Como são fabricadas as pontes rurais de concreto?

As pontes são construções necessárias para a ligação entre dois locais, para que ocorra o transporte não apenas das pessoas, mas como, também, veículos automotores e animais, etc.

Como você já deve imaginar, uma boa ponte é aquela que é construída com materiais de qualidade, que vão durar por muito tempo sem perder sua segurança e comodidade para os que frequentemente passar por ela.

Pontes em zonas rurais pedem ainda mais atenção em sua base, pois geralmente são construídas em lugares mais remotos onde é difícil de se realizar a manutenção, e demonstraremos, aqui, o motivo da ponte rural de concreto ser a melhor solução.

Você pode se interessar: Quatro Dicas para Regularizar sua Propriedade Rural 

ponte rural de concreto

O que é o concreto pré-moldado?

Para que você entenda como funciona a instalação da ponte de concreto, é importante que entenda o processo de fabricação do concreto pré-moldado.

O concreto é feito a partir de uma mistura de cimento, água, cimento, pedras britadas, areia, além de alguns outros materiais aditivos. Depois de pronto, ele é usado como base, e montado manualmente com elementos estruturais, como lajes, vigas, pilares e outros.

Depois de escolhido o elemento estrutural necessário para a construção, ocorre o molde, onde será adquirida a resistência necessária e será feito o controle de qualidade, tudo para garantir que nada inesperado ocorrerá durante a instalação definitiva da base pré-moldada.

O concreto pré-moldado é, em palavras mais simples, uma base que será instalada na construção sem o trabalho de se fazer toda a produção do zero.

Como a ponte rural de concreto é fabricada?

Agora que entendemos que o concreto pré-moldado é feito nas medidas e qualidade ideais, e com os produtos exatos para cada tipo de construção, vamos compreender como funciona a moldagem da ponte rural de concreto em algumas etapas:

  1. Metragem da ponte

Para saber o tamanho do molde e como ele será feito, primeiro é necessário que especialistas nesse tipo de construção façam a metragem correta e específica do local que receberá a base de concreto.

  1. Avaliação das condições do local

Depois de saber o tamanho, espessura e tudo que é necessário para montar a base, é preciso que o local da obra seja levado em consideração. Se abaixo da ponte tem somente um vão, ou um córrego, rio… Avaliação da sedimentação do solo, raízes de árvores, tudo isso deve ser respeitado e estudado para que o a ponte rural de concreto se encaixe perfeitamente no local escolhido.

  1. Fabricação da ponte de concreto pré-moldado

Nessa etapa ocorre o que já foi explicado anteriormente. É escolhido um concreto de qualidade e os elementos estruturais necessários para a construção da ponte rural.

Embora pareça um processo complexo, a fabricação é rápida, levando menos de dois dias para ser transportada para o local da construção.

O procedimento (a depender da complexidade da obra) é tão simples, que pode, até mesmo, ser realizado no local da edificação, para evitar qualquer tipo de incidente durante o transporte. Isso é aceitável se levarmos em consideração que alguns locais são de difícil acesso, e que talvez, aquela ponte que será erguida, facilitará o tráfego de veículos.

  1. Instalação do molde

Se a estrutura foi moldada em local próprio ou no canteiro de obras, vai ser nessa etapa que ela será movida para o local indicado no projeto para sua instalação.

Como os moldes já estão prontos, só será feito o encaixe das peças e os procedimentos necessários para que nada saia do lugar.

Passo a passo:[ Como instalar pontes rurais de concreto. ]

Quando escolher uma ponte pré-moldada?

Essa é uma pergunta importante, mesmo que a resposta seja simples.

Uma ponte rural de concreto vai ser sempre a melhor opção para a construção de uma ponte segura, duradoura, de qualidade e que não requer manutenções constantes.

É importante destacar que o ambiente, antes de receber as bases de concreto, é milimetricamente preparado para a obra. É feita a varredura para só então ocorrer a instalação da ponte.

Qualquer modificação natural do solo é levada em consideração na hora da escolha dos elementos estruturais para a fabricação da ponte rural de concreto.

O tempo de modelagem é rápido, o custo-benefício é o melhor do mercado. Se você tem pensado em encomendar sua ponte de concreto, não deixe de procurar o Grupo Concrenorte.

Entre em contato: FALE CONOSCO

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte