O que o seu Curral precisa?

A construção de um curral pode ser uma tarefa trabalhosa, mas é algo fundamental para o manejo dos bovinos, sejam eles criados para a finalidade do corte ou leite.

O curral é responsável por facilitar o manejo e oferecer a segurança necessária para que se sintam confortáveis. Logo, é fácil perceber que esses locais merecem uma atenção mais que especial na hora da construção, que vai desde a escolha dos materiais usados, até as manutenções.

Quando o gado está confinando, tende a desenvolver estresse, daí se tem a preocupação em mantê-los em um local que não os deixe ansiosos e confusos. O curral, quando é feito a partir de um bom projeto, respeitando o espaço que os animais precisam para ficarem bem e tranquilos, a preocupação com esse tipo de comportamento nervoso é quase nula.

Entenda o que é: Confinamento de boi

Claro que, ainda assim, há outros aspectos a serem levados em conta, como a finalidade de exploração e o sistema de criação. Só que, no geral, um projeto de construção do curral, por si só, pode ser desenvolvido para evitar qualquer problema em potencial.

O curral é dividido de modo que tenha a estruturação para a chegada dos animais, acomodação e sua devida separação. Existem também os modelos que servem para o embarque e desembarque de animais, contenção ou condução. E todos os critérios devem ser detalhadamente analisados, para não ocorrer nenhum erro durante a construção do curral.

Um curral mal construído pode trazer prejuízos consideráveis para o seu negócio, pois precisará de inúmeras manutenções, isso quando não precisar ser derrubado para ser reconstruído. 

Os currais erguidos com materiais de baixa qualidade podem machucar os animais ou dificultar sua locomoção, por isso é de extrema importância escolher o melhor modelo, e os melhores materiais.

De forma geral, a construção desajustada de um curral diminui a produção do rebanho, atrapalha o manejo e expõe os animais, e até mesmo as pessoas a maiores riscos de acidentes. Ele deve propiciar a realização de vacinação, pequenas cirurgias, inseminação artificial, marcação, descorna, apartação, castração, exames ginecológicos, entre outros.

Agora que sabemos mais sobre o curral, vamos entender o que o seu curral precisa para dar conforto ao seu rebanho.

É importante saber: Comparativo: a diferença entre o curral pré-moldado antiestresse e o curral convencional

Qual o melhor material para a construção do meu curral?

Não é incomum existir essa dúvida, pois, como vimos, a escolha do material é requisito essencial para o bem-estar dos bovinos. Além do mais, de nada adianta escolher uma opção mais barata se ela não terá uma boa vida útil, o que acarretará inúmeras manutenções.

Há algumas décadas, o único material disponível e acessível, era a madeira. Mas hoje, isso já foi algo superado, tendo em vista a popularização dos materiais de concreto

A madeira, embora tenha cumprido seu papel nos tempos passados, hoje não é a melhor opção quando se pensa na preservação ecológica. Além disso, a sua durabilidade é péssima, tendo em vista que o contato frequente com o sol e a chuva, a decompõe, perdendo sua resistência. O que se pode “economizar” na construção, será gasto com as frequentes manutenções.

Um curral construído todo em concreto, por outro lado, apresenta inúmeras vantagens:

  • Vida útil: a durabilidade do curral de concreto é altíssima, pois não é um material que se decompõe com facilidade pelo contato direto com a natureza;
  • Manutenção: a quantidade de manutenções é praticamente nula, já que o material é resistente e, como já vimos, durável;
  • Segurança: sendo o concreto um material mais resistente, dificilmente ocorrerá acidentes;
  • Feito sob medida: a linha de concreto protendido dá ao produtor rural o conforto de receber seu material feito sob medida de acordo com o projeto do curral;
  • Economia: embora exista o investimento inicial, o curral de concreto durará mais do que qualquer outro, e a economia com as manutenções poderá gerar lucro para investimento em outras áreas da fazenda.

São inúmeras as vantagens, até porque, hoje já se tem inúmeros produtos disponíveis no mercado para a comodidade do ruralista. 

Veja também: Mourão e Curral de Concreto: O Casamento perfeito

Existe a opção do mourão de concreto, assim como as estacas de concreto protendido, bem como o bebedouro de concreto que são os mais higiênicos e indicados. Também há o mata burro de concreto, cocho para confinamento, cocho para sal, e até mesmo bases para caixa d’água. Ou seja, para cada necessidade no curral, há um modelo perfeito para o seu projeto, tudo feito de forma simples, prática e eficiente.

Se interessou pelo curral de concreto? Conheça os nossos produtos e solicite um orçamento, estaremos à disposição para lhe atender.

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte