Qual a paleta de cores ideal para cada cômodo da sua casa?

A hora de decidir a paleta de cores dos cômodos da sua casa é muito importante. É bem comum ficarmos em dúvida entre as centenas de milhares de tons e texturas.

Vamos dar algumas dicas para te ajudar a tomar essa decisão, então aproveite.

 

O que é paleta de cores?

A famosa paleta de cores é um determinado conjunto de cores previamente selecionadas que serão usadas de forma harmônica para transmitir um sentimento, ideia, identidade visual ou sensação.

Ela é utilizada em diversas coisas, como na composição de looks, decoração, arquitetura e materiais de design gráfico (além de inúmeras outras coisas).

paleta de cores - Concrenorte Pré - Moldados

 

Um pouco sobre as cores

Vamos revisar o significado das cores já explicados aqui no site mas que consideramos muito importante:

Preto: Dá um ar de elegância e sofisticação. Em espaços grandes, como cozinhas e salas, dá uma sensação mais aconchegante e íntima. No entanto, deve ser usado na medida certa, para não deixar o ambiente muito pesado.

Amarelo: Traz energia, além de ser muito estimulante. É indicado para sala de estar e área de lazer ou convivência, pois ajudam a criar um ambiente confortável e aconchegante.

Tons de amarelo mais esverdeado dão a sensação de frescor e pode dar mais energia para espaços ligados à saúde ou comerciais. Os tons mais “vivos” de amarelo ajudam a destacar os detalhes e dar mais charme aos ambientes.

Vermelho: Desde o início dos tempos, o vermelho simboliza o romance, além da fortuna, força e poder. Já no contexto de interiores, faz com que o ambiente fique caloroso, convidativo e aconchegante. Essa cor dar o destaque necessário para as paredes, e pode ser usado para ajudar a “aquecer” cômodos frios.

Azul: O azul tem o “poder” de relaxar e acalmar, já reparou o azul-bebê é uma das cores favoritas para quartos de bebês? Não é por acaso que é uma escolha comum e certeira. 

O azul passa uma ideia de amplitude, por isso é muito recomendado em cômodos pequenos. Essa cor também ajuda a aumentar a produtividade, já pensou em pintar a parede da sala de estudos dos filhos ou do seu escritório dessa cor? Pode ajudar.

Violeta: Essa cor se relaciona com a sofisticação e espiritualidade, então fica bem tanto em ambiente externos quanto internos. Os tons mais claros dessa cor dão um leve efeito romântico. Já os tons mais escuros criam espaços de aparência aveludada e luxuosos.

Branco: O branco é a cor oficial da paz e remete a calma e a limpeza. Excelente para áreas internas e externas. A cor branca ajuda a ampliar espaços e facilmente combina com todos os tipos de decorações.

Laranja: Transmite energia e calor, é uma cor ligada à comunicação, movimento e criatividade. É uma boa pedida em salas de estudos, de estar, escritórios, e quarto de crianças e adolescentes. Como é uma cor que desperta o apetite, pode ser uma boa ideia em salas de jantar de cozinhas.

Verde: É uma cor ideal para quartos, salas de estar e banheiros por transmitir tranquilidade e harmonia. A cor verde é o símbolo de equilíbrio e saúde, além de pureza, ainda ajuda na concentração, sendo indicada para salas de aula e de reuniões.

Dicas de decoração natural para a sua casa

Existe paleta de cores ideal para cada cômodo?

A verdade é que, sim, existe. Mas somente um profissional poderá te ajudar. Isso ocorre porque cada casa possui uma iluminação diferente, com jogo de luz e sombras naturais devidos ao sol.

A questão é o que você quer passar em cada local, qual a sensação? Quando a paleta é utilizada de forma apropriada, as cores mudam completamente a percepção do indivíduo em relação ao ambiente.

Se você quer uma sala cheia de vida, que transmita uma alegria mais “selvagem”, escolha uma paleta que gire em torno dos tons quentes (amarelo, vermelho e laranja).

Mas se você quer ter uma decoração mais minimalista, criar uma paleta que gire em torno de tons neutros pode ser uma boa pedida (preto, branco e marrom).

Se você pretende fazer a decoração do quarto mais delicada, tons pastéis pode ser o ideal. Mas, na verdade, a paleta de cores é algo extremamente pessoal e subjetivo, que deve ser recomendada por um especialista.

 

Não deixe de conferir nossos outros artigos sobre decoração. Temos postagens novas semanalmente. 

Outras Publicações

×