Saiba como funciona: Redes de água para bebedouros de concreto

Em busca sempre de oferecer as melhores condições para as suas criações, os proprietários das propriedades rurais têm buscado sempre pelas formas mais eficazes de oferecer não apenas as condições necessárias, mas também, em busca de uma maior praticidade e facilidade das tarefas do dia a dia.

É por isso que a maioria das instalações vem sendo substituída por novos formatos, os quais além de serem mais práticos, são também a melhor opção para os animais. E já que estamos falando em animais, uma das maiores preocupações para quem lida com gado, seja de corte ou de leite, é mantê-lo sempre bem alimentado e hidratado. Principalmente nas épocas de calor, o abastecimento de água nas propriedades rurais para os animais é uma das maiores preocupações.

Pensando nisso, muitos proprietários já substituíram os bebedouros tradicionais que eram utilizados antigamente, pelos bebedouros de concreto. Isso porque uma forte tendência de optar pelo concreto (não só nos bebedouros, mas em várias outras estruturas) tem tomado conta e, de fato, trazido melhorias para os proprietários.

Os bebedouros de concreto, além de terem a capacidade de armazenar grandes quantidades de água (ideal para grandes propriedades com muito animais), ainda oferece a água nas suas melhores condições, isto é, mais fresca e sem contaminações. Isso sem contar que os bebedouros de concreto são extremamente resistentes, suportando chuva ou sol por muito tempo, sem a necessidade de ser trocado com frequência.

Bom, que os bebedouros de concreto são uma excelente opção para as propriedades rurais, tanto as de pequeno quanto as de grande porte, isso a maioria já percebeu. Entretanto, para que se possa usufruir da melhor forma, e isso significa abastecer corretamente os animais, é preciso que se tenha uma boa rede de água que abasteça os bebedouros. Em primeiro lugar, porque se trata de grandes espaços e o abastecimento manual se torna um tanto trabalhoso, e em segundo, porque nem sempre se tem alguém na propriedade, neste caso, a rede garante o abastecimento sem falhas, sem a necessidade de alguém por perto.

Bebedouros de Concreto

 

Como é a instalação da rede de água para bebedouros de concreto

Como foi dito, os proprietários das fazendas, chácaras, sítios, estão sempre em busca de melhorias para as suas propriedades. Para se ter uma noção, antes dos bebedouros, o método utilizado para dar água aos animais era posicioná-los perto dos lagos, tendo o que se chamada de aguada natural. Hoje, esse método é pouco utilizado, pois nos tempos de calor, os lagos diminuem bastante, secando por completo em alguns casos.

Por isso, é preciso apostar na rede de abastecimento dos bebedouros, processo que agora recebe o nome de aguada artificial. Mas como é feito o abastecimento dos bebedouros de concreto?

Veja Também:[ Confinamento ou pasto: qual a melhor opção para o gado leiteiro? ]

Para que não se tenha preocupação, é preciso construir uma rede de abastecimento. Pode parecer complexo, mas não é. Trata-se de ter uma caixa d’água, a qual deve ter uma boa capacidade para abastecer todos os bebedouros, a uma boa altura. Dessa caixa d’água sai um cano, que é chamado de rede principal. Esse encanamento deve transportar a água até às demais redes, que são ligadas diretamente aos bebedouros de concreto.

Para a instalação da rede é importante contar com a ajuda de um profissional, pois ele saberá analisar o número de bebedouros que precisam ser abastecidos e criar o melhor sistema. Mas, de modo geral, é isso que acontece. O número de animais, a quantidade de bebedouros e a distância entre eles são fatores levados em conta para a instalação da rede.

Mas como funciona o abastecimento? O cano sai direto no bebedouro de concreto? A resposta é não! Existe dentro dos bebedouros de concreto um compartimento, no qual se encontra o cano que pertence à rede de abastecimento. Ainda nesse compartimento é possível encontrar a boia da caixa d’água, que controla o nível de água dentro do bebedouro, impedindo que ele fique seco, ou então, que transborde.

Portanto, a rede de abastecimento de água, além de oferecer praticidade, oferece ainda economia, evitando o desperdício de água. Dependendo de cada caso, o encanador pode sugerir outros tipos de rede de abastecimento para os bebedouros de concreto, mas esse é o modelo mais utilizado.

Por fim, para que os animais tenham água à disposição sempre que necessário e o proprietário possa ter a tranquilidade e evitar preocupações, é fundamental garantir as boas condições dos bebedouros de concreto, para que sejam instalados corretamente e tenham a devida impermeabilização, evitando o vazamento de água.

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte