Responsabilidade Ambiental: Sua propriedade rural está respeitando o meio ambiente?

O Desenvolvimento sustentável  em uma propriedade rural tem se tornado um tema cada vez mais importante em todos os meios de comunicação. Isso se deve ao fato das mudanças climáticas visíveis no nosso planeta, que tem afetado a fauna e a flora em grande escala.

 

A sustentabilidade rural se ampara em três sólidas bases: atenção às questões sociais de relevância, desenvolvimento econômico e respeito ao meio ambiente. Logo, para que se tenha uma propriedade rural sustentável, é imprescindível buscar meios de conseguir uma boa produtividade que aumente os lucros, sem que a natureza seja agredida e nem os direitos dos outros seja desrespeitado.

 

Até mesmo a questão de convivência relativas ao bem-estar dos empregados e dos moradores em volta da fazenda deve ser levada em consideração no conceito da sustentabilidade rural, motivo pelo qual preparamos algumas dicas de como deixar sua fazenda mais sustentável.

 

Leia também: Quatro dicas para regularizar sua propriedade rural 

Revezar a terra do plantio e pastos

Essa técnica já é bem conhecida, pois é usada há gerações. 

Revezar o tipo de plantio em um determinado local da propriedade rural permite que o solo se recupere de forma natural, fazendo com que ele volte a fornecer nutrientes para a sua plantação.

 

Além de otimizar a sua plantação, esse descanso permite que o solo volte a se fortificar e ajuda a evitar o uso de agrotóxicos e fertilizantes agrícolas, que sempre são tópicos de discussões quando o assunto é o desenvolvimento sustentável.

 

No caso dos pastos, a técnica do manejo, já bem conhecida pelos pecuaristas, é a melhor opção. O manejo ajuda que os animais não fiquem sempre no mesmo local, evitando a retirada total dos nutrientes e proteção que a terra precisa. Quanto mais o solo natural é preservado, mais saudável será sua plantação e rebanho, fique atento a isso.

 

Plantio de árvores

O plantio de árvores é uma solução apresentada há muito tempo. E embora se pense que pode ser um “desperdício” de dinheiro e de tempo, dá para manejar o plantio para atender a necessidade da propriedade rural.

 

Um bom exemplo é a criação de áreas de sombreamento para os animais, já existem estudos que comprovam que o bem-estar dos animais aumentam sua produtividade, o deixando menos estressados. 

 

Pensar em um projeto de plantio de árvores e, ao mesmo tempo, criar uma área de sombreamentos para os bovinos pode ser uma ótima alternativa para se desenvolver de forma sustentável.

 

Controle de queimadas

Ano passado tivemos o triste episódio das queimadas na Amazônia, e mais uma vez esse assunto veio com tudo. As queimadas devem ser abolidas das propriedades rurais, pois além de serem difíceis de controlar no período de seca, as áreas afetadas perdem seus nutrientes, podendo demorar anos e anos para se regenerar, causando a degradação do solo.

 

Utilizar queimadas para a limpeza de uma terra é um ato perigoso não apenas para quem ateia o fogo, mas como, também, para os animais e as plantações que estão ao redor do foco de incêndio.

 

Mesmo que seja mais trabalhoso, limpar as áreas recém desbravadas de modo manual ainda é a melhor opção, pois não oferece risco as pessoas, aos animais e ao meio ambiente.

 

Atenção ao desperdício

Se a natureza tem sofrido tanto com os atos dos homens, isso está inteiramente ligado ao fato de desperdiçarmos recursos naturais com a falsa sensação de que serão eternos. 

 

Não se atentar ao desperdício pode trazer inúmeros prejuízos para a sua propriedade rural e, além do mais, com tantas opções no mercado disponíveis para o bom manejo do que vem da natureza, não tem mais a desculpa de que é algo inacessível.

 

Um bom exemplo disso são os bebedouros de concreto. Quando bem posicionados e construídos, com uma boa rede de água, evita que os bovinos bebam de água de riachos, rios ou lagos, evitando a contaminação dos animais, e evitando que a água seja mal distribuída.

 

Essa é uma medida bem simples, certo? Mas saber evitar o desperdício dos recursos naturais pode lhe fazer economizar muito. Deve-se apenas utilizar o que é necessário, sempre que for possível.

 

Essas são apenas algumas dicas. Usar a tecnologia ao seu favor para que sua propriedade rural se desenvolva de forma sustentável é o melhor caminho para evitar erros e prejuízos.

 

Implante algumas ideias aos poucos, dentro do que for possível, e com certeza os resultados aparecerão. 

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte