e para isso já existem tipos de currais antiestresse para aliviar a tensão acumulada.

Sem sombra de dúvidas, os melhores currais apresentados no mercado, são os de concreto pré-moldado. Eles são feitos a partir de um projeto específico e fabricados de acordo com a necessidade de cada fazenda e rebanho.

É importante lembrar que os currais tradicionais, feitos de madeira, além de demandarem inúmeras manutenções, podem acabar machucando os bichos por se deteriorar com facilidade, o que não acontece com os de concreto.

O que o curral para gado Nelore precisa?

Quando o gado está confinado, tende a desenvolver estresse, daí se tem a preocupação de como mantê-los em um local que não os deixem ansiosos e confusos. 

O curral, quando é feito a partir de um bom projeto, e respeita o espaço que os animais precisam para ficarem bem e tranquilos, a preocupação com esse tipo de comportamento nervoso é quase nula.

Claro que, ainda assim, há outros aspectos a serem levados em conta, como a finalidade de exploração e o sistema de criação. 

Só que, no geral, um projeto de construção do curral, por si só, pode ser desenvolvido para evitar qualquer problema em potencial.

O curral para gado Nelore é dividido de modo que tenha estruturação para a chegada dos animais, acomodação e a devida separação. Existem também os modelos que servem para o embarque e desembarque de animais, contenção ou condução. 

E todos os critérios devem ser detalhadamente analisados, para não ocorrer nenhum erro durante a construção do curral.

Um curral mal construído pode trazer prejuízos consideráveis para o seu negócio, pois precisará de inúmeras manutenções, isso quando não precisar ser derrubado para ser reconstruído. 

Os currais erguidos com materiais de baixa qualidade podem machucar os animais ou dificultar sua locomoção, por isso é de extrema importância escolher o melhor modelo, e os melhores materiais.

De forma geral, a construção desajustada do curral para o gado Nelore diminui a produção do rebanho, atrapalha o manejo e expõe os animais, e até mesmo as pessoas a maiores riscos de acidentes. 

Ele deve propiciar a realização de vacinação, pequenas cirurgias, inseminação artificial, marcação, descorna, apartação, castração, exames ginecológicos, entre outros.

Leia na íntegra: O que o seu Curral precisa? 

Conclusão

O curral para gado Nelore deve ser desenvolvido de forma que, durante o manejo e estadia do rebanho, eles não fiquem excessivamente estressados, pois isso altera a qualidade da carne.

Está pensando em construir o seu curral? Entre em contato conosco.

Nós do Grupo Concrenorte estamos à disposição para tirar suas dúvidas e ajudar no seu projeto.

 

Outras Publicações

×