Saiba os benefícios do curral antiestresse

 

Saiba os benefícios do curral antiestresse

O tema desse artigo são os benefícios do curral antiestresse. Antes, porém, convém abordar quais os problemas que estão na origem do curral antiestresse enquanto ferramenta de melhora dos processos de lida com o gado.

Cada espécie animal é movida por um tipo diferente de comportamento. Entender porque cada indivíduo de cada espécie reage de uma forma diferente aos mesmos estímulos é trabalho para especialistas.

Quando, no entanto, se trata de manejo de gado, envolvendo centenas de animais, que estão sujeitos aos efeitos das reações em grupo e isso impacta, consequentemente, na qualidade do desempenho e nos resultados de uma atividade econômica que sustenta milhares de famílias somente na lida direta, entender as razões que levam os animais a determinados comportamentos passa a ser quase uma obrigação.

Alguns desses comportamentos foram identificados pela mestre em ciência animal e professora Temple Grandin, da Universidade do Colorado, dos Estados Unidos, e explicam a função e os benefícios do curral antiestresse.

Grandin conseguiu, através de seus estudos, descobrir o que assustava e deixava amedrontados os animais. Dentro do comportamento bovino observou-se que o gado se movimentava em círculos, sempre buscando se posicionar no mesmo lugar onde estava antes. Descobriu que manejos com choque e fogo deixavam os animais estressados, fazendo com que se movessem em várias direções, de forma caótica, dificultando o manejo do gado, aumentando o risco de acidentes com os animais, podendo ocorrer contusões desnecessárias, bem como acidentes com os vaqueiros. Currais mal projetados, geram dificuldades de manejo. Além disso, contribuem para deixar o curral menos funcional elementos como pisos escorregadios, poças d´água, pessoas a pé e objetos brilhantes, que fazem com que o gado empaque e torne a lida mais difícil.

Os benefícios do curral antiestresse

Foi a partir das observações da doutora Grandin que foi desenvolvido o curral antiestresse. É um curral em formato inteligente e funcional, como uma seringa em forma de lua, que imita o movimento circular dos animais, dando a impressão aos animais de que estão sempre voltando ao mesmo lugar, razão pela qual um dos benefícios do curral antiestresse é sugestionar o animal e, com isso, mantê-lo calmo.

Há outros benefícios do curral antiestresse, como as paredes contínuas, evitando que os animais se distraiam ou se assustem com fatores externos. Além disso, o animal não enxerga mais que alguns metros à frente, evitando o estresse com a visão do que o está esperando mais à frente.

O curral antiestresse possui porteiras que restringem o espaço ocupado pelo gado, não havendo necessidade do uso de ferrões e outros objetos agressivos. Além disso, é possível adotar o piso antiderrapante, evitando assim possíveis quedas.

Em outras palavras, os principais benefícios do curral antiestresse são, por um lado, o tratamento menos brutal aos animais, que acabam se beneficiando com a redução e/ou eliminação de contusões. Observância a segurança dos vaqueiros com redução de mão de obra no manejo e do lado do pecuarista, o ganho é apenas consequência desse tratamento racional, que melhora significativamente o aproveitamento dos animais no momento do abate, uma vez que, ao respeitar a integridade dos mesmos, reduz-se a perda de carne por conta de machucados e hematomas.

Além desses benefícios, o curral antiestresse pode render à propriedade certificados e selos de manejo racional, o que poderá permitir alcançar novos mercados consumidores, e, garantir a origem do produto.

A relação custo benefício equilibra-se satisfatoriamente para o pecuarista. A adoção de manejo racional através da implantação de currais antiestresse favorecem no curto-médio prazo o retorno do investimento, predominantemente pelos ganhos de produtividade proporcionados pelo sistema(redução dos riscos), a diminuição de mão de obra e a facilidade de manejo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os os benefícios do curral antiestresse, não se esqueça de clicar e conferir: [Leilão de gado: como ser um bom negociador].

Outras Publicações

×