4 maiores monumentos construídos com concreto

Quando o assunto é concreto, logo imaginamos grandes construções, certo? Mas as construções que costumamos imaginar são relacionadas às indústrias ou construções civis.

Pensando nisso, resolvemos montar uma lista com grandes monumentos históricos feitos totalmente ou com o auxílio do concreto. Vamos conhecer?

 

O que é um monumento histórico?

Esse termo é comumente usado para dar segurança jurídica a grandes construções, representações artísticas, locais ou objetos históricos. Isso ocorre devido à contribuição arquitetônica e histórica que o monumento teve no decorrer dos anos.

Essa proteção é necessária para proteger esses locais da mão do homem. Monumentos históricos servem para eternizar a história através da arte, e não podem ser destruídos de forma alguma, e precisam de um processo jurídico mais moroso para serem reformados.

Agora, vamos ver alguns desses monumentos que foram construídos com concreto.

 

Cristo Redentor

Reprodução: Lilian Pacce (Foto: Pinterest )

O Cristo Redentor é uma estátua com mais de 30 metros de altura que retrata a imagem de Jesus Cristo. Ele foi projetado e construído no morro do Corcovado, que fica a 709 metros acima do mar.

Esse monumento dá vista para a maior parte da cidade do Rio de Janeiro, sendo um dos principais pontos turísticos do país, e, sem sombra de dúvidas, o cartão postal mais conhecido.

A ideia para a construção do Cristo Redentor surgiu em meados de 1921, para homenagear a comemoração do centenário da Independência do Brasil. No entanto, o projeto só foi inaugurado de fato em 12 de outubro de 1.931.

Além de pedra e cimento, foi utilizado o concreto armado revestido por pedra-sabão, para dar a segurança e a qualidade que a estátua precisava. Em 2007, foi eleito como uma das sete maravilhas do mundo moderno. E em 2012, a UNESCO o considerou um dos Patrimônios da humanidade.

Hoje, o Cristo Redentor já passou por várias manutenções, e sempre recebe iluminações personalizadas em datas comemorativas do Brasil. Ele também está listado como um dos maiores monumentos que as pessoas têm vontade de conhecer durante uma viagem.

 

Concreto protendido ou armado? Conheça as diferentes aplicações 

 

Muro de Berlim

monumentos históricos
Reprodução: Amazonas Noticias (Foto: Pinterest )

Na madrugada do dia 13 de agosto de 1.961, iniciou-se a construção do Muro de Berlim. Esse muro, além de dividir ao meio a cidade de Berlim, localizada na Alemanha, se tornou o maior símbolo da Guerra Fria, onde dividiu as pessoas no Estado Capitalista e Socialista da época.

Ele era constituído de 66,5 km de gradeamento metálico, 127 redes com metal eletrificado com alarmes de diversos tipos, 255 pistas para cães treinados e 302 torres de observação. Tudo isso foi colocado para impedir que as pessoas tentassem pular o muro.

Isso se devia ao fato de que o lado da Alemanha que seguia os ideais socialistas infringia os direitos humanos das pessoas, fazendo com que eles vivessem em estado de calamidade e fome constante. Foram quase 30 anos de opressão até o muro ser derrubado pelos “rebeldes”, em 9 de novembro de 1.989.

Obviamente, o muro não foi completamente destruído, e o que restou foi registrado como um dos monumentos históricos. Embora ele represente uma parte triste da história mundial, uma vez que simbolizou a separação de centenas de famílias, fome, miséria e tristezas, é um dos maiores monumentos feitos com concreto e não poderia ficar de fora dessa lista.

 

Canal do Panamá

monumentos históricos
Reprodução: Pexels (Foto: Pinterest)

 

Com a finalidade de ligar os oceanos Pacífico e Atlântico, os Estados Unidos assinaram um tratado com o Panamá, onde os EUA se comprometeram a construir esse enorme canal, em 1903. Mas somente em 1914 o Canal do Panamá foi inaugurado, se tornando um dos maiores desafios de projetos de engenharia já criados até então.

O canal tem 82 quilômetros de extensão e contribuiu na redução do tempo das viagens marítimas internacionais, já que o cabo Horn, antigo caminho dos marinheiros, aumentava o percurso em cerca de 13 mil quilômetros, o que era extremamente perigoso.

Eclusas e bloqueios foram construídos em todas as extremidades do canal para que as embarcações realizassem a travessia de forma segura. Assim, o nível de água sempre é realocado e os navios são “erguidos” até o lago Gatun, criado especificamente para facilitar a chegada no outro lado do oceano. Em 103 anos, mais de 800 mil embarcações já cruzaram o canal, uma viagem que dura cerca de 20 a 30 horas.

5 motivos para escolher uma ponte de concreto pré-moldado 

Impactos na economia mundial

Como foi mostrado, há inúmeros monumentos históricos ao redor do mundo que tiveram sua base construída com concreto. Não é à toa que o concreto se tornou um dos materiais mais visados na construção civil e industrial. Os impactos na economia pela utilização desse material são gigantes. 

Quer conhecer mais sobre o concreto? Entre em contato conosco através do chat de atendimento.

Outras Publicações

×