(63) 3411-2100

Matriz / Araguaína-TO

(99) 3524-7373

Filial / Imperatriz-MA

O que falta para a sua fazenda ser lucrativa?

Manter uma fazenda pode ser uma tarefa difícil e cansativa, principalmente quando os proprietários se perdem no senso comum e deixam de investir no que realmente vale a pena.

Embora seja difícil controlar tudo que ocorre dentro de um imóvel rural, é possível fazer escolhas precisas para aumentar a lucratividade da sua fazenda. Seja um errinho pequeno, ou uma decisão ruim que pode vir a atrapalhar todos os seus bovinos ou plantações, é sempre bom se manter atualizado e informado das inovações do mercado.

Pensado nisso, separamos algumas dicas do que pode estar faltando no seu negócio rural, que com certeza o ajudarão a expandir os horizontes:

Não entender o mercado

Antes só importava o plantio ou a demanda de carne ou leite, mas já tem uns anos que a relação entre consumidores e produtores mudou. Os clientes estão cada vez mais exigentes com o que consomem, e entender essa vontade pode ser um fator determinante no seu negócio da sua fazenda.

Contrate um profissional para que ele realize uma pesquisa de mercado para entender quem consome seus produtos, o que eles querem, custo-benefício desejado, o que pode ser melhorado… Isso com certeza resultará em informações valiosas que podem potencializar suas vendas e aumentar seu lucro. E entenda que, não entender o seu consumidor final pode ser catastrófico a médio e longo prazo.

Complemente sua leitura: 5 melhores canais de agronegócio no youtube. 

 

Não ter um bom sistema de água para os bovinos

Os bovinos precisam de, em média, 50 a 120 livros de água por dia para se manterem hidratados. Um bom sistema hídrico para manter eles saciados é um fator determinante para a saúde dos animais.

Em tempos de calor, onde a grama está mais ressecada, e a ruminação fica mais difícil, é primordial o uso de bebedouros impermeáveis e resistentes, como os de concreto. Para garantir que os bovinos não se machuquem e nem consumam água contaminada, um modelo adequado a quantidade de animais e espaço fará muita diferença na manutenção do bem-estar dos animais.

Ser negligente, nesse quesito, pode custar caro e gerar inúmeros arrependimentos. E já que a instalação de bebedouros é praticamente obrigatória, nada melhor do que investir nos de concreto, que vão cumprir com o que prometem e durar muito mais do que os de outros materiais.

Faça o orçamento de bebedouros impermeáveis de concreto, clicando aqui ou aqui .

Garantia da segurança dos animais

Existe aquele ditado popular de que “o barato sai caro”, e quando o assunto é a segurança da sua fazenda, isso tem que ser levado muito a sério.

Investir em cercas de qualidade, que não vão se deteriorar na chuva ou no sol forte, e muito menos despencar e machucar os animais, é primordial para a sua fazenda.

Embora as estacas de madeira ainda sejam muito populares, já foi superado o pensamento de que são as melhores opções. A madeira apodrece mais rápido, logo, necessita de mais manutenções do que as estacas protendidas de concreto , por exemplo.

Seja para a proteção da sua plantação, ou para evitar fuga ou entrada de animais, investir em estacas como as protendidas, que são feitas sob demanda de acordo a necessidade da fazenda, são uma excelente opção para se evitar prejuízos.

 

Não conhecer as práticas de manejos

O manejo é o conjunto de técnicas usadas para melhorar o bem-estar dos animais da fazenda e garantir o conforto, eficiência da produção rural e segurança.

Os manejos mais importantes consistem no nutricional e sanitário. É no manejo nutricional onde se é verificada a dieta que será imposta aos animais para cada finalidade pretendida com eles, como aumentar a produção de leite e ganho de peso. E é no manejo sanitário, que regula o uso de medicamentos e reprodução, de modo que os animais não sejam submetidos a nenhum tipo de maltrato ou doença.

Não ter controle das técnicas de manejos adotadas em sua fazenda pode trazer prejuízos. Por mais que seja uma tarefa árdua, é importante manter esse tipo de informação sempre em dia e atualizada.

Quer saber mais sobre manejo nutricional de bovinos? Manejo nutricional de bovinos: confira nossas dicas 

Considerações finais

São muitas dicas referentes a como melhorar o lucro da sua fazenda. Mas a maior de todas, sem sombra de dúvidas é investir em materiais seguros e de longa duração, pois melhor do que gastar com reparos, é comprar algo que vá realmente durar.

Há inúmeras opções de materiais que utilizam concreto para a instalação em imóveis rurais, tais como o mourão, curral, estacas, bebedouros, cochos para confinamento, cochos para sal, bases para caixa d’água e mata burro.

Quer conhecer mais do nosso trabalho e tirar mais dúvidas? Venha nos conhecer ou fazer um orçamento conosco através do chat de atendimento.

 

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte