(63) 3411-2100

Matriz / Araguaína-TO

(99) 3524-7373

Filial / Imperatriz-MA

Principais tipos de tintas para parede

Quando o assunto é tinta para parede, a gente até fica tonto com tantas opções viáveis e baratas existentes no mercado. Mas é importante entender que existem tipos de tintas específicos para interiores e exteriores.

Além disso, há tinta adequada para lugares mais secos, outros tipos para cômodos que têm muito contato com a água, como banheiro, cozinha e área. Então hoje explicaremos para você cada tipo de tinta que existe no mercado, e qual a melhor indicação para cada área da sua casa.

 

Tinta látex

A tinta látex é uma das mais conhecidas para ambientes internos e acessíveis. Isso se deve ao fato de que é uma tinta super comum e usual, e, também, pela sua praticidade na hora da limpeza: basta um paninho úmido para tirar as manchas comum do dia-a-dia da parede.

Ela possui secagem rápida, por sua base ser de água. Infelizmente, só é encontrada com acabamento fosco, e não é resistente à grandes lavagens e ao sol. 

Uma boa dica, caso opte pela tinta látex, é utilizá-la em cômodos não há jatos de água, como quartos, salas e cômodos similares. Sua aplicação é bem simples, basta um rolo comum de pintura e muita disposição.

 

Tinta acrílica

Excelente opção para as paredes de interiores. Mesmo havendo resinas acrílicas em sua composição, essa opção é um tipo de tinta látex, só que bem mais resistente.

Um dos pontos positivos é que, diferentemente da látex tradicional, a acrílica pode ser utilizada em lugares que há jatos de água, como varandas cozinhas e banheiros. Outro ponto positivo, é que ela é encontrada na opção brilhante, então dá para escolher se você quer o modelo fosco ou o modelo com aquele brilho a mais.

A sua aplicação também não exige nenhuma habilidade extraordinária. Basta um rolo comum de tintura para paredes, boas luvas, máscara de proteção, e só.

 

Tintas inodoras

Esse é uma opção para quem tem muita sensibilidade ao cheiro de tinta. A gente sabe que nem sempre a casa é pintada em reformas, às vezes só acontece de ter que retocar a pintura da casa, ou de alguma parede. 

Essa opção é a ideal, pois essa tinta perde o odor completamente em poucas horas, se o local for bem ventilado, é mais rápido ainda. 

Elas têm acabamento acetinado e fosco, é só escolher a melhor cor para sua necessidade e pronto, sua aplicação é tão simples quanto as demais tintas para parede já citadas.

 

Tintas Texturizadas

Ainda falando de tintas para parede de interiores, as texturizadas são as queridinhas quando o assunto é estilizar as paredes da sua casa. Sabe aqueles efeitos incríveis vistos em grandes decorações? São as tintas texturizadas que dão esses efeitos.

Elas são excelentes para dar aquele toquezinho mais rústico ao ambiente. Também são indicadas para ajudar a encobrir pequenos danos ou defeitos que tenham na parede, uma reparação mais barata e acessível. 

Há inúmeros modelos, tipos e escolhas, tem até mesmo um modelo onde é misturado pequenas partículas na composição da tinta que simulam a areia, e ajudam demais a dar um toque super especial na decoração da sua casa.

Um dos efeitos mais comuns, sem sombra de dúvida, é o “arranhado”. Mas saiba que com as ferramentas e os acessórios adequados, dá para criar texturas lindas e incríveis, e até mesmo algumas exclusivas.

Entre as tintas texturizadas, existem dois modelos que é importante conhecer:

 

Tinta texturizada à óleo

É uma tinta texturizada mais oleosa, justamente por possui um determinado componente ligante. É, sem sombra de dúvidas, uma das opções mais sofisticadas, por dar à parede um tom mais sofisticado e moderno.

Pode ser usada, também, em ferro e madeira, isso ocorre pois ela dá impermeabilidade para as superfícies.

 

Tinta texturizada à cal

Das tintas para parede texturizadas, a opção à cal é a que possui um valor mais em conta. Ela é muito bonita, dá um efeito especial para sua decoração, mas possui a grande desvantagem de não ser lavável, o que limita um pouco os locais de aplicação.

 

Quando o assunto é tinta texturizada, é importante frisar que se você quer realizar a aplicação sozinho, precisa estudar um pouco sobre o assunto para não acabar fazendo besteira. 

Por isso mesmo separamos aqui dois canais no YouTube, onde a aplicação da textura é muito bem explicada: o canal Eu Sou Pintor e o canal Mestre do Acabamento.

Agora é só aprender e se divertir muito pintando as paredes do seu lar!

 

Tintas emborrachadas

Aqui vai uma indicação para paredes externas. 

As tintas emborrachadas possuem uma película flexível que protege a superfície da parede contra chuva, umidade e sol. Ela é perfeita para fachadas e muros. Sua aplicação é simples e prática, não demanda grandes esforços.

Vale a pena conferir: Escolha o revestimento ideal para a sua cozinha

Tintas Laváveis

Essa aqui pode ser utilizada tanto em ambiente interno quanto externo. Possui acabamento acetinado, e o resultado fica realmente harmonioso. 

Uma grande vantagem é sua resistência à água, então é uma ótima escolha para banheiros, cozinhas, e áreas externas como áreas, varandas e área de serviço, além de locais onde passa muita gente, como os corredores.

 

Conclusão

O tipo ideal de tinta para parede pode gerar um pouco de dúvida no começo, mas basta poucas pesquisas para que você entenda o suficiente na hora de ir às compras.

Tem mais alguma dúvida? Converse conosco através do Chat de Atendimento. Nós da Concrenorte estamos à disposição de todos!

 

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte