(63) 3411-2100

Matriz / Araguaína-TO

(63) 3014-3215

Filial / Palmas-TO

(99) 3524-7373

Filial / Imperatriz-MA

5 Motivos para escolher uma ponte de concreto pré-moldado

O concreto se tornou o material do século e falando na zona rural, a escolha da ponte de concreto pré-moldado é essencial.

Muitas pontes construídas no passado, em sua grande maioria, de madeira, tendiam a se deteriorar com muita facilidade, principalmente no tempo chuvoso.

Isso acabou gerando insegurança e riscos não só para os animais, bem como, também, para as pessoas que circulam entre os dois lados que a ponte interliga.

Pensando nisso, preparamos 5 motivos que te farão ter certeza de que a ponte de concreto pré-moldado é a melhor escolha para você.

ponte de concreto pré-moldado
Ponte de concreto pré-moldado em zona rural.

1. Fabricação sob medida e instalação

A fabricação da ponte é muito mais simples do que aparenta. Quando o assunto é o concreto, têm-se a falsa sensação de que é tudo complexo e trabalhoso, o que não é uma verdade absoluta.

No entanto, é importante lembrar que, embora a fabricação seja rápida, isso não significa que seja de baixa qualidade.

O concreto é a mistura de cimento, água, pedras britadas, areia e alguns outros elementos aditivos que são escolhidos conforme a necessidade.

Vale lembrar que esses materiais passam por um rigoroso processo de qualidade, para sempre atender as necessidades específicas de cada projeto.

Em se falando do concreto pré-moldado, depois que a base do concreto fica pronta, ele é despejado nos moldes que se transformarão em pontes, blocos, estacas, etc.

No caso da ponte, é necessária a realização da avaliação do local, para verificar se o solo não está sedimentado e as condições do local de instalação. A depender do caso, a ponte pode ser fabricada in loco.

Isso ocorre porque alguns locais, principalmente em se tratando da zona rural, são de difícil acesso, e pode ser muito mais favorável fabricar já no local em que será instalada. 

Simples, fácil, rápido e efetivo.

Aprenda mais: Como são fabricadas as pontes rurais de concreto? 

2. Custo-benefício

Você pode estar se perguntando se não sai caro comprar uma ponte de concreto pré-moldado, mas a verdade é que não.

As pontes mais comuns na zona rural, infelizmente, ainda são as de madeira. Só que não é difícil perceber o quanto se gasta nas manutenções e trocas de peças constantes que são realizadas.

No caso das pontes de concreto, o gasto é realizado na compra, e é basicamente isso. A manutenção de materiais feitos com concreto é praticamente inexistente. 

Isso acontece devido ao fato de que o concreto é feito para isso: ser durável em relação ao uso e mudanças climáticas.

Ou seja, os gastos excessivos com manutenções e trocas de peças, não será preciso na mesma frequência que ocorre com a madeira, por exemplo.

Obviamente que, se tratando de uma ponte, é sempre recomendável fazer avaliações periódicas para ter certeza de que está tudo correto, okay? 

Aumente seus lucros! O que falta para a sua fazenda ser lucrativa? 

3. Qualidade

Como já mencionado, a qualidade da ponte de concreto pré-moldado é superior a de qualquer outro material disponível no mercado.

O concreto é um material resistente, não se deteriora com chuvas e nem com o sol constante.

Além disso, em caso de queimadas, não favorece o alastramento do fogo, pois não é um produto inflamável.

Nas grandes queimadas que, infelizmente, ocorrem na zona rural, pontes de madeiras podem ser completamente perdidas, o que não acontece com as de concreto. 

Então, em se tratando em material de qualidade, já ficou bem fácil perceber que o concreto é a melhor escolha, não é?

4. Segurança

Além de todos os motivos já mencionados, a escolha da ponte de concreto pré-moldado é a mais segura.

A ponte de madeira (e vale ressaltar, estamos mencionando ela com frequência por ser a escolha mais “comum”), se deteriora com o tempo.

Ela também pode ir, aos poucos, se deslocando do local onde foi instalado, o que pode gerar grandes riscos para as pessoas que transitam pela ponte.

Há também o fato de que as pontes de madeira não são tão confiáveis quando o assunto são veículos mais longos e pesados, devido a fragilidade relacionada à própria madeira que não foi feita para suportar tanto peso com tamanha frequência. 

O que não acontece com a ponte de concreto pré-moldado, uma vez que ela é extremamente resistente, e se for instalada dentro dos critérios de segurança, não deixará ninguém na mão.

5. Sustentabilidade

Não é de hoje que a questão da sustentabilidade tem sido debatida em prol do nosso planeta. Embora possa parecer controverso, o uso do concreto na zona rural ajuda e muito o meio ambiente.

Um dos motivos já foi abordado: são utilizados recursos apenas uma vez. Você não precisará trocar a ponte de concreto pré-moldado a cada 2 anos por conta de fissuras ou separação das partes.

Em uma ponte de madeira de pequeno porte, são necessárias cerca de, no mínimo, seis árvores para ser construídas, e a depender da forma que é feita, possui durabilidade inferior a um ano. Um absurdo, não é?

Responsabilidade Ambiental: Sua propriedade rural está respeitando o meio ambiente? 

Gostou de se informar sobre a ponte de concreto pré-moldado? Solicite um orçamento conosco via chat de atendimento, estamos à disposição para te ajudar.

 

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte